Tratamento para esporão: melhores alternativas

 em Patologias, Tratar dores

O que é o esporão e o que leva à sua formação?

O esporão é caracterizado pelo crescimento de uma espícula óssea no osso calcâneo, o maior osso do pé humano. O calcâneo é responsável por receber o impacto causado pela movimentação corporal e redistribui-lo para as demais partes do pé. Quando a pressão é excessiva e constante, o corpo reage a esse esforço extra promovendo a calcificação do osso.

Quais fatores aumentam as chances de desenvolver esporão?

Alguns fatores influenciam o desenvolvimento do problema e precisam ser observados durante o tratamento para esporão:

  • Obesidade: o aumento do peso corporal contribui para um excesso de carga sobre os pés e suas articulações. Além de favorecer o aparecimento dos esporões, o sobrepeso também contribui para o surgimento de inflamações;
  • Pés cavos ou chatos: alterações na estrutura dos pés também contribuem para o aparecimento de esporões, pois diminuem a área de contato e sobrecarregam os calcanhares;
  • Esportes que exigem muito dos pés: é comum que atletas desenvolvam esporão de calcâneo, pois algumas modalidades, como a corrida e o futebol, aumentam a carga de impacto sofrida pela estrutura dos pés;
  • Sapatos inadequados: utilizar sapatos muito duros ou desconfortáveis para praticar atividade física pode favorecer o aparecimento do esporão.

Como é feito o tratamento para esporão?

Como a principal causa para o surgimento do esporão é a pressão excessiva sobre os calcanhares, a melhor forma de tratar o problema e diminuir os sintomas é redistribuindo o peso igualmente pelas partes do pé. Para fazer o tratamento para esporão, algumas alternativas podem ser consideradas, como:

  • Fazer fisioterapia;
  • Praticar exercícios para fortalecer a musculatura dos pés;
  • Passar por intervenção cirúrgica;
  • Fazer uso das palmilhas e dos sapatos ortopédicos Pés Sem Dor.

 Os sapatos comuns são feitos em larga escala, ou seja, é usada uma forma só para atender a vários tipos de pés. Com isso, as pessoas que possuem necessidades especiais, como as portadoras de esporão, têm que se adequar a esses calçados e passam a sofrer com dores causadas pelo mau encaixe dos pés. As palmilhas Pés Sem Dor ajudam a resolver esse problema, pois além de serem uma ótima alternativa para auxiliar no tratamento para esporão, são feitas sob medida para atender às especificidades dos pés de cada paciente.

As palmilhas sob medida Pés Sem Dor reduzem a sobrecarga sobre o calcanhar, distribuem o peso entre as partes dos pés e diminuem ou eliminam as dores causadas pelo esporão. Isso acontece porque elas:

  • Acomodam os arcos dos pés: o tratamento para esporão precisa compreender a anatomia dos seus pés. Se você tem os pés chatos, cavos, ou pisa para fora ou para dentro, as palmilhas sob medida dão o suporte necessário para que a sua pisada seja amortecida com mais eficiência, sem sobrecarregar os membros inferiores;
  • Encaixam perfeitamente os pés aos calçados: muitos sapatos de boa qualidade não possuem palmilhas confortáveis, o que pode causar dores nos pés e agravar os sintomas de quem sofre com esporões. As palmilhas sob medida Pés Sem Dor são eficazes no tratamento para esporão, pois ajudam a encaixar os sapatos perfeitamente aos seus pés, aumentando o amortecimento e reduzindo o impacto do peso corporal sobre os calcanhares;
  • Redistribuem a pressão na sola dos pés: por serem feitas sob medida, as palmilhas Pés Sem Dor agem diretamente nas áreas mais sobrecarregadas – elas aliviam o impacto e redistribuem a pressão igualmente pela sola do pé, o que melhora o amortecimento –, o que é indispensável no tratamento para esporão.

Além das palmilhas, os sapatos sob medida Pés Sem Dor também são ótimos aliados no tratamento para esporão, pois ajudam a acomodar melhor os pés, a reduzir as dores e prevenir lesões! Você pode conhecer mais sobre nossos produtos dando uma olhada no catálogo disponível aqui em nosso site. Para fazer a melhor escolha para os seus pés, não deixe de agendar uma avaliação gratuita com um de nossos especialistas!

Perguntas frequentes

A avaliação é totalmente gratuita?

Sim! A avaliação com nossos especialistas em joelhos, pés e tornozelos é totalmente gratuita.

Como posso fazer o agendamento da avaliação?

Você pode ligar no número 4003-8033 ou agendar direto em nosso site pelo link https://www.pessemdor.com.br/agendamento/.

Onde encontro uma loja da Pés Sem Dor perto de mim?

São mais de 50 unidades espalhadas por todas as regiões do Brasil! Você pode consultar qual é a mais próxima de você por meio do link https://www.pessemdor.com.br/unidades/.

Fontes

Mateus Martinez
Mateus Martinez
Atualmente é diretor de fisioterapia da Pés Sem Dor. É mestre em fisioterapia esportiva pela The University of Queensland, Austrália (2015). Especialista em Dry needling pela Combined Physio Austrália. Graduado em fisioterapia na USP - Universidade de São Paulo (2011). É professor convidado da pós-graduação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). Foi fisioterapeuta da equipe Vôlei Brasil Kirin (2013) e Medley Campinas (2011-2013). Foi professor de anatomia e patologia básica para curso técnico de radiologia da Escola Profissionalizante CETEP (2012-2013). É co-autor de 6 estudos sobre saúde dos pés, possui mais de 170 artigos escritos sobre saúde dos pés no site da Pés Sem Dor e é criador de conteúdo no canal do Youtube da Pés Sem Dor, onde fala sobre saúde, bem estar e dores nos pés, tornozelos e joelhos para +160 mil inscritos. Profissional com registro no crefito: 162983-F
Postagens Recomendadas
Agende sua avaliação gratuita