Bolhas nos pés

 

Camadas da pele

1. Camadas da pele

 

O QUE SÃO BOLHAS:

O aparecimento de bolhas nos pés é algo extremamente comum, mas
não deixa de ser um grande incômodo a cada vez que elas surgem.
Frequentemente causadas pelo atrito entre a pele do pé com calçados,
meias e até mesmo com o chão, as bolhas são lesões na pele, onde há
um acúmulo de líquido entre a epiderme (camada mais externa da pele) e
a derme (camada abaixo da epiderme).

A pele, que faz parte do sistema tegumentar, é o maior órgão do corpo humano e possui a função de nos proteger de agressões externas. Por isso, é imprescindível cuidar bem dela e mantê-la sempre saudável para que ela possa desempenhar bem seu trabalho.
Visto que a pele é o revestimento de nosso corpo, ela está o tempo todo sujeita a contato direto com agressores externos e a sofrer pressões,
que podem lesioná-la. Tendo isso em mente, sobretudo a pele dos nossos pés merece atenção redobrada, pois a cada pisada sofrem impactos e fricção que podem causar feridas, como bolhas.

bolhas nos pés

2. Bolhas nos pés

O QUE CAUSA BOLHAS NOS PÉS

A principal causa do aparecimento de bolhas nos pés é o atrito da pele com calçados, meias e até mesmo com o chão. Mas existem outras condições relacionadas ao desenvolvimento das indesejadas lesões:

  • Doenças autoimunes (onde o sistema imunológico do indivíduo acaba atacando seu próprio organismo em uma tentativa de defesa);
  • Queimaduras causadas por frio ou calor;
  • Joanete, pois a protuberância aumenta a pressão da região medial do pé com o calçado, tornando- o mais suscetível às bolhas nos pés;
  • O tipo da pisada também pode tornar o pé mais suscetível a bolhas, afinal, a forma como o pé realiza a pisada pode causar sobrecarga em determinados pontos e ocasionar os ferimentos;

 

joanete

3. Joanete também pode causar as temidas bolhas

COMO PREVENIR E TRATAR BOLHAS NOS PÉS

Existem alguns cuidados básicos e dicas para prevenir o desenvolvimento de bolhas nos pés, dentre eles podemos destacar:

  • Usar produtos à base de vaselina ou cremes hidratantes: Eles formam uma espécie de barreira e diminuem o atrito entre o pé e a meia (ou calçado) e, consequentemente, diminuem as chances de formação de bolhas;
  • Utilizar calçados confortáveis: Evitando sapatos muito apertados ou que causem muito atrito com a pele do pé;
  • Uso de talco para os pés: Ao diminuir a transpiração da região, o atrito também acaba diminuindo;
  • Esparadrapo / Curativos adesivos: Quando houver pontos sensíveis nos pés, proteja-os com esparadrapos ou curativos adesivos.
curativo adesivo

4. Curativo adesivo para diminuir pontos de fricção com o calçado

 

Mas para quem já está sofrendo com as dolorosas bolhas, é essencial buscar formas de amenizar os desconfortos causados por elas, como:

  • Se a bolha ainda não estourou, o melhor é não mexer no local;
  • Proteja a área afetada com gaze;
  • Não utilize sapatos fechados até que a bolha cicatrize;
  • Jamais arranque ou puxe a pele da bolha (isso pode ferir ainda mais a pele e deixá-la desprotegida, mais propensa a infecções).
calçados inadequados

5. Calçado inadequado

PRINCIPAIS SINAIS E SINTOMAS DAS BOLHAS

Quem sofre com bolhas nos pés geralmente relata ardor, alta sensibilidade da região afetada, dores e vermelhidão. Em alguns casos, a bolha provoca sangramentos e, se não for tratada adequadamente, pode infeccionar, complicando o tratamento. Nesse caso, o melhor a se fazer é procurar auxílio médico para que os tratamentos necessários sejam recomendados.

COMO A PALMILHA PÉS SEM DOR ATUA NA PREVENÇÃO DE

bolhas nos pés

palmilhas Pés Sem Dor


6. Palmilhas com elevação no arco plantar

 

O uso das palmilhas Pés Sem Dor é essencial para a prevenção do aparecimento de bolhas nos pés, pois redistribui as pressões plantares e aumenta a aderência do pé ao calçado. Através de uma minuciosa avaliação dos pés, as palmilhas são confeccionadas especialmente para que aliviem os pontos de maior pressão em cada pé.
Por exemplo, para pés cavos, cujas áreas de maior pressão são o calcanhar e os metatarsos, as palmilhas contam com um apoio maior no arco plantar.