LiveZilla Live Help

Hálux rígido

halux rigido1

O QUE É HÁLUX RÍGIDO:

O hálux rígido é o nome dado à artrose da articulação metatarsofalangeana, responsável por conectar o dedão (hálux) ao pé. É uma doença que resulta na perda de movimento do dedão, deixando-o rígido e dolorido.

Essa patologia é a forma mais comum de artrose do pé e tornozelo. Normalmente os sintomas começam após os 50 anos de idade (geralmente nos dois pés), e a patologia pode ter relação com antecedentes familiares, traumas e atividades físicas muito intensas durante a vida.

A artrose é uma doença degenerativa e progressiva que causa o desgaste da cartilagem (responsável por diminuir o atrito ósseo) que recobre a superfície dos ossos. Com a evolução da doença, as dores aumentam e o movimento diminui gradativamente, podendo chegar ao bloqueio do movimento do dedão. Diferentemente do joanete, no hálux rígido, normalmente, não existe desvio do dedão para cima dos outros dedos.

O tratamento sempre se inicia de forma conservadora e pode ajudar em qualquer estágio. Porém, com o passar do tempo e com a evolução da doença, a cirurgia pode ser necessária.

O QUE CAUSA O HÁLUX RÍGIDO

A osteoartrose, de maneira geral, pode se desenvolver com algumas doenças sistêmicas, como a artrite reumatóide, gota e alterações genéticas. Além disso, no caso do hálux rígido, a doença pode estar ligar a outros fatores, como:

  • Traumas locais que podem ocorrer ao longo da vida e afetar a articulação ou a cartilagem, acelerando o processo de degeneração;
  • Pronação excessiva e/ou pé plano [1], que sobrecarregará a parte mais medial do pé, onde está o dedão;
  • Variações anatômicas como: primeiro metatarso longo ou elevado, e hipermobilidade.
halux rigido pé plano pronação

1. Pronação e pé plano

PRINCIPAIS SINAIS E SINTOMAS DO HÁLUX RÍGIDO

Inicialmente o paciente começa a sentir incômodo em atividades que antes não incomodavam. Ocorrem problemas com calçados mais moles e é sentida uma leve rigidez que piora no frio. E, com o agravamento da patologia, é possível notar também:

  • Inchaço, vermelhidão e dor na região, mesmo em repouso;
  • Alteração do modo de andar, tirando o apoio dessa região e sobrecarregando outras;
  • Rigidez severa ou perda de movimento do dedão;
  • Dificuldade em encontrar calçados que não incomodem.

Os sinais e sintomas intensificam de acordo com o estágio da degeneração e o hálux rígido pode ser classificado (segundo Kravitz) em quatro estágios:

2. Classificação do hálux rígido em quatro estágios

2. Classificação do hálux rígido em quatro estágios

 

hálux rigido evolucao

3. Evolução do hálux rígido em quatro estágios

COMO TRATAR E PREVENIR O HÁLUX RÍGIDO

Por ser uma patologia degenerativa e progressiva, quanto mais cedo o paciente procurar tratamento, mais lenta será a evolução da doença e menos sintomas aparecerão, postergando, assim, um processo cirúrgico.

Intervenções com os melhores resultados:

  • Diminuição das atividades que possam acelerar o avanço da doença, como corrida e saltos;
  • Adaptação para calçados que reduzam os movimentos do dedão;
  • Fisioterapia, que reduzirá os sintomas e melhorará a estabilidade da articulação;
  • Uso das palmilhas Pés Sem Dor.

 

Dicas para aliviar as dores do hálux rígido

  • Submersão em balde de água com gelo para alívio da dor e controle da inflamação. Nunca ultrapassar 20 minutos de aplicação;
  • Remédios, com prescrição médica, ajudam a diminuir os sintomas;
  • Sapatos com solados mais rígidos, que diminuem a sobrecarga da articulação afetada. Isso porque fazem o pé andar como um bloco, não sobrecarregando o dedão.

 

Em casos específicos nos quais a movimentação do dedão contribui para o agravamento dos incômodos do hálux rígido, o uso de palmilhas produzidas a partir de fibras de carbono pode ajudar no alívio das dores.

Palmilha Pés Sem Dor hálux rígido

4. Palmilha para hálux rígido

COMO A PALMILHA PÉS SEM DOR ATUA NO

hálux rígido

A palmilha Pés Sem Dor acomoda o arco, o pé e o hálux, promovendo mais conforto ao caminhar e dando maior estabilidade no passo. Dessa forma, a primeira articulação metatarsofalangeana (local do desgaste) é menos sobrecarregada e se movimenta menos, aliviando os sintomas. Além disso, a palmilha possui um amortecedor na região do hálux, o que permite maior mobilidade dele e maior conforto.

 

PALMILHAS DE FIBRA DE CARBONO PÉS SEM DOR

Por serem feitas de um material forte e não maleável, as palmilhas Pés Sem Dor de fibra de carbono são recomendadas para alguns casos onde é necessária uma restrição da movimentação dos pés. A fibra de carbono é tecnologia usada nas mais modernas aeronaves e carros de fórmula 1 e as palmilhas produzidas com esse material são leves e finas (4mm de espessura), ideais para maior parte dos calçados brasileiros.

4. Palmilha Pés Sem Dor para hálux rígido

4. Palmilha Pés Sem Dor para hálux rígido

Sorteio encerrado “O salto alto e a mulher brasileira”. Clique aqui e saiba quem são as 6 ganhadoras!