Joelho estalando: devo me preocupar?

 em Cuidados, Dores

Você já deve ter passado pela experiência de estar caminhando e ouvir o joelho estalando, como se alguma coisa tivesse saído do lugar. Apesar de assustador, isso é mais comum do que se imagina – e, às vezes, nem é motivo para preocupação. Contudo, se esse esse estalido audível for persistente durante a movimentação e, principalmente, acompanhado de dor, não deixe de procurar a ajuda de um especialista, pois algo pode estar afetando a saúde das suas articulações!

Dito isso, vamos entender quais são os possíveis motivos para os estalos no joelho. Confira!

 

Joelho estalando: o que pode ser?

Os estalos podem acontecer em qualquer articulação, não só nos joelhos. Se você não tem o hábito, provavelmente, em algum momento da vida já se percebeu estalando os dedos. Mas quando esse som vem de uma articulação maior, costuma provocar preocupação – principalmente se o estalido vier acompanhado de dor, inchaço ou sensação de atrito.

Quando notar o joelho estalando, é importante se atentar às seguintes perguntas para fornecer informações úteis ao profissional responsável pelo diagnóstico:

  • O estalo acontece em todo movimento de esticar e dobrar?
  • O estalo ocorre ocasionalmente?
  • Quando o joelho estala, você sente dor?
  • Há sensação de atrito nas articulações quando o estalo aparece?
  • O estalo surgiu depois de um trauma – como bater o joelho com força ou sofrer um acidente, por exemplo?

Em posse dessas informações e dos devidos exames, o especialista poderá identificar a causa do problema e indicar o tratamento adequado.

Depois de se consultar, alguma das causas abaixo podem ser apontadas:

 

Estalos involuntários

Como você já deve ter visto em algum de nossos artigos, uma articulação é o ponto de encontro entre pelo menos dois ossos. No caso dos joelhos, eles são compostos pela junção de três ossos: o fêmur (osso da coxa), a tíbia (osso da canela) e a patela (ossinho que dá forma ao joelho, antigamente chamado de rótula).

Entre esses ossos, que compõem a articulação, há um espaço vago preenchido pelas cartilagens e pelo líquido sinovial – uma espécie de lubrificante natural que ajuda os tecidos cartilaginosos a deslizarem com mais facilidade uns sobre os outros.

Quando fazemos algum movimento brusco com os joelhos, o espaço livre no vão da articulação aumenta, mas o líquido sinovial continua na mesma quantidade, fazendo com que no espaço vago surjam bolhas. Alguns estudos já tentaram explicar se o estalido audível vem do estourar ou do formar das bolhas, mas ainda não há um consenso estabelecido sobre essa questão.

 

Síndrome femoropatelar

Trata-se de um problema que se desenvolve na articulação entre o fêmur e a patela. Os sintomas mais relatados pelos pacientes são:

  • Dores na parte anterior do joelho, que se intensificam com atividade física;
  • Joelho estalando ao andar e ao fazer movimento de flexão e extensão;
  • Sensação de atrito na articulação, como se houvessem grãozinhos de areia.

 

Quais são as causas?

Ainda não há consenso sobre as causas que levam ao desenvolvimento da síndrome femoropatelar. Entretanto, segundo a Sociedade Portuguesa de Medicina Física e Reabilitação, existem fatores que aumentam as chances de surgimento da doença, como:

  • Anomalias ósseas: a tróclea femoral é um sulco do fêmur sobre o qual a patela se assenta. Quando há uma alteração nessa estrutura (ela é muito rasa ou muito convexa, por exemplo), a estabilidade da articulação femoropatelar é comprometida, podendo aumentar as chances de desenvolvimento da síndrome;
  • Desalinhamento articular: algumas alterações no alinhamento das articulações também podem contribuir para o desenvolvimento da doença, como o joelho valgo (pernas em formato de X) e a pisada pronada (tornozelos virados para dentro ao pisar);
  • Anomalias nos tendões e músculos do joelho: o tendão do quadríceps exerce um papel importante na estabilização da patela sobre o fêmur. Em situações de fraqueza ou atraso na ativação muscular, acontece uma desestabilização da rótula, facilitando seu desvio lateral, o que favorece o surgimento da síndrome.

 

Condromalácia patelar

Também conhecida como “joelho de corredor”, a condromalácia é uma doença inflamatória que provoca o amolecimento da cartilagem que reveste o fêmur e a patela. Os sintomas mais comuns da doença são:

  • Dor intensa na parte da frente da articulação;
  • Joelho estalando;
  • Crepitação (sensação de atrito dentro do joelho) durante a flexão.

A doença tende a acometer mais as mulheres do que os homens, devido a fatores fisiológicos e comportamentais – como a angulação mais acentuada, formada entre o tendão do quadríceps femoral e o ligamento patelar, devido ao quadril mais largo do que o masculino; e o uso constante de salto alto, que empurra o peso do corpo para frente, sobrecarregando a articulação dos joelhos.

Quais são as causas?

  • Excesso de carga sobre os joelhos (treinos excessivamente intensos);
  • Pisada pronada ou supinada:
  • Traumas no joelho;
  • Desalinhamento do joelho em valgo.

 

Artrose no joelho

A artrose é um tipo de artrite que provoca a degeneração progressiva das articulações. Em um joelho saudável, a cartilagem articular, que reveste os ossos, é lisa e o líquido sinovial é bastante viscoso. Com o passar do tempo, a inflamação acomete os ossos e a membrana sinovial, desgastando a cartilagem e afinando o líquido, o que prejudica a movimentação. Os sintomas mais comuns de artrose são:

  • Joelho estalando durante a movimentação;
  • Sensação de atrito na articulação;
  • Rigidez matinal;
  • Redução da extensão e flexão do joelho;

 

Quais são as causas?

 

Como tratar joelho estalando?

Depois de consultar um especialista e obter o diagnóstico, algumas das alternativas abaixo podem ser indicadas para tratar o joelho estalando:

 

Uso de compressas geladas

O gelo tem efeito anti-inflamatório e analgésico ao entrar em contato com a pele, reduzindo o inchaço e a dor no joelho. É importante destacar que as compressas não substituem os medicamentos indicados pelo profissional responsável pelo tratamento. Além disso, é interessante utilizar um pano entre a pele e o gelo, para evitar queimaduras.

 

Sessões de fisioterapia

Como vimos, o joelho estalando pode ser provocado por traumas e sobrecargas na articulação. Assim, em alguns casos, o profissional responsável pode recomendar sessões de fisioterapia, com exercícios que ajudem a reduzir os estalidos e a dor.

 

Palmilhas sob medida

Desalinhamentos articulares no tornozelo e nos joelhos estão entre os principais fatores que desencadeiam doenças que levam ao joelho estalando. Para corrigir essas questões e eliminar os estalos, as palmilhas sob medida Pés Sem Dor são confeccionadas com todas as correções necessárias para alinhar a pisada e as articulações do tornozelo e do joelho, redistribuindo uniformemente as pressões durante a marcha.

Isso só é possível porque nossos produtos são feitos a partir dos moldes de cada pé. Durante a avaliação gratuita, analisamos cuidadosamente cada sintoma e unimos o conhecimento técnico de nossos especialistas aos aparelhos mais modernos disponíveis no mercado. Com palmilhas confeccionadas com a precisão dos aparelhos 3D, oferecemos as correções necessárias para alinhar as articulações e reduzir ou eliminar os fatores que propiciam o surgimento do joelho estalando.

Se você deseja adquirir a sua palmilha sob medida para proteger a saúde de seus pés, joelhos e tornozelos, ligue para o telefone 4003-8883, ou faça seu agendamento gratuito clicando aqui.

 

Perguntas frequentes

É possível recuperar a cartilagem do joelho?

Infelizmente, a cartilagem praticamente não possui poder de regeneração. Entretanto, com acompanhamento profissional, é possível recuperar pequenos danos e interromper ou retardar o processo de degeneração da cartilagem articular.

 

Joelho estalando quando anda é normal?

É bem comum perceber o joelho estalando esporadicamente. Entretanto, quando os estalidos são frequentes e vêm acompanhados de dor, inchaço e sensação de atrito, é preciso procurar a ajuda de um especialista, pois algo mais sério pode estar acontecendo.

 

Por que meu joelho faz barulho de areia?

Ouvir o joelho estalando e ter aquela sensação de areia dentro da articulação é um sintoma contundente de que algo não está bem na articulação – condromalácia patelar e síndrome femoropatelar são exemplos de doenças que apresentam esses sintomas. Nesses casos, não hesite e procure ajuda especializada.

 

Fontes

https://www.theguardian.com/science/2018/mar/29/what-causes-knuckles-to-crack-scientists-now-think-they-know

https://spmfrjournal.org/index.php/spmfr/article/view/15

https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/191777/priore_lbd_me_prud_int.pdf?sequence=6

https://www.pessemdor.com.br/blog/condromalacia-patelar/

https://laan.jatai.ufg.br/p/7320-sistema-articular

Mateus Martinez
Mateus Martinez
Atualmente é diretor de fisioterapia da Pés Sem Dor. É mestre em fisioterapia esportiva pela The University of Queensland, Austrália (2015). Especialista em Dry Needling (agulhamento a seco) pela Combined Physio Austrália. Graduado em fisioterapia na USP - Universidade de São Paulo (2011). É professor convidado da pós-graduação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). Foi fisioterapeuta da equipe Vôlei Brasil Kirin (2013) e Medley Campinas (2011-2013). Foi professor de anatomia e patologia básica para curso técnico de radiologia da Escola Profissionalizante CETEP (2012-2013). É co-autor de 6 estudos sobre saúde dos pés, possui mais de 170 artigos escritos sobre saúde dos pés no site da Pés Sem Dor e é criador de conteúdo no canal do Youtube da Pés Sem Dor, onde fala sobre saúde, bem estar e dores nos pés, tornozelos e joelhos para +160 mil inscritos. Profissional com registro no crefito: 162983-F
Postagens Recomendadas
Agende sua avaliação gratuita