Esportes de quadra (vôlei, basquete, handebol, futsal)

Male High School Basketball Team Playing Game

Os esportes de quadra são amplamente conhecidos e praticados ao redor do mundo. Entre eles estão o handebol, o basquete, o vôlei e o futsal – que é a única modalidade não olímpica, ainda.

No Brasil, esses são os esportes coletivos mais praticados recreacionalmente e a iniciação ao esporte normalmente acontece na escola, por volta dos 7 anos de idade, nas aulas de Educação Física. Além de benefícios para a saúde, a prática de esportes, principalmente os coletivos, como é o caso dos esportes de quadra, tem um papel educacional e social muito importante na formação das crianças e dos jovens.

Basicamente, os movimentos mais comuns dentro dos esportes de quadra são os arranques curtos e as paradas bruscas, as constantes mudanças de direção e os saltos. Além de uma demanda física alta, por serem esportes rápidos e dinâmicos, sem muito tempo de descanso.

Por serem esportes abertos (que sofrem grande influência do meio, como o contado ou a marcação do adversário, a torcida, o posicionamento dos companheiros), terem uma alta demanda, e serem praticados em pisos duros (o que aumenta o impacto nas articulações) esses esportes aglomeram 23% de todas as lesões no esporte.

PRINCIPAIS LESÕES NOS ESPORTES DE QUADRA

Em todos os esportes de quadra (por conta das mudanças de direção, saltos com alto impacto e – com exceção do vôlei – do contato entre os atletas) as articulações dos membros inferiores são as mais acometidas por lesões. Tornozelos e os joelhos têm quase 50% de todas as lesões.

Entorses de tornozelo ou de joelho são as lesões mais comuns e, normalmente, estão relacionadas com aterrissagem de um salto ou uma mudança de direção mal alinhada, com o joelho para dentro ou com o tornozelo para fora. Isso gera uma força muito grande que a musculatura não consegue conter, causando entorse.

1. Entorse de tornozelo

1. Entorse de tornozelo


2.  Joelho para dentro (valgo)

2. Joelho para dentro (valgo)

Além disso, existem as lesões crônicas (tendinites e bursites) que estão relacionadas ao alto impacto e à pronação excessiva.

Existem algumas órteses que podem ser usadas pelos atletas para evitar esses tipos de lesão:

  • Aircast (tornozeleira de ar) [3], que é a órtese mais conhecida, dá proteção e reduz a incidências de entorses graves de tornozelos;
  • Joelheiras, que podem ser usadas caso exista alguma lesão prévia de joelho, com indicação médica ou fisioterapêutica;
  • Palmilha sob medida, que reduz os impactos durante as partidas e dá suporte ao arco plantar, conforto e estabilidade, além de possuir bordas no calcanhar, que aumentam a estabilidade.
3. Aircast – tornozeleira de ar

3. Aircast – tornozeleira de ar

PALMILHA PARA ESPORTES DE QUADRA

As palmilhas Pés Sem Dor para esportes de quadra atuam na prevenção de lesões, na cura de lesões e de patologias e no aumento do desempenho esportivo nas modalidades através de:

  • Bordas elevadas, que dão estabilidade do tornozelo, protegendo de entorses;
  • Apoio de arco, que dá suporte para o pé, aumentando a estabilidade e o alinhamento de todo o membro, inclusive dos joelhos, no momento de aterrissagem dos saltos ou mudanças de direção;
  • Amortecedores posicionados estrategicamente nos pontos de maior pressão para uma absorção de impacto efetiva;
  • Realinhamento biomecânico, diminuindo a chance de lesão e melhorando desempenho;
  • Adaptação perfeita do pé ao tipo de calçado da modalidade esportiva, fazendo com que o calçado faça parte do pé do atleta e não tenha escorregamento do pé e perda de energia;
  • Amortecedores posicionados estrategicamente nos pontos de maior pressão para uma absorção de impacto efetiva. Um localizado logo abaixo do dedão e do primeiro metatarso para amortecer as grandes mudanças de direção no piso duro; e outro, na lateral do calcanhar, para amortecer os trotes, frequentes nos esportes de quadra.
4.Amortecedores posicionados no primeiro metatarso e na lateral do calcanhar

4. Amortecedores posicionados no primeiro metatarso e na lateral do calcanhar