Pode ser que os seus pés tenham tamanhos diferentes

Categorias Calçados

Por Ana Sousa | 20 de setembro de 2021 | 0 comentários | 319 visualizações

Talvez você não tenha reparado, mas é bem provável que um dos seus pés seja maior que o outro. Mas, relaxa, isso é bem comum. Na realidade, 3 em cada 10 brasileiros têm um pé maior que o outro, com uma variação entre 0,4 e 2 cm, de acordo com a pesquisa Os Pés Brasileiros, feita pela Pés Sem Dor, empresa que confecciona palmilhas e sapatos sob medida.

Você pode pensar “mas isso interfere em alguma coisa?” e a resposta é: talvez sim! A verdade é que vai depender do quão grande é essa diferença. Na maioria dos casos, a assimetria é discreta, portanto, não causa incômodo. Mas para algumas pessoas essa variação é mais significativa.

O incômodo disso ocorre principalmente em função da escolha dos sapatos. Já aconteceu de você comprar um tênis e um dos pares ficar confortável e o outro não? A razão para isso é que normalmente compramos o sapato de acordo com a numeração do pé menor. Assim, o pé maior fica apertado, fazendo com que bolhas e calos se formem, ou até mesmo joanetes.

OK, então qual é o tamanho certo dos calçados?

Sapato social: o ideal é que tenha uma folga de 0,7 cm no sapato. Pense também na flexibilidade: se for duro e apertado, é quase certo que vai gerar dor, bolhas e calos.

Tênis: nesse caso, a folga deve ser maior: 1,5 cm. Esse espaço permite que os dedos se movimentem livremente, sem que o calçado fique instável nos pés.

No Brasil, não há consenso quanto à numeração. Você pode encontrar um calçado tamanho 40 mais folgado que um 41 de outra marca. Por isso, uma dica é sempre experimentar os sapatos antes de comprá-los. Se a compra for online, procure pela tabela de numeração da marca. E lembre-se: caso um dos seus pés seja maior que o outro, escolha a numeração dos seus sapatos de acordo com o pé maior.

Outra coisa que deve ser considerada é o formato dos dedos, que pode dificultar a escolha, principalmente no caso do dedo grego e do céltico. Normalmente, é comum acreditar que um calçado maior que o ideal seja uma boa opção, mas o atrito da folga é desconfortável e causa calos. O recomendado é utilizar palmilhas sob medida para prevenir esse atrito e absorver o impacto.

Por último, o inchaço deve ser estudado também. Se possível, escolha os calçados no fim do dia, quando os seus pés estão mais inchados. 

Em resumo, a ideia é respeitar a anatomia dos seus pés. Há diversas variações entre um pé e o outro, mas, ainda assim, os fabricantes de sapatos não consideram essas diferenças. Então, fique atento com o que você calça, para não provocar dores e outros problemas à toa.

Sapatos Sob Medida

Para aqueles que têm dedos em garra, dedos em martelo, joanete ou outras deformidades, os sapatos comuns não são capazes de fornecer conforto, independentemente do tamanho. Por serem produzidos de forma padronizada, não acomodam os pés corretamente e causam incômodo. Nesse caso, a melhor opção são os sapatos sob medida: excluem o desconforto de um calçado genérico por meio de um formato personalizado, encaixando-se perfeitamente nos pés.

Comentários