Pode ser que os seus pés tenham tamanhos diferentes

 em Calçados, Curiosidades

Talvez você não tenha reparado, mas é bem provável que um dos seus pés seja maior que o outro. Mas, relaxa, isso é bem comum. Na realidade, 3 em cada 10 brasileiros têm um pé maior que o outro, com uma variação entre 0,4 e 2 cm, de acordo com a pesquisa Os Pés Brasileiros, feita pela Pés Sem Dor, empresa que confecciona palmilhas e sapatos sob medida.

Você pode pensar “mas isso interfere em alguma coisa?” e a resposta é: talvez sim! A verdade é que vai depender do quão grande é essa diferença. Na maioria dos casos, a assimetria é discreta, portanto, não causa incômodo. Mas para algumas pessoas essa variação é mais significativa.

O incômodo disso ocorre principalmente em função da escolha dos sapatos. Já aconteceu de você comprar um tênis e um dos pares ficar confortável e o outro não? A razão para isso é que normalmente compramos o sapato de acordo com a numeração do pé menor. Assim, o pé maior fica apertado, fazendo com que bolhas e calos se formem, ou até mesmo joanetes.

OK, então qual é o tamanho certo dos calçados?

Sapato social: o ideal é que tenha uma folga de 0,7 cm no sapato. Pense também na flexibilidade: se for duro e apertado, é quase certo que vai gerar dor, bolhas e calos.

Tênis: nesse caso, a folga deve ser maior: 1,5 cm. Esse espaço permite que os dedos se movimentem livremente, sem que o calçado fique instável nos pés.

No Brasil, não há consenso quanto à numeração. Você pode encontrar um calçado tamanho 40 mais folgado que um 41 de outra marca. Por isso, uma dica é sempre experimentar os sapatos antes de comprá-los. Se a compra for online, procure pela tabela de numeração da marca. E lembre-se: caso um dos seus pés seja maior que o outro, escolha a numeração dos seus sapatos de acordo com o pé maior.

Outra coisa que deve ser considerada é o formato dos dedos, que pode dificultar a escolha, principalmente no caso do dedo grego e do céltico. Normalmente, é comum acreditar que um calçado maior que o ideal seja uma boa opção, mas o atrito da folga é desconfortável e causa calos. O recomendado é utilizar palmilhas sob medida para prevenir esse atrito e absorver o impacto.

Por último, o inchaço deve ser estudado também. Se possível, escolha os calçados no fim do dia, quando os seus pés estão mais inchados. 

Em resumo, a ideia é respeitar a anatomia dos seus pés. Há diversas variações entre um pé e o outro, mas, ainda assim, os fabricantes de sapatos não consideram essas diferenças. Então, fique atento com o que você calça, para não provocar dores e outros problemas à toa.

Sapatos Sob Medida

Para aqueles que têm dedos em garra, dedos em martelo, joanete ou outras deformidades, os sapatos comuns não são capazes de fornecer conforto, independentemente do tamanho. Por serem produzidos de forma padronizada, não acomodam os pés corretamente e causam incômodo. Nesse caso, a melhor opção são os sapatos sob medida: excluem o desconforto de um calçado genérico por meio de um formato personalizado, encaixando-se perfeitamente nos pés.

Mateus Martinez
Mateus Martinez
Atualmente é diretor de fisioterapia da Pés Sem Dor. É mestre em fisioterapia esportiva pela The University of Queensland, Austrália (2015). Especialista em Dry Needling (agulhamento a seco) pela Combined Physio Austrália. Graduado em fisioterapia na USP - Universidade de São Paulo (2011). É professor convidado da pós-graduação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). Foi fisioterapeuta da equipe Vôlei Brasil Kirin (2013) e Medley Campinas (2011-2013). Foi professor de anatomia e patologia básica para curso técnico de radiologia da Escola Profissionalizante CETEP (2012-2013). É co-autor de 6 estudos sobre saúde dos pés, possui mais de 170 artigos escritos sobre saúde dos pés no site da Pés Sem Dor e é criador de conteúdo no canal do Youtube da Pés Sem Dor, onde fala sobre saúde, bem estar e dores nos pés, tornozelos e joelhos para +160 mil inscritos. Profissional com registro no crefito: 162983-F
Postagens Recomendadas
Agende sua avaliação gratuita