Compressa quente ou fria: você sabe quando utilizar?

Compressas frias ou quentes podem ser grandes aliadas nos mais diversos tratamentos. No entanto, para que elas sejam realmente eficazes, é fundamental saber qual tipo de compressa é a mais indicada para cada situação, afinal, utilizar calor ou frio de forma contrária à sua indicação pode ser prejudicial ao organismo. Você sabe quais são as diferenças entre a compressa quente e a compressa fria?

1. Compressas térmicas

COMPRESSA FRIA

Indicação

O uso de baixas temperaturas é ideal para casos em que ocorreram traumas, como pancadas ou quedas. Além disso, também pode ser indicado para aplicação após a prática de exercícios físicos mais intensos.

Como funciona?

Devido às baixas temperaturas, ocorre o estímulo da vasoconstrição (contração dos vasos sanguíneos) nos tecidos afetados. Dessa forma, o fluxo de sangue a passar por esses vasos acaba sendo menor, o que evita o desencadeamento de um processo inflamatório muito intenso. O uso de gelo também possui efeito analgésico, o que auxilia na diminuição e controle da dor.

Como aplicar?

De modo geral, é sugerido que sejam feitas compressas frias de 3 a 5 vezes por dia, por não mais do que 20 minutos por aplicação. É importante, também, que o gelo não seja aplicado diretamente sobre a pele, para que não ocorram queimaduras. Portanto, recomenda-se que ele esteja envolto por algum tipo de tecido, evitando o contato direto.

COMPRESSA QUENTE

Indicação

O uso de calor é indicado para amenizar dores e espasmos musculares. Além disso, pode-se aplicar compressas quentes antes da prática esportiva, pois isso promove o relaxamento muscular e aumenta a mobilidade do atleta.

Como funciona?

Ao contrário da compressa fria, a compressa quente estimula a vasodilatação (dilatação dos vasos sanguíneos), aumentando o fluxo de sangue. Por conta disso, o calor ajuda a conter um processo inflamatório.

Como utilizar?

De modo geral, recomenda-se a aplicação de compressas quentes por 3 ou 4 vezes ao dia com intervalo de pelo menos duas horas. É válido lembrar que, assim como na aplicação de gelo, a aplicação de calor deve ser feita com a pele protegida por algum tipo de tecido, para que não ocorram queimaduras.

Mateus Martinez

Atualmente é diretor de fisioterapia da Pés Sem Dor. É mestre em fisioterapia esportiva pela The University of Queensland, Austrália (2015). Especialista em Dry Needling (agulhamento a seco) pela Combined Physio Austrália. Graduado em fisioterapia na USP - Universidade de São Paulo (2011). É professor convidado da pós-graduação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). Foi fisioterapeuta da equipe Vôlei Brasil Kirin (2013) e Medley Campinas (2011-2013). Foi professor de anatomia e patologia básica para curso técnico de radiologia da Escola Profissionalizante CETEP (2012-2013). É co-autor de 6 estudos sobre saúde dos pés, possui mais de 170 artigos escritos sobre saúde dos pés no site da Pés Sem Dor e é criador de conteúdo no canal do Youtube da Pés Sem Dor, onde fala sobre saúde, bem estar e dores nos pés, tornozelos e joelhos para +160 mil inscritos. Profissional com registro no crefito: 162983-F

Deixe um comentário

Posts recentes

Dor no nervo do pé: veja como solucionar

A dor no nervo do pé, também conhecida como neuropatia do pé, pode ser um…

2 dias atrás

Personalize Seu Verão: Descubra 3 Benefícios das Sandálias Sob Medida

​O verão é a estação perfeita para dar um toque personalizado ao seu estilo, e…

5 meses atrás

Mantendo Seus Pés Saudáveis: Dicas de Cuidados durante Viagens de Verão

O verão está chegando, e se você está planejando uma escapadela, é essencial garantir que…

5 meses atrás

5 Dicas Essenciais para Lidar com a Fascite Plantar

fascite plantar é uma condição dolorosa que afeta os pés de muitas pessoas. A boa…

5 meses atrás

Seus Calçados Convencionais Estão Causando Dores nos seus Pés

Quantas vezes você já ouviu que o segredo de uma vida saudável começa pelos pés?…

5 meses atrás

Descubra o Novo Lançamento da Pés Sem Dor: Tênis Ultra One – Garantia de Conforto

Quem nunca enfrentou a frustração de adquirir um par de tênis que, apesar de parecer…

8 meses atrás