Ligamentos do joelho: quais são e como protegê-los

 em Estudos e pesquisas, Evitar dores

O joelho humano é formado por três ossos que, conectados, dão forma à estrutura. Mas para que esses ossos se mantenham estáveis, é preciso de algo que os conecte sem prejudicar a mobilidade – e é aí que entram os ligamentos dos joelhos! Os ligamentos são tecidos resistentes que conectam as extremidades dos ossos, prevenindo movimentos excessivos.

Devido às altas cargas de trabalho a que os joelhos estão submetidos, lesões nos ligamentos dessa articulação são bem comuns – principalmente em atletas. Se você deseja entender um pouco mais sobre os ligamentos que estão envolvidos na estabilidade e mobilidade do joelho e o que fazer para protegê-los, não deixe de ler este artigo até o final!

 

Ligamentos do joelho: quais são?

Os ligamentos são tecidos feitos de fibras colágenas resistentes, que se conectam às extremidades dos ossos, unindo-os. Além de auxiliar na fixação das estruturas ósseas, eles frenam e limitam os movimentos articulares. No caso dos ligamentos dos joelhos, os ossos conectados são quatro:

  • Fêmur: osso da coxa, também considerado o maior osso do corpo humano;
  • Tíbia: osso da canela, que está conectado ao fêmur;
  • Patela: conhecida antigamente como rótula, a patela é osso da frente do joelho.

Para manter esses ossos estabilizados, existem quatro ligamentos principais nos joelhos: os ligamentos cruzado anterior, cruzado posterior, colateral medial e colateral lateral. Entenda a função de cada um deles abaixo:

 

Ligamento Cruzado Anterior (LCA)

O Ligamento Cruzado Anterior é um dos ligamentos do joelho mais estudados e mais importantes para a movimentação. Ele está localizado na parte interna do joelho, ligando lateralmente a extremidade inferior do fêmur à extremidade superior da tíbia. O LCA ganha esse nome por fazer um movimento de cruzamento durante a flexão do joelho – quando o joelho está esticado, as fibras do cruzado anterior ficam paralelas; quando a articulação está flexionada, as fibras anteriores cruzam sobre as posteriores.

Entre as principais funções do LCA estão:

  • Impedir que a tíbia se desloque para frente durante a movimentação;
  • Promover a estabilidade rotacional do joelho;
  • Enviar informações ao cérebro sobre o grau de flexão da articulação, auxiliando no controle do movimento (propriocepção).

 

Ligamento Cruzado Posterior (LCP)

Assim como o Ligamento Cruzado Anterior, o Ligamento Cruzado Posterior está localizado na parte interna do joelho, por trás do LCA. Existem duas diferenças fundamentais entre esses ligamentos do joelho – uma se refere à função e outra à origem e inserção. Veja abaixo:

  • O LCA e o LCP se originam nas extremidades do fêmur e se inserem nas extremidades da tíbia. Entretanto, eles não estão paralelos dentro do joelho: eles se cruzam, formando um X;
  • Enquanto o LCA impede que a tíbia se desloque para a frente, o LCP impede que a tíbia vá muito para trás. Juntos, os dois ligamentos garantem a mobilidade e estabilidade do joelho.

 

Ligamento Colateral Medial (LCM)

Este ligamento do joelho, também conhecido como Ligamento Colateral Tibial, se origina na lateral do fêmur e se insere na lateral da tíbia. Para entender melhor onde ele se encontra, olhe para uma de suas pernas: a parte lateral do joelho que está mais próxima da outra perna é a região onde o Ligamento Colateral Medial está localizado. Entre suas principais funções estão:

  • Estabilidade do joelho em valgo, ou seja, segurar o joelho para que ele não se desloque em excesso para a parte de dentro da perna, em direção à outra;
  • Estabilidade durante o movimento de rotação da tíbia.

 

Ligamento Colateral Lateral (LCL)

Também conhecido como Ligamento Colateral Fibular, o LCL está localizado na face lateral externa do joelho. Ele se origina no fêmur, posteriormente à origem do músculo poplíteo, e se insere na superfície lateral da fíbula. Veja abaixo sua principal função:

  • Estabilizar o joelho em varo, evitando que a articulação se desloque excessivamente para fora.

Rompimento de ligamentos do joelho e lesões

Quais são as causas de lesão ligamentar no joelho?

Como vimos, os ligamentos do joelho são estruturas rígidas muito fortes, suportando uma carga de trabalho intensa durante a movimentação – principalmente no que diz respeito a atividades físicas. Entretanto, quando há um trauma causado por um evento que gera ferimentos inesperados, como acidentes de carro, choques durante jogos de futebol, etc., ou torções bruscas, o ligamento sofre uma hiperextensão, que provoca lesões nas fibras – em alguns casos, podendo levar ao rompimento total. A gravidade das lesões ligamentares podem ser divididas em três graus:

  • Grau I: a lesão acomete apenas uma porção das fibras ligamentares. Assim, apesar da presença de dor, o paciente ainda consegue se movimentar sem sinais de instabilidade no joelho;
  • Grau II: este grau pode ser considerado como uma lesão parcial, por haver mais fibras rompidas enquanto algumas ainda estão íntegras. Nesse caso, ainda pode haver algum grau de estabilidade no joelho;
  • Grau III: é considerado o mais grave, pois apresenta rompimento total dos ligamentos do joelho. Neste grau, há muita instabilidade e frouxidão na articulação.

Além disso, outros fatores podem influenciar o surgimento de lesões nos ligamentos dos joelhos, como:

Sedentarismo

Uma das melhores maneiras de proteger os ligamentos e articulações dos joelhos é fortalecer as estruturas dessa articulação com exercícios físicos. Como os ligamentos de uma pessoa sedentária não têm tanta mobilidade, resistência e flexibilidade, eles se tornam mais suscetíveis a lesões.

Sobrecarga

Algumas modalidades esportivas, como o futebol e o voleibol, exigem muito das articulações do joelho – tanto pela velocidade da corrida no jogo quanto pela necessidade de saltar e absorver o impacto do corpo e da bola. Com isso, se os treinos não evoluem gradualmente, o atleta pode sofrer com lesões nos ligamentos do joelho por excesso de carga sobre esses tecidos.

Desalinhamento articular

Uma das causas mais comuns para lesões no joelho é o desalinhamento articular. Lembra-se que dissemos que as principais funções dos ligamentos Colateral Medial e Colateral Lateral são evitar a hiperextensão do joelho em valgo e em varo, respectivamente? Algumas pessoas convivem com articulações com essas características – é o que chamamos de joelho valgo e joelho varo.

Nesses casos, há um desalinhamento da distribuição de pressões, provocando uma descarga maior em algumas áreas da articulação e o estiramento de alguns tecidos. Com isso, o risco de lesões nos ligamentos aumenta substancialmente.

Quais são os sinais de lesões nos ligamentos do joelho?

Muitos pacientes com lesões nos ligamentos do joelho costumam relatar ouvir um estalido no momento do trauma ou entorse. Além disso, alguns outros sinais podem acender o sinal vermelho para procurar ajuda especializada, como:

  • Dor intensa e prolongada na região;
  • Dificuldade para caminhar e falta de estabilidade;
  • Sensação de deslocamento do joelho;
  • Inchaço da articulação do joelho.

 

Lesão nos ligamentos do joelho: tratamento e prevenção

O tratamento para lesão ligamentar é feito considerando diversos fatores, como a quantidade de ligamentos rompidos, gravidade, presença de outras lesões, condições físicas do paciente, etc. Assim, somente depois de se consultar com um especialista e analisar todas essas questões, você poderá obter uma resposta precisa sobre o tratamento. Confira algumas das recomendações comuns:

  • Cirurgia de reconstrução: no caso de rompimentos totais de ligamentos, o profissional responsável pode optar por uma cirurgia de reconstrução. A recuperação varia de pessoa para pessoa, mas, de modo geral, o paciente se recupera completamente em 7 ou 12 meses após a cirurgia;
  • Sessões de fisioterapia: podem ser recomendadas para tratar progressivamente lesões ligamentares mais brandas. Geralmente, uma abordagem multidisciplinar é necessária, incluindo nutricionistas e educadores físicos;
  • Uso de palmilhas sob medida: esses produtos ajudam a retirar o excesso de carga dos ligamentos do joelho, redistribuindo as pressões e aliviando ou eliminando as dores.

 

Palmilhas sob medida na prevenção de lesões no joelho

Uma revisão de literatura publicada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) demonstrou que as palmilhas biomecânicas, confeccionadas para corrigir o alinhamento das articulações e redistribuir as pressões, são eficientes em diminuir as chances de lesões nos pés, joelhos e tornozelos.

Como uma das principais causas para o surgimento de dores nos ligamentos do joelho são os traumas e as torções, utilizar calçados que proporcionem estabilidade e controle biomecânico é essencial para reduzir o risco de lesões. As palmilhas sob medida Pés Sem Dor são confeccionadas de acordo com os moldes de cada pé, oferecendo as correções necessárias para uma boa sustentação e redistribuição de pressões. Além disso, elas são eficientes em alinhar as articulações, aliviando a sobrecarga sobre as articulações dos joelhos de pacientes valgos ou varos.

As palmilhas sob medida Pés Sem Dor são capazes de proporcionar mais conforto e estabilidade para as atividades diárias e esportivas. Para adquirir a sua, ligue 4003-8883 ou agende sua avaliação gratuita clicando aqui!

 

Perguntas frequentes

Quais são os principais ligamentos do joelho?

Existem mais de dez ligamentos no joelho, mas os principais são os ligamentos Cruzado Anterior, Cruzado Posterior, Colateral Medial e Colateral Lateral.

 

O que pode provocar lesões nos ligamentos do joelho?

Geralmente, as lesões ligamentares são provocadas por traumas e torções bruscas. Entretanto, alguns outros fatores podem contribuir para a sobrecarga dos tecidos do joelho, como sedentarismo, excesso de exercício físico e desalinhamento articular.

 

Fontes

https://morfologia.paginas.ufsc.br/files/2020/07/Livro-Novo-Anatomia.pdf

https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/60508/1/000134741.pdf

http://periodicos.unievangelica.edu.br/index.php/cientifica/article/view/5892#:~:text=O%20ligamento%20colateral%20lateral%20

https://www.pessemdor.com.br/dor-no-joelho/

https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ENGVE/1/espec._fisiot._esportiva___pierre_marconi_s._afonso.pdf

https://www.pessemdor.com.br/prevencao-de-lesoes/

Mateus Martinez
Mateus Martinez
Atualmente é diretor de fisioterapia da Pés Sem Dor. É mestre em fisioterapia esportiva pela The University of Queensland, Austrália (2015). Especialista em Dry Needling (agulhamento a seco) pela Combined Physio Austrália. Graduado em fisioterapia na USP - Universidade de São Paulo (2011). É professor convidado da pós-graduação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). Foi fisioterapeuta da equipe Vôlei Brasil Kirin (2013) e Medley Campinas (2011-2013). Foi professor de anatomia e patologia básica para curso técnico de radiologia da Escola Profissionalizante CETEP (2012-2013). É co-autor de 6 estudos sobre saúde dos pés, possui mais de 170 artigos escritos sobre saúde dos pés no site da Pés Sem Dor e é criador de conteúdo no canal do Youtube da Pés Sem Dor, onde fala sobre saúde, bem estar e dores nos pés, tornozelos e joelhos para +160 mil inscritos. Profissional com registro no crefito: 162983-F
Postagens Recomendadas
Agende sua avaliação gratuita