Dor no joelho: principais causas e como tratar

 em Dores

Você já sentiu dor no joelho ao dobrar a perna, ou até em repouso? Pois é, a dor no joelho pode atingir pessoas de diferentes idades, já que está relacionada a diversas causas e patologias.

Uma pesquisa realizada pela Pés Sem Dor, em 2017, observou que cerca de 69% dos brasileiros acima de 18 anos sentem dores na articulação do joelho.  Além disso, há uma diferença significativa entre homens e mulheres atingidos – sendo 70,5% do público feminino, em comparação aos 65% dos entrevistados masculinos com desconfortos nesse local. Outro dado interessante é o alto grau de correlação entre a dor no joelho e o elevado índice de massa corporal (IMC) dos entrevistados.

Mas você sabe quais são as causas para tudo isso? Confira abaixo os principais motivos relacionados à dor no joelho e como tratar cada um deles.

Dor no joelho: principais causas

O joelho é a articulação mais instável das pernas, podendo lesionar facilmente. Sua estabilidade depende do bom funcionamento de várias estruturas, como os músculos, por exemplo; além disso, o alinhamento dessa articulação tem grande influência na estabilidade, na propensão para lesões e na dor no joelho. Veja as principais causas para esse problema:

  • Desalinhamento do joelho

Uma das principais causas de lesão e dor no joelho é o desalinhamento da articulação. Um joelho com o alinhamento normal tem uma boa distribuição de carga entre o fêmur e a tíbia. Além disso, ele mantém um bom espaçamento entre todas as estruturas. Podemos classificar o desalinhamento do joelho em dois tipos: o valgo, em que os dois estão voltados para dentro, e o varo, em que ambos se encontram mais separados. 

  • Sedentarismo

Além de estimular o aumento de peso, que sobrecarrega o joelho, o sedentarismo enfraquece a musculatura e desestabiliza a articulação. Uma musculatura forte e flexível a protege e ajuda a mantê-la no posicionamento correto, absorvendo as sobrecargas e evitando as dores no joelho.

  • Excesso de carga

O excesso de cargas em treinos e atividades esportivas de alto impacto pode estar relacionado à dor no joelho. Isso acontece devido ao desgaste do joelho – ou, mais especificamente, ao desgaste da cartilagem dessa articulação. O importante aqui é criar uma progressão de pesos que respeite os limites de cada corpo, e também uma rotina de treinos que leve em conta os períodos necessários de recuperação.

  • Traumas prévios

Muito ligadas ao joelho inchado, as fraturas e lesões nos ligamentos e meniscos que não tenham sido tratadas adequadamente enfraquecem a musculatura, deixam os joelhos mais suscetíveis a novas lesões e podem acelerar o processo de desgaste, o que causa a dor no joelho.

Dor no joelho: possíveis patologias relacionadas

Existem diversos motivos que podem levar a dor no joelho. Eles, normalmente, variam de acordo com a faixa etária das pessoas. Dependendo da região da dor, diferentes estruturas podem estar danificadas. Veja abaixo as lesões mais comuns do joelho:

  • Síndrome da dor patelofemoral

É o desgaste da cartilagem da patela, o osso que fica à frente do joelho. Essa síndrome gera dor nessa região, que piora com a prática de exercício físico. Ela afeta principalmente adolescentes e jovens adultos do sexo feminino. As principais causas para essa condição são: desalinhamento durante o movimento, desalinhamento ósseo, pronação excessiva dos pés e sobrecarga do joelho.

  • Lesão de Osgood-Schlatter (Apofisite tibia)

É a inflamação da região anterior da tíbia, lugar em que o tendão patelar está inserido. Atinge crianças entre os 12 e 15 anos, devido ao estirão de crescimento. Nessa fase, o tendão fica inflamado porque a tensão no tecido aumenta por conta do rápido crescimento ósseo, o que gera dor e inchaço.

  • Tendinite patelar (Joelho do Saltador)

Segundo o estudo “Patellar Tendinitis: pathology and results of treatment”, a inflamação do tendão patelar é bem comum em quem pratica esportes que envolvam saltos e pousos repetidos, aceleração e desaceleração rápidas e chutes, tais como: basquete, vôlei, futebol, tênis, salto em altura e esgrima. Esses esportes demandam movimentos bruscos, que geram muita tração sobre o tendão e impulsionam a inflamação e dor no joelho. Os sintomas mais comuns são: dor no corpo do tendão, aumento de espessura, inchaço e dores, que melhoram com a diminuição da atividade.

  • Bursite

As bursas são pequenas bolsas cheias de líquido que reduzem o atrito entre os ossos, músculos, tendões ou ligamentos. Existe uma infinidade delas no corpo – incluindo no joelho, que contém várias bursas por conta das inúmeras estruturas próximas. Porém, frequentemente elas inflamam, o que gera a bursite. Os sintomas são: dor e inchaço, sendo que é comum sentir um pequeno nódulo na região.

Dor no joelho: prevenção e tratamento

Cada tipo de lesão segue um tratamento específico. Em casos mais graves, pode ser necessária a cirurgia. Mas em lesões menores ou crônicas, existem práticas que amenizam as dores no dia a dia. Confira os principais tratamentos para dor no joelho:

  • Regular atividade física e peso: diminuir a carga sobre articulação afetada é a primeira medida a ser tomada. A maneira mais fácil para aliviar as dores nos joelhos é diminuir o peso e reduzir o número de horas em pé ou de treino – lembrando que o objetivo não é parar de praticar a atividade, mas sim estimular a prática sem agredir o organismo;
  • Correção biomecânica: corrigir o alinhamento articular é muito importante para evitar as sobrecargas das estruturas do joelho. O joelho em valgo (para dentro) ou em varo (para fora) pioram o encaixe entre os ossos, podendo levar a um aumento de pressão, tração ou atrito articular;
  • Estimulação elétrica neuromuscular (EENM): um recurso bem utilizado para fortalecer a musculatura e diminuir a dor é a estimulação elétrica neuromuscular (EENM). Através de aparelhos que impulsionam a contração dos músculos, esse tratamento para dor no joelho evita que o paciente sofra com perdas de massa muscular, força muscular e funcionalidade. Em casos de imobilização ou contração voluntária do músculo, essa técnica potencializa o ganho de força e restaura o movimento da articulação;
  • Crioterapia: a aplicação de gelo é um recurso bastante utilizado para o alívio da dor. O efeito analgésico e anti-inflamatório, combinado ao seu fácil acesso, fazem do gelo um dos recursos mais utilizados para amenizar o desconforto;
  • Knesio taping: também conhecida como bandagem elástica adesiva, o knesio taping é uma das técnicas fisioterapêuticas favoritas dos praticantes de atividade física. Dependendo da maneira como é aplicada, ela pode alinhar e estabilizar as articulações sem restringir o movimento;
  • Joelheira: a joelheira é um equipamento que ajuda a estabilizar melhor a articulação do joelho. Ela pode ser usada durante as atividades físicas ou até mesmo ao longo do dia. É importante verificar a compressão que ela está causando, para não prejudicar a circulação local, pois isso pode aumentar a dor;
  • PRP (Plasma Rico em Plaquetas): é a aplicação de um líquido extraído do próprio sangue, com alta concentração de plaquetas (células de cicatrização), dentro da articulação do joelho. Essa técnica invasiva só pode ser realizada por médicos e tem sido altamente utilizada para o tratamento de dor no joelho.

Como dito anteriormente, em alguns casos pode ser necessário a realização de cirurgias. Existem cirurgias minimamente invasivas – como a artroscopia, por exemplo, que é uma cirurgia com auxílio de uma micro câmera inserida dentro da articulação. De toda forma, também existem as Palmilhas ortopédicas, com a capacidade de auxiliar o alinhamento articular, melhorar o amortecimento da pisada nos pés e evitar a sobrecarga e dor dos joelhos.

PALMILHAS E SAPATOS SOB MEDIDA PÉS SEM DOR® PARA DOR NO JOELHO

As palmilhas sob medida Pés Sem Dor proporcionam o realinhamento dos pés e tornozelos, evitando o desalinhamento dos joelhos. Além disso, promovem um maior amortecimento, pois redistribuem as pressões de maneira mais eficiente nos pés e tornozelos, diminuindo o impacto que chegará aos joelhos.

Já os sapatos sob medida são feitos especificamente para o seu pé. Com isso, você obtém um calçado que fica extremamente estável e confortável – que é fundamental para quem tem dor nos joelhos.

Como se sabe, quem tem dor nos joelhos deve evitar usar sapatos de salto alto e sapatos muito rígidos. Pensando nisso, os calçados sob medida Pés Sem Dor possuem um solado impresso em 3D, que oferece ótima flexibilidade, associada à estabilidade e boa absorção de impacto.

As palmilhas e sapatos são feitos com tecnologia 3D e precisão digital milimétrica, após uma avaliação gratuita dos pés, tornozelos e joelhos com os especialistas da Pés Sem Dor. Veja agora todos os seus benefícios:

 

  • Eliminação ou redução da dor;
  • Prevenção de lesões;
  • Aumento do conforto;
  • Encaixe perfeito;
  • Mais tempo em pé sem ocorrência de dores;
  • Prevenção da progressão de patologias;.
  • Melhora do amortecimento de impacto;
  • Melhora do desempenho esportivo.

Dor no joelho: dicas e orientações

Como escolher calçado para dor no joelho?

De maneira geral, deve optar sempre por calçados de maior amortecimento para evitar as sobrecargas, como os sapatos sob medida da Pés Sem Dor. Sabe-se que sapatos de salto alto modificam a pisada e exercem maior pressão articular sobre o joelho – além de deixar o pé mais instável, aumentando o risco de desalinhamento do joelho e inflamação. Nos picos de dor, sapatilhas confortáveis ou sapatos com maior amortecimento, sem desgastes profundos, são o ideal.

Como praticar esportes com dor no joelho?

É recomendado que toda prática de exercício físico seja devidamente acompanhada por profissionais. O suporte de um treinador é fundamental para prevenir as lesões. Acredita-se que grande parte delas – incluindo a dor no joelho – poderiam ser evitadas através da correção do gesto esportivo e da preparação muscular ideal. Treinos progressivos são indispensáveis quando se inicia um novo esporte.

Antes de começar qualquer atividade, lembre-se de realizar o aquecimento. Com a musculatura mais disposta, as articulações ficam mais protegidas das instabilidades e desalinhamentos. Desaquecer também é importante para a recuperação muscular, pois ajuda a limpar o acúmulo de ácido lático – substância causadora da dor muscular, que é produzida pelo corpo quando há um esforço excessivo.

O que fazer para aliviar a dor no joelho?

 

As orientações vão depender da causa da dor. Mas, de maneira geral, algumas medidas podem ser tomadas, a fim de amenizar a dor no joelho e evitar novas lesões, tais como:

  • Aplicação de gelo;
  • Repouso;
  • Fortalecimento muscular (bola entre os joelhos, extensão, agachamento e ponte).

Lembre-se que toda dor deve ser cuidada e diagnosticada corretamente. Sempre que o incômodo for persistente, procure um especialista, para que ele possa indicar o melhor tratamento. 

PERGUNTAS FREQUENTES

Como adquirir um sapato ou palmilha sob medida?

É rápido e fácil! Para adquirir seu sapato ou palmilha sob medida, agende uma avaliação gratuita dos seus pés com nossos especialistas, em uma das nossas unidades espalhadas pelo Brasil. Ligue ou mande um WhatsApp para 4003-8883 ou acesse: www.pessemdor.com.br/agendamento.

Em quanto tempo os calçados e palmilhas ficam prontos?

A Pés Sem Dor produz o seu sapato e palmilha sob medida em até 3 dias e, depois disso, eles são enviados de forma gratuita para a sua casa!

A avaliação é gratuita?

Nossa avaliação é totalmente gratuita! Realizamos a análise completa de seus pés e pernas. Você não paga nada por isso!

Aceitamos convênio médico?

Não trabalhamos com convênios, pois a nossa avaliação é totalmente gratuita! Mas você pode verificar com seu plano se eles fazem algum tipo de reembolso em relação aos sapatos.

LINKS EXTERNOS

1) Patellar Tendinitis: Pathology and Results of Treatment | Acta Orthopaedica Scandinavica

2) Weight loss reduces knee‐joint loads in overweight and obese older adults with knee osteoarthritis | Wiley Online Library

3) Efeitos da estimulação elétrica neuromuscular durante a imobilização nas propriedades mecânicas do músculo esquelético | Revista Brasileira de Medicina do Esporte

 

Mateus Martinez
Mateus Martinez
Atualmente é diretor de fisioterapia da Pés Sem Dor. É mestre em fisioterapia esportiva pela The University of Queensland, Austrália (2015). Especialista em Dry Needling (agulhamento a seco) pela Combined Physio Austrália. Graduado em fisioterapia na USP - Universidade de São Paulo (2011). É professor convidado da pós-graduação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). Foi fisioterapeuta da equipe Vôlei Brasil Kirin (2013) e Medley Campinas (2011-2013). Foi professor de anatomia e patologia básica para curso técnico de radiologia da Escola Profissionalizante CETEP (2012-2013). É co-autor de 6 estudos sobre saúde dos pés, possui mais de 170 artigos escritos sobre saúde dos pés no site da Pés Sem Dor e é criador de conteúdo no canal do Youtube da Pés Sem Dor, onde fala sobre saúde, bem estar e dores nos pés, tornozelos e joelhos para +160 mil inscritos. Profissional com registro no crefito: 162983-F
Postagens Recomendadas
Agende sua avaliação gratuita