Dor no calcanhar: o que pode ser e como tratar

 em Dores

Todos os dias, exercemos uma carga enorme sobre nossos pés – e o calcanhar é a principal região a sentir esse peso, já que é responsável por recebê-lo e distribuí-lo por todo o pé. Por isso, é muito comum ouvir reclamações sobre dor no calcanhar.

Existem muitas causas possíveis para a dor no calcanhar devido às diversas estruturas que o compõem, de tendões a ligamentos. Fascite plantar e tendinite de calcâneo são doenças crônicas comuns e possíveis motivos para dores, estando diretamente ligadas ao Tendão de Aquiles e à fáscia plantar. Além deles, o tornozelo é outra área que sofre muito com lesões, geralmente agudas, como entorses e fraturas.

Dor no calcanhar: causa

A dor no calcanhar é um dos problemas nos membros inferiores mais comuns em adultos, podendo levar à dor severa e até a comprometer as atividades de vida diária do indivíduo. Dentre as causas mais comuns de dor no calcanhar, estão inclusas:

  • Alinhamento

O melhor e mais natural alinhamento para o calcanhar é o neutro, no qual as forças são aplicadas igualmente entre os lados de dentro e de fora, de forma que nenhum deles sofre com sobrecarga. Os principais alinhamentos relacionados à dor no calcanhar são o em varo e em valgo, que podem gerar uma tendinite ou até bursite, se não tratados.

  • Sobrecarga

O excesso de carga é um dos principais vilões quando se fala de dor no calcanhar. Isso pode estar relacionado ao excesso de peso, à pisada inadequada ou ao aumento exagerado de atividade física. Esses fatores fazem com que a pressão na planta do pé seja desequilibrada, o que resulta na dor no calcanhar. Sua ocorrência está diretamente ligada com o aparecimento de calosidades e ressecamentos.

  • Traumas

No geral, os traumas mais comuns que causam dor no calcanhar são as entorses e as fraturas. As entorses de tornozelo, tanto para dentro quanto para fora, são as lesões mais recorrentes; já as fraturas são traumas mais graves, causadas por quedas, pancadas e torções. As mais corriqueiras são as do próprio calcâneo e do tornozelo. Nesses casos, é necessário um tratamento especializado e proteção para o local.

  • Patologias

As principais patologias que causam dor no calcanhar são:

  • Fascite Plantar: a inflamação da fáscia plantar – um tecido que fica localizado na parte debaixo dos pés – ocorre por sobrecarga, tensões ou grandes impactos. Os principais sintomas são dor no calcanhar e na sola do pé;
  • Esporão no calcanhar: esporão é quando há o crescimento anormal de um pequeno segmento do osso do calcanhar, o calcâneo. Atividades de alto impacto, uso de sapatos inadequados e até os  formatos dos pés estão ligados a essa condição;
  • Tendinite de calcâneo: a inflamação ou degeneração do tendão do calcâneo (também conhecido como Tendão de Aquiles) é muito associada à prática de esportes de alto impacto. Os sintomas vão desde dor no calcanhar à rigidez na movimentação do tornozelo;
  • Bursite no calcanhar: as bursas são pequenas “bolsas” cheias de líquido, que agem como amortecedores, aliviando o atrito entre os ossos, tendões e músculos. Quando a “bolsa” localizada no calcanhar fica inflamada, ocorre a bursite retrocalcânea. Seus sintomas mais comuns são: vermelhidão, inchaço, calos, dores na parte posterior do pé e sensibilidade local;
  • Deformidade de Haglund: também conhecida como síndrome de Haglund, é um crescimento ósseo anormal na região posterior do calcanhar, que acontece por excesso de carga, demanda do tendão de calcâneo e atrito na região. O uso frequente de sapatos altos e apertados pode levar ao agravamento da condição.
  • Tipo de pé

Existem três tipos diferentes de pé: o neutro, o cavo e o chato. Na estrutura dos pés cavo e chato, a carga imposta não é distribuída igualmente, o que pode deixar o pé mais propenso a lesões. É comum encontrar a fáscia plantar sobrecarregada e o surgimento de esporões nesses casos.

  • Calçados inadequados

Os calçados são fatores de extrema importância para a saúde dos pés. Quando possuem um solado rígido, causam bolhas, inflamação e dor no Tendão de Aquiles e na bursa e dificultam a caminhada, então se tornam um problema. 

O melhor para esses casos é usar sempre calçados confortáveis e palmilhas ortopédicas sob medida – que diminuem o impacto, protegem o calcanhar e corrigem desalinhamentos.

Dor no calcanhar: tratamento e prevenção

Somente um especialista saberá recomendar o tratamento ideal para cada caso de dor no calcanhar. O diagnóstico leva em conta o tempo, tipo de dor e rotina do paciente. 

Para auxiliar no alívio da dor no calcanhar, o tratamento pode envolver:

Perda de peso com o acompanhamento de especialistas, como nutricionistas e fisioterapeutas;

Prática de exercícios e alongamentos com o auxílio de um profissional, para fortalecer a musculatura da região sem grande impacto. O ideal é valorizar esportes como natação e hidroginástica;

Uso de sapatos e palmilhas sob medida, para melhorar a pressão e alinhamento dos pés, além de fornecer amortecimento e proteção para o calcanhar.

 

PALMILHAS E SAPATOS SOB MEDIDA PÉS SEM DOR® PARA DOR NO CALCANHAR

As palmilhas Pés Sem Dor atuam na correção da pisada do cliente e na redistribuição das pressões plantares. Por serem confeccionadas sob medida com base nos contornos de cada pé, as palmilhas fabricadas em impressoras 3D apresentam uma maior eficácia na acomodação dos pés, oferecendo maior conforto durante atividades físicas de baixo e alto impacto; além de possuírem uma elevação na região do calcanhar, que retira a sobrecarga e redistribui as pressões em excesso.

 

Já os calçados sob medida oferecem uma acomodação perfeita para região do calcanhar. Também produzidos com tecnologia 3D, os calçados Pés Sem Dor respeitam precisamente as medidas dos pés, numa combinação perfeita entre calcanhar e calçado. Além disso, o solado feito em impressoras 3D garante o conforto e suporte necessários para eliminar a dor no calcanhar.

PERGUNTAS FREQUENTES

 

O que é bom para aliviar a dor no calcanhar?

Existem muitas dicas caseiras para aliviar a dor no calcanhar – como fazer exercícios de rotação com uma garrafa de água congelada, ou utilizar sais de Epsom e óleos de coco e lavanda. Porém, são receitas de conhecimento popular e não apresentam confirmações científicas de sua eficácia. O ideal para o alívio da dor no calcanhar é sempre procurar ajuda de um especialista.

Como adquirir um sapato ou palmilha sob medida?

É rápido e fácil! Para adquirir seu sapato ou palmilha sob medida, agende uma avaliação gratuita dos seus pés com nossos especialistas, em uma das nossas unidades espalhadas pelo Brasil. Ligue ou mande um WhatsApp para 4003-8883, ou acesse: www.pessemdor.com.br/agendamento.

Em quanto tempo os calçados e palmilhas ficam prontos?

A Pés Sem Dor produz o seu sapato e palmilha sob medida em até 3 dias. Depois disso, eles são enviados de forma gratuita para a sua casa!

A avaliação é gratuita?

Nossa avaliação é totalmente gratuita! Realizamos a análise completa de seus pés e pernas. Você não paga nada por isso!

Aceitamos convênio médico?

Não trabalhamos com convênios, pois a nossa avaliação é totalmente gratuita! Mas você pode verificar com seu plano se eles fazem algum tipo de reembolso em relação aos sapatos!

LINKS EXTERNOS

1) Pain, Plantar Heel | NCBI

2) Plantar Fasciitis | Mayo Clinic

3) Fascite Plantar | Drauzio Varella

Mateus Martinez
Mateus Martinez
Atualmente é diretor de fisioterapia da Pés Sem Dor. É mestre em fisioterapia esportiva pela The University of Queensland, Austrália (2015). Especialista em Dry Needling (agulhamento a seco) pela Combined Physio Austrália. Graduado em fisioterapia na USP - Universidade de São Paulo (2011). É professor convidado da pós-graduação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). Foi fisioterapeuta da equipe Vôlei Brasil Kirin (2013) e Medley Campinas (2011-2013). Foi professor de anatomia e patologia básica para curso técnico de radiologia da Escola Profissionalizante CETEP (2012-2013). É co-autor de 6 estudos sobre saúde dos pés, possui mais de 170 artigos escritos sobre saúde dos pés no site da Pés Sem Dor e é criador de conteúdo no canal do Youtube da Pés Sem Dor, onde fala sobre saúde, bem estar e dores nos pés, tornozelos e joelhos para +160 mil inscritos. Profissional com registro no crefito: 162983-F
Postagens Recomendadas
Agende sua avaliação gratuita