Joelho varo

 em Diagnóstico de Dores, Dores

Popularmente conhecido como perna de cowboy, o joelho varo consiste em um desalinhamento da articulação do joelho. Descubra mais a seguir.

Os joelhos são responsáveis por aguentar boa parte da carga de nosso corpo durante o dia a dia. Contudo, seja por motivos genéticos ou traumas, os joelhos podem sofrer com algum tipo de desalinhamento das articulações, como é o caso do joelho varo. Isso acaba causando dores, dificuldades para caminhar e até mesmo propicia o surgimento de algumas doenças, como a artrite. Descubra um pouco mais sobre o joelho varo a seguir.

Joelho varo: o que é e como identificar

Quando a articulação do joelho se desvia para fora – isto é, aumentando o espaço entre um joelho e outro, e deixando os pés mais próximos – temos uma condição chamada joelho varo. 

Embora todos os recém-nascidos tenham esse posicionamento dos joelhos, conforme o crescimento o joelho vai se alinhando; no entanto, nem sempre isso acontece. Algumas pessoas, ainda, adquirem essa condição com o envelhecimento. Nestes casos, é preciso estar atento.

Essa alteração no posicionamento dos joelhos pode causar dor e desconforto ao andar, e ainda contribuir para o aparecimento de algumas doenças – como a síndrome do Atrito da Banda Iliotibial (SABI), artrose ou tendinite.

Mas, afinal, como saber se tenho o joelho varo? Uma dica para identificar se seu joelho é varo é esse teste caseiro bem simples: tente encostar os joelhos e os tornozelos na frente de um espelho. Se, com as pernas esticadas, somente os joelhos se tocarem e os tornozelos ficarem separados, as chances são que seus joelhos são varos. Há ainda a outra opção: se seus tornozelos se tocarem mas os joelhos não, talvez você sofra com outra condição – os joelhos valgos.

Seja como for, embora esse tipo de teste ajude a identificar o joelho varo, é sempre importante consultar um especialista que irá te diagnosticar com mais precisão. 

Joelho varo: causas

Quando pesquisamos sobre essa condição, uma das dúvidas mais comuns é: o que causa o joelho varo?

Há diversas causas para essa condição; confira a seguir os principais motivos para o surgimento do joelho varo:

  • Genética: a principal causa para o surgimento dessa condição é genética – afinal, as características ósseas de cada um depende de sua carga genética. 
  • Pisada: a forma de pisar também pode ocasionar no desvio de alguma articulação. A pisada supinada – isto é, aquela em que o joelho se volta para dentro – ao pisar normalmente está relacionada ao joelho varo.
  • Traumas e doenças: nossos tecidos se enfraquecem cada vez que sofremos alguma lesão; e, com tecidos menos resistentes, a chance de algum desvio da articulação aumenta. Além disso, doenças que modificam o metabolismo ósseo – como raquitismo e osteoporose – também podem causar o joelho varo, pois enfraquecem os ossos, que podem se desviar com o peso do corpo.

Agora que você já sabe as principais causas do joelho varo, vamos dar uma olhada em como tratar essa condição? Confira a seguir.

Joelho varo: tratamento

É importante lembrar que o tratamento para joelho varo irá variar de acordo com cada caso, o grau de desvio dos joelhos e a idade do paciente. Em casos mais leves, palmilhas ortopédicas, exercícios físicos e talas são o suficiente para corrigir esse desvio; mas, em alguns casos, a correção se dará apenas através da intervenção cirúrgica. Portanto, caso sofra com essa condição, é importante sempre consultar um especialista, que irá te encaminhar para o tratamento mais adequado. Veja as principais formas de tratar o joelho varo a seguir:

  • Fortalecimento e controle muscular: fortalecer a musculatura através de exercícios é uma boa forma de tratar os casos mais leves dessa condição – afinal, uma musculatura flácida e fraca não é capaz de manter as articulações no lugar da forma correta. 
  • Brace: uma joelheira que oferece suporte lateral aos joelhos e regula a movimentação do joelho para evitar os desvios dessa articulação.
  • Palmilhas e sapatos sob medida: as palmilhas e os sapatos sob medida ajudam a corrigir os tipos de pisada que causam o desvio de joelho. Alinhando os pés ao caminhar com a utilização de uma cunha corretora, as palmilhas ortopédicas sob medida ajudam a corrigir o alinhamento dos joelhos.  
  • Tratamento cirúrgico: com diferentes métodos adequados a diferentes casos e faixa etárias, a cirurgia costuma ser o método mais extremo de correção dos joelhos, podendo desde inibir o crescimento ósseo na infância, remover um pedaço do osso durante a vida adulta ou ainda fazer o implante de uma prótese na terceira idade. 

Com a ajuda desses métodos, tratar o joelho varo se torna muito mais fácil. Consulte um especialista e encontre o tratamento mais adequado para você!

Perguntas frequentes

O que o joelho varo pode causar?

O joelho varo pode causar dores nas articulações, desgaste na cartilagem do joelho e doenças – como a síndrome do Atrito da Banda Iliotibial (SABI), artrose e tendinite.

Como alinhar o joelho varo?

Através da utilização de tratamentos como exercícios de fortalecimento muscular, utilização de brace, palmilhas e calçados ortopédicos – e até a intervenção cirúrgica, dependendo da gravidade do caso.

Como adquirir palmilha sob medida para joelho varo?

Aqui na Pés Sem Dor  você pode fazer uma avaliação gratuita e adquirir uma palmilha ou calçado sob medida feito especialmente para atender as necessidades dos seus pés, tornozelos e joelhos, corrigindo problemas como o joelho varo!

Mateus Martinez
Mateus Martinez
Atualmente é diretor de fisioterapia da Pés Sem Dor. É mestre em fisioterapia esportiva pela The University of Queensland, Austrália (2015). Especialista em Dry Needling (agulhamento a seco) pela Combined Physio Austrália. Graduado em fisioterapia na USP - Universidade de São Paulo (2011). É professor convidado da pós-graduação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). Foi fisioterapeuta da equipe Vôlei Brasil Kirin (2013) e Medley Campinas (2011-2013). Foi professor de anatomia e patologia básica para curso técnico de radiologia da Escola Profissionalizante CETEP (2012-2013). É co-autor de 6 estudos sobre saúde dos pés, possui mais de 170 artigos escritos sobre saúde dos pés no site da Pés Sem Dor e é criador de conteúdo no canal do Youtube da Pés Sem Dor, onde fala sobre saúde, bem estar e dores nos pés, tornozelos e joelhos para +160 mil inscritos. Profissional com registro no crefito: 162983-F
Postagens Recomendadas
Agende sua avaliação gratuita