LiveZilla Live Help

Dor no pé

O pé é uma junção de ossos, ligamentos, tendões, músculos, vasos
e nervos. Exerce diversas funções para o corpo, dentre as principais
estão: equilíbrio, amortecimento e de adaptação ao terreno.

Dividimos o pé em três partes: tarso, metatarso e falange.

Imagem ilustrativa com todos os ossos do pé denominados.

Ossos do pé.

Os ossos do tarso são divididos em duas fileiras, a Fileira Proximal e a Fileira Distal. A Fileira Proximal é formada pelo tálus e calcâneo. Já a Fileira Distal é formada pelo navicular, cuboide, cuneiforme medial, cuneiforme intermédio (médio) e cuneiforme lateral.

Os metatarsos são os ossos que antecedem os dedos do pé, ao todo são cinco ossos metatarsianos numerados no sentido medial para lateral, sendo o I denominado primeiro metatarso (anterior ao dedão do pé) e o V mínimo (anterior ao dedinho do pé).

 

Imagem ilustrativa dos metatarsos.

Metatarsos.

Falanges são os ossos que compõe os dedos do pé, do segundo ao quinto dedo as falanges são divididas em três, a proximal (mais próxima ao metatarso), a média e a distal. O hálux é dividido em apenas dois, a proximal e a distal.
 

CAUSAS DA DOR NO PÉ

São diversas as causas das dores no pé, as mais comuns são:

Essas variações, quando muito extremas, seja cavo ou chato, afetam diretamente em funções de extrema importância, como distribuição de carga e amortecimento do impacto. Por conta disso pode levar ao desenvolvimento de patologias, como a fascite plantar, metatarsalgia e esporão.

 

Imagem ilustrativa mostrando a diferença entre o pé chato e o pé cavo.

Diferença entre o pé chato e o pé cavo.

  • Traumas e lesões:

Constantemente o pé é sofre com batidas e colisões. Atletas, principalmente jogadores de futebol, estão mais suscetíveis a sofrerem com lesões de impacto que fraturam ossos do pé, entretanto basta cair algo de muito peso em cima do pé para que fraturas ocorram.

 

PRINCIPAIS PATOLOGIAS RELACIONADAS À DOR NO PÉ

É um tipo de artrite que ocorre quando há o excesso de ácido úrico no organismo, que leva à formação e o acúmulo de cristais nas articulações, e gera episódios repentinos de fortes dores que afetam, na maioria dos casos, o dedão.

 

Imagem ilustrativa de uma gota no dedão do pé.

Gota no dedão do pé.

É a inflamação da fáscia plantar (tecido fibroso localizado na extensão da planta do pé). Ocorre devido o estresse excessivo da região, como impacto e microtraumas repetitivos.

 

Imagem mostrando a área de dor da fascite plantar.

Área de dor da fascite plantar.

Alteração anatômica caracterizada pelo desvio do dedão (hálux) em direção aos outros dedos e do primeiro metatarso para dentro.

 

Imagem ilustrativa da região acometida pela joanete.

Joanete.

Dor que acomete a região dos metatarsos. Ocorre em casos de muita pressão ao caminhar.

 

Imagem mostrando o local que a metatarsalgia atinge.

Metatarsalgia.

O calo é um espessamento da pele como resposta do nosso corpo a alguns estímulos externos, como o atrito e a hiperpressão local. O espessamento acontece para proteger as camadas mais internas da região onde se formam as calosidades.

 

Imagem ilustrativa mostrando so locais onde geralmente surgem os calos

Locais onde geralmente surgem os calos.

 

TRATAMENTO PARA DOR NO PÉ

Apesar de cada patologia ter sua peculiaridade na forma de tratamento, algumas ações podem ser tomadas para amenizar as dores, como:

  • Deixar os pés para cima, principalmente em caso de inchaço;
  • Utilizar calçados adequados;
  • Alongar e massagear os pés;
  • Medicamentos prescritos por um médico;
  • Usar as Palmilhas Pés Sem Dor.