Quais são os ossos da perna e quais as suas funções?

 em Curiosidades, Pés Sem Dor

Assim como os ossos dos pés, os ossos da perna literalmente nos aguentam o dia inteiro e nos permitem fazer uma infinidade de atividades: caminhar, correr, dançar, andar de bicicleta… A lista é enorme.

 

Todas essas atividades, porém, são realizadas com a ajuda de apenas quatro ossos. Sim, enquanto o pé possui 28 ossos, os ossos da perna são apenas quatro.  Aqui você aprenderá um pouco sobre cada um deles, suas funções, os problemas de saúde que podem afetá-los e como preveni-los. 

Quais são os ossos da perna?

A perna compreende a região da canela (com os ossos da tíbia e da fíbula) e a região da coxa (com os ossos do fêmur e da patela). O conjunto dessas duas regiões é chamado de membro inferior.

 

Por terem como principal função a sustentação, os ossos das pernas costumam ser mais longos e mais fortes que os outros ossos do corpo. Vejamos um pouco mais sobre cada um deles.

Fêmur

Localizado na parte superior da perna (na coxa), o fêmur é o osso mais longo do corpo e também o mais forte. A parte superior do fêmur se conecta com o osso pélvico, o que permite a articulação do quadril. Já a parte inferior do fêmur se conecta com a tíbia e a patela, que formam a articulação do joelho.

 

O fêmur é o osso mais importante da parte inferior do corpo, pois além de proporcionar sustentação para o corpo, também permite que a pessoa seja capaz de andar e fazer todas aquelas atividades que mencionamos no começo. Por conta disso, quebrar o fêmur é sempre um problema de saúde muito sério, que pode até impedir a pessoa de voltar a caminhar.

Tíbia

A tíbia – também conhecido como o osso da canela – é o segundo maior osso do corpo humano. O osso da tíbia se conecta com o fêmur, formando o joelho e com os ossos que formam o tornozelo.

Fíbula

A fíbula fica na parte inferior da perna e é o osso mais fino e mais fraco desse conjunto. A fíbula é paralela à tíbia e, diferentemente dos outros ossos da perna, não ajuda tanto na sustentação do corpo. Em vez disso, possui a função de fornecer estabilização para o tornozelo e fixação para os músculos da perna.

Patela

A patela, também chamada de rótula, é um osso de formato plano e circular que se conecta com a articulação do fêmur (osso da coxa), fazendo parte da formação da articulação do joelho. Além disso, a patela tem a função de proteger a articulação do joelho.

Problemas de saúde que afetam os ossos da perna

Existem alguns problemas que podem afetar a saúde das pernas, seja por causas genéticas ou por outras condições, vejamos um pouco sobre alguns problemas que podem atingir os ossos das pernas.

Osteoporose

A osteoporose é uma condição que diminui consideravelmente a densidade óssea do organismo, o que torna os ossos frágeis, podendo limitar a locomoção e causar sintomas como dores e perda de equilíbrio. A osteoporose geralmente atinge os ossos da perna, do quadril, da coluna e do pulso. Trata-se de uma doença que afeta principalmente pessoas idosas, pois, conforme envelhecemos, a densidade óssea diminui. O tratamento com medicamentos pode retardar essa redução.

Tendinite patelar

A tendinite patelar, popularmente conhecida como “joelho de saltador”, é uma condição que atinge principalmente atletas que exercem atividades de maior impacto, como corredores, saltadores, jogadores de futebol, etc.

 

Por conta desses exercícios, o tendão patelar sobre microtraumas, que, sem tempo para se curarem, evoluem e se tornam a tendinite patelar.

 

Os sintomas da tendinite patelar costumam incluir dor após prática esportiva e, conforme o problema evolui, a redução do movimento do joelho e dor logo no início da prática esportiva. o tratamento costuma incluir repouso, uso de anti-inflamatórios e fisioterapia.

Doença de Paget

A doença de Paget é uma condição que interfere no processo do organismo de produzir novos tecidos ósseos e substituir os antigos. Por isso, os ossos do corpo se tornam fracos e deformados, ficando sujeitos a fraturas.

 

Essa é uma doença que pode se desenvolver com maior facilidade conforme envelhecemos, mas pode atingir pessoas de qualquer idade se houver uma propensão genética. 

 

A maioria das pessoas que sofrem da doença de Paget não apresentam sintomas. Quando apresentam, porém, costumam sentir dor óssea, formigamento e fraqueza. 

 

Com o passar dos anos, a doença tem se tornado menos frequente e menos perigosa, tendo como maiores complicações: ossos quebrados, perda auditiva e nervos comprimidos na coluna.

Fraturas

Quando uma pessoa sofre um acidente ou trauma, é possível que ela sofra fraturas ou mesmo quebre alguns ossos das pernas. Essas lesões fazem com que a pessoa sinta muita dor e precise imobilizar a área afetada por um certo período de tempo.

 

No entanto, para alguns ossos, sofrer uma fratura pode ser muito perigoso, como é o caso do fêmur que, como dissemos. 

 

O tratamento de fraturas e ossos quebrados costuma incluir cirurgias corretivas para colocar o osso de volta no lugar, uso de gesso e outras formas de imobilizar o membro por um certo período de tempo e o uso de medicamentos para aliviar as dores da lesão.

Como prevenir problemas nos ossos das pernas

 

A prática regular de exercícios e de alongamentos pode ajudar a fortalecer os ossos, os músculos e as articulações das pernas, mas é preciso ter em mente que o descanso também é importante para que o corpo consiga produzir novos tecidos ósseos.

 

Além disso, mudanças na alimentação, beber bastante água e tomar sol também podem ajudar a fortalecer os ossos, evitando não apenas fraturas, mas também problemas que surgem com a idade, como a osteoporose. 

 

O uso de sapatos adequados que diminuem o impacto e a força da pisada ao caminhar e praticar exercícios também pode ajudar. Você pode agendar uma avaliação gratuita com a Pés Sem Dor e solicitar o seu calçado feito sob medida clicando aqui, ou ligando para 4003-8033.

Perguntas frequentes

Quantos ossos a perna possui?

A perna possui quatro ossos, são eles: o fêmur, a tíbia, a fíbula e a patela. Dentre eles, o fêmur é o maior e mais forte osso do corpo humano.

 

O que pode acontecer se a patela sofrer uma fratura?

Como a patela é o osso da perna que tem função de proteger as articulações do joelho, em caso de fratura, é possível que a pessoa perca cerca de 50% da força para estender o joelho. O que faz com que ela sofra de limitações locomotoras. 

 

Fontes

 

  1. https://www.healthline.com/human-body-maps/leg-bones#1
  2. https://www.joionline.net/library/show/bones-in-the-leg/
  3. https://www.webmd.com/osteoporosis/ss/slideshow-bone-conditions
  4. https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/pagets-disease-of-bone/symptoms-causes/syc-20350811#:~:text=Paget’s%20(PAJ%2Dits)%20disease,legs%20are%20most%20commonly%20affected.
  5. https://rbo.org.br/detalhes/430/pt-BR/tendinite-patelar–resultado-do-tratamento-cirurgico-
Mateus Martinez
Mateus Martinez
Atualmente é diretor de fisioterapia da Pés Sem Dor. É mestre em fisioterapia esportiva pela The University of Queensland, Austrália (2015). Especialista em Dry Needling (agulhamento a seco) pela Combined Physio Austrália. Graduado em fisioterapia na USP - Universidade de São Paulo (2011). É professor convidado da pós-graduação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). Foi fisioterapeuta da equipe Vôlei Brasil Kirin (2013) e Medley Campinas (2011-2013). Foi professor de anatomia e patologia básica para curso técnico de radiologia da Escola Profissionalizante CETEP (2012-2013). É co-autor de 6 estudos sobre saúde dos pés, possui mais de 170 artigos escritos sobre saúde dos pés no site da Pés Sem Dor e é criador de conteúdo no canal do Youtube da Pés Sem Dor, onde fala sobre saúde, bem estar e dores nos pés, tornozelos e joelhos para +160 mil inscritos. Profissional com registro no crefito: 162983-F
Postagens Recomendadas
Agende sua avaliação gratuita