Excesso de peso

Sobrepeso

1. Sobrepeso

O QUE É EXCESSO DE PESO

Excesso de peso é definido pelo acúmulo excessivo de gordura nos tecidos adiposos (variedade de tecido conjuntivo). A importância do controle de massa corporal não se deve apenas ao aspecto estético, mas, sobretudo, à questão da saúde e da qualidade de vida. O sobrepeso representa um fator de risco para o desenvolvimento de diversas complicações para a saúde, como diabetes, artrose e problemas cardiovasculares ou respiratórios.

Segundo uma pesquisa recente feita pelo IBGE, 56,9% dos brasileiros estão acima do peso indicado. Devido aos hábitos adotados por conta do estilo de vida atual, é uma tendência que o número de pessoas com sobrepeso só aumente. A impressão que temos é que a cada esquina surge uma nova rede de fast-food e que o tempo disponível para dedicar aos cuidados com nosso corpo se torna cada vez mais escasso.

IMC (ÍNDICE DE MASSA CORPORAL)

Um indivíduo em condição de obesidade possui sua massa corporal maior do que o indicado em relação à sua altura. Essa relação pode ser verificada através do cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC), que é uma escala adotada em todo o mundo para mensurar o nível de obesidade de uma pessoa. Para obter esse índice, deve-se dividir o peso pela altura ao quadrado.

Portanto, em essência, a fórmula é: IMC = peso ÷ (altura x altura)

O resultado obtido com essa divisão demonstrará se a pessoa se enquadra em situação de obesidade e qual seria esse grau, conforme representado na tabela a seguir:

Tabela do IMC

2. Tabela do IMC

 

Observação: É válido ressaltar que a tabela acima não se aplica para crianças.

DORES ARTICULARES RELACIONADAS AO EXCESSO DE PESO

As articulações são estruturas que fazem conexões entre peças esqueléticas e que permitem certo grau de mobilidade entre os diferentes segmentos do nosso esqueleto.

O excesso de peso é uma das principais causas de dores nas articulações, pois, devido a essa condição, ocorrem sobrecargas em diversas articulações, o que pode levar a lesões e problemas para a saúde.

 

Dor nos Joelhos

O joelho é a maior articulação do corpo humano e, consequentemente, é a mais propensa a sofrer lesões e desgaste natural, portanto, a região requer cuidados redobrados. Um dos principais problemas que o sobrepeso pode acarretar nos joelhos é a chamada condromalácia patelar, que é uma espécie de amolecimento da cartilagem localizada entre a patela e o fêmur. Essa condição causa fortes dores, inchaço, limitação nos movimentos e, ocasionalmente, sensação de crepitações e estalos durante a flexão do joelho afetado. É importante tratar a condromalácia patelar assim que ela é diagnosticada, pois essa condição pode avançar para uma artrose , causando a deterioração da articulação do joelho. O excesso de peso sobrecarregando o joelho é, inclusive, um dos grandes fatores de risco da artrose nessa região.

Joelho com artrose

3. Joelho com artrose

 

Para auxiliar na prevenção de lesões nos joelhos é importante que seja trabalhado o fortalecimento muscular das pernas, abdômen, quadril e lombar. Além disso, devem-se evitar, ao máximo, situações de sobrecarga nos joelhos, como a prática de esportes de alto impacto.

 

Dor lombar

A região lombar é responsável por sustentar a maior parte do peso de nosso corpo. Quando a quantidade desse peso é excessiva, a tendência é que a região sofra sobrecargas, prejudicando-a e gerando dor na região lombar. A dor pode vir acompanhada de queimações e sensação de pontadas na parte mais baixa da coluna.
Para minimizar os efeitos desse tipo de dor, recomenda-se o fortalecimento da musculatura da lombar, de modo a melhorar a estabilidade da coluna e evitar dores nesse local.

Lombalgia (Dor lombar)

4. Lombalgia (dor lombar)

Dor nos tornozelos

O excesso de peso também pode sobrecarregar e danificar as articulações do tornozelo. Com o sobrepeso, ocorre um aumento significativo de stress e tensão sobre os tornozelos, principalmente durante o caminhar, o que provoca grandes incômodos e dores.

 

Dor nos pés

O sobrepeso pode acarretar alterações nas articulações e estrutura óssea dos pés, provocando intensas dores e tornando atividades cotidianas, como o caminhar, bem mais complicadas. Pessoas cujo IMC apresenta níveis mais elevados estão mais propensas a sofrer com esses tipos de problemas. Por exemplo, por conta da sobrecarga do sistema, derivada do excesso de peso, pode ocorrer o desabamento do pé e, consequentemente, o desenvolvimento do pé chato adquirido (http://www.pessemdor.com.br/dores/diagnostico-de-dores/pe-chato-adquirido/) (achatamento do arco plantar).

Pé chato adquirido

5. Pé chato adquirido

 

Além dessa patologia, o excesso de peso tende a aumentar a pressão arterial, o que pode comprometer o bom funcionamento dos vasos sanguíneos, causando inchaços e dores nos pés e tornozelos.

 

CAUSAS E TRATAMENTOS

O excesso de peso é uma condição multifatorial, ou seja, pode estar ligada às mais variadas causas, que vão desde questões como hábitos alimentares pouco saudáveis até alterações hormonais ou predisposição genética. Portanto, não há uma fórmula mágica a ser seguida para perder peso, pois o tratamento estará intimamente ligado à sua causa.

Na maioria dos casos, perder peso não é uma tarefa das mais fáceis, mas é certo o impacto positivo que isso terá sobre a saúde. Para auxiliar nessa batalha, existem profissionais especializados em lidar com as complicações que o peso em excesso pode trazer, como nutricionistas, endocrinologistas e educadores físicos.

Essencialmente, manter uma alimentação saudável e seguir uma rotina de exercícios físicos são poderosos aliados contra o sobrepeso.
Existe, também, o tratamento cirúrgico (cirurgias bariátricas) que somente pode ser feito através de encaminhamento médico. Esse profissional fará o acompanhamento ideal do caso e avaliará a necessidade ou não para a adoção de tal medida. É importante ressaltar que cirurgias para redução do peso não devem ser feitas objetivando meramente o aspecto estético. Seu principal objetivo deve ser reduzir a morbidade do sobrepeso e aumentar a qualidade de vida.

COMO A PALMILHA PÉS SEM DOR PODE AJUDAR?

As palmilhas Pés Sem Dor são exclusivas para as necessidades de cada pessoa. Para o caso de sobrepeso, as palmilhas são fundamentais para auxiliar na diminuição das sobrecargas no sistema e das pressões que podem causar dores e desconfortos.

Palmilha Pés Sem Dor

6. Palmilha Pés Sem Dor