Palmilha para joelho valgo

 em palmilha, Palmilhas

Joelho valgo: o que é?

 

Joelho valgo é o nome que damos a uma condição em que o joelho da pessoa fica desalinhado “para dentro” – ou seja, quando as articulações do joelho se voltam para a parte interna das pernas e os tornozelos se voltam para fora.

Joelho valgo

Esse desalinhamento (também chamado de “joelho em X” e “pernas de tesoura”) pode acontecer por diferentes motivos. Ele pode ser uma condição genética, pode ser resultado de um trauma na região ou mesmo sequela de uma infecção nos ossos da região. A obesidade também é um fator de risco para o joelho valgo, já que o excesso de peso sobrecarrega as articulações.

 

O joelho valgo, quando não tratado, pode causar lesões mais sérias, facilitar o aparecimento de doenças (como a artrose do joelho) e desgastar as articulações. Além disso, o joelho valgo pode doer bastante. Por outro lado, é relativamente comum que as crianças apresentem joelhos “para dentro” até os sete anos de idade, e há mesmo adultos que têm o joelho levemente valgo e levam uma vida normal. Mesmo assim, é importante fazer o acompanhamento especializado sempre.

Fortalecimento dos músculos

Uma parte importante do tratamento para joelho valgo é o fortalecimento dos músculos da região. Afinal, o joelho precisa se movimentar bem e aguentar o peso do nosso corpo todos os dias, e uma musculatura fraca não consegue manter o joelho alinhado ou o posicionamento correto dos ossos. Assim, parte do tratamento para joelho valgo consiste em procurar um profissional qualificado que ajude a pessoa a trabalhar essa musculatura.

 

Outra medida que pode ajudar bastante durante o tratamento é o uso de palmilhas para joelho valgo. Vamos explicar o porquê.

 

Palmilha para joelho valgo

O uso da palmilha para joelho valgo sob medida é uma ótima opção de tratamento ortopédico para ajudar a realinhar as articulações do joelho e aliviar as dores. Elas são cientificamente testadas e têm eficácia comprovada, além de serem feitas sob medida para o pé de cada pessoa, a partir de uma avaliação com um profissional especialista.

 

E a expressão “sob medida” faz toda a diferença quando falamos de palmilha para joelho valgo. É que só uma palmilha para joelho valgo sob medida é capaz de distribuir melhor o peso do corpo, aliviar os pontos de pressão e prevenir o surgimento de outros problemas. Além disso, elas também protegem o pé contra impactos de maneira mais eficiente. Isso acontece porque ela é feita com base no tamanho exato e nas curvas dos pés da pessoa, levando em conta o tipo de pisada, tipo de pé, alinhamento do joelho e outras informações que vão ajudar no tratamento.

Palmilhas produzidas em massa, a partir de formas genéticas – como as palmilhas de gel ou a de silicone vendidas em alguns lugares – não são adequadas para o tratamento de patologias dos pés, tornozelos e joelhos. Apesar de serem usadas por muitas pessoas com a finalidade de trazer mais conforto, a verdade é que elas podem ser perigosas – pois o material é escorregadio e pode causar acidentes. Além disso, como não levam em consideração o tipo de pé ou os tipos de pisada da pessoa, não possuem as propriedades necessárias para resolver as dores e muito menos para ajudar a tratar o joelho valgo.

Palmilha para joelho valgo: preço

O preço de uma palmilha para joelho valgo da Pés Sem Dor varia de acordo com cada caso, já que são confeccionadas sob medida. Na Pés Sem Dor, há a garantia de 90 dias – se as palmilhas para joelho valgo não solucionarem as suas dores, devolvemos o seu dinheiro. Já as palmilhas de silicone disponíveis no mercado, custam, em média, de R$20,00 a R$90,00 e não solucionam o joelho valgo.

Perguntas Frequentes

O que é o joelho valgo?

O joelho valgo é um tipo de desalinhamento do joelho. Ele é caracterizado quando o joelho se curva para a parte interna das pernas, fazendo um formato de “x”.

 

Qual a melhor palmilha para joelho valgo?

A palmilha para joelho valgo sob medida são as melhores, já que levam em consideração as características de cada pessoa, como o tipo de pé e de pisada.

Como funciona a palmilha para joelho valgo?

A  palmilha para joelho valgo ajuda no realinhamento dos pés, tornozelos e joelhos; corrige a pisada, redistribui a pressão nos pés e protege o corpo contra o impacto. Todos esses fatores que auxiliam no tratamento do joelho valgo.

 

Fontes:

https://www.nhs.uk/conditions/knock-knees/

Mateus Martinez
Mateus Martinez
Atualmente é diretor de fisioterapia da Pés Sem Dor. É mestre em fisioterapia esportiva pela The University of Queensland, Austrália (2015). Especialista em Dry Needling (agulhamento a seco) pela Combined Physio Austrália. Graduado em fisioterapia na USP - Universidade de São Paulo (2011). É professor convidado da pós-graduação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). Foi fisioterapeuta da equipe Vôlei Brasil Kirin (2013) e Medley Campinas (2011-2013). Foi professor de anatomia e patologia básica para curso técnico de radiologia da Escola Profissionalizante CETEP (2012-2013). É co-autor de 6 estudos sobre saúde dos pés, possui mais de 170 artigos escritos sobre saúde dos pés no site da Pés Sem Dor e é criador de conteúdo no canal do Youtube da Pés Sem Dor, onde fala sobre saúde, bem estar e dores nos pés, tornozelos e joelhos para +160 mil inscritos. Profissional com registro no crefito: 162983-F
Postagens Recomendadas
Agende sua avaliação gratuita