Artrose é um tipo de artrite, você sabia?

 em Patologias

Artrose nada mais é do que um desgaste do tecido cartilaginoso existente nas articulações. Isso acontece por causa do processo natural de envelhecimento do nosso corpo. E muitas vezes, alguns fatores podem acelerar esse processo.

Uma das funções desse tecido é revestir as superfícies articulares, o que facilita a nossa movimentação, pois quando há movimento na articulação, a cartilagem amortece o contato e o liquido sinovial lubrifica a região, possibilitando que os ossos deslizem entre si com mínimo atrito.

Imagem mostrando uma pessoa alegando dores no joelho.
Dor no joelho.

Além disso, artrose é um tipo de artrite. E o que é artrite? Artrite é a inflamação das articulações. Existem diversos tipos de artrites e dentre eles, a artrose. É importante ressaltar que estalidos na articulação algumas vezes são alertas e indícios da doença, porém a artrose pode evoluir sem sintomas e ser diagnosticada apenas em estágios mais avançados.

Quais são as causas da artrose?

A artrose pode ser primária, quando não há uma causa aparente além da idade, ou secundária, quando ela é originada por traumas nas articulações, obesidade, diabetes ou outros fatores. Sendo assim, as principais causas da artrose são:

  • Idade, já que essa doença é muito comum após os 60 anos;
  • Obesidade, principalmente para artrose no joelho;
  • Falta de atividades físicas;
  • Prática de exercícios físicos de alto impacto;
  • Traumas nas articulações;
  • Diabete Mellitus.
Imagem ilustrativa mostrando a diferença entre um joelho saudável e outro com artrose.
Artose é a principal causadora de inflamação no joelho.

E quais são os sintomas?

A dor não provém de lesões na cartilagem. Na verdade, algumas pessoas com lesões graves da cartilagem podem apresentar poucas queixas de dor, enquanto outras, com lesões menos visíveis, podem ter sintomas mais evidentes.

Mesmo assim, o principal sintoma é a dor. Dor no calcanhar , dor no pé, dor no joelho ou dores relativas à outras regiões, em que a artrose se desenvolve, acontecem principalmente quando é feito esforço físico. As dores normalmente aliviam quando se repousa. Porém, longos períodos de inatividade também podem proporcionar dores intensas.

Nós temos a solução!

As palmilhas Pés Sem Dor proporcionam um bom funcionamento e o alinhamento das articulações, não só para artrose no pé, mas também para outras regiões do corpo. A palmilha promove o alinhamento dos pés, tornozelos e joelhos. Dessa forma, a intenção é alinhar os ossos, uns sobre os outros, buscando reequilibrar as pressões e evitar a sobrecarga. Sendo assim, ela reduz a inflamação nas articulações.

Mateus Martinez
Mateus Martinez
Atualmente é diretor de fisioterapia da Pés Sem Dor. É mestre em fisioterapia esportiva pela The University of Queensland, Austrália (2015). Especialista em Dry Needling (agulhamento a seco) pela Combined Physio Austrália. Graduado em fisioterapia na USP - Universidade de São Paulo (2011). É professor convidado da pós-graduação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). Foi fisioterapeuta da equipe Vôlei Brasil Kirin (2013) e Medley Campinas (2011-2013). Foi professor de anatomia e patologia básica para curso técnico de radiologia da Escola Profissionalizante CETEP (2012-2013). É co-autor de 6 estudos sobre saúde dos pés, possui mais de 170 artigos escritos sobre saúde dos pés no site da Pés Sem Dor e é criador de conteúdo no canal do Youtube da Pés Sem Dor, onde fala sobre saúde, bem estar e dores nos pés, tornozelos e joelhos para +160 mil inscritos. Profissional com registro no crefito: 162983-F
Postagens Recomendadas
Agende sua avaliação gratuita