|
|
|

Joanete

Escrito por Maria Morato | Atualizado em 12 de março de 2022.

é estudante de jornalismo e criadora de conteúdo da Pés Sem Dor. Escreve sobre patologias, saúde e bem estar no site e blog da Pés Sem Dor. Gosta de ler e conhecer lugares novos!

Você pode encontrar Maria Morato no Linkedin

O joanete, também conhecido como hálux valgo, é uma saliência óssea nos pés, uma alteração anatômica, onde o osso do dedão, chamado de hálux, se desvia em direção aos outros dedos do pé, criando esse aumento ósseo em sua base. 

Imagem ilustrativa da região acometida pela joanete.
Região onde surge o joanete

O joanete é a patologia mais comum nos pés dos adultos, sendo que 30% da população possui algum grau de deformidade. Em uma pesquisa realizada pela Pés Sem Dor, “Os Pés Brasileiros“, foram consultados 2.940 brasileiros, dentre eles, 45% sofriam de dor no joanete. Pode-se observar também uma incidência maior em mulheres que em homens (52% das mulheres e 28% dos homens). 

Essa fato se deve ao costume das mulheres em usar calçados como o salto alto e o salto de bico fino, que são prejudiciais para os pés e podem causar joanetes, além de dores e outras patologias.

Comparação entre calçado inadequado com calçado adequado
Comparação entre calçado inadequado com calçado adequado.

Essa é uma deformidade que afeta com maior frequência o dedão do pé. Embora não tão frequente, existe outro tipo de joanete, a bunionette, que pode ser definida como uma joanete no dedo mindinho do pé. A bunionette também é conhecida como joanete do quinto metatarso ou joanete de alfaiate.

SINAIS E SINTOMAS

No início, quando o joanete começa a se desenvolver, os primeiros sinais e sintomas podem ser muito leves, e até mesmo imperceptíveis. Alguns joanetes podem ser assintomáticos, se desenvolvem sem causar nenhum desconforto, e as dores e queixas aparecem somente quando o joanete está em um estado avançado.

O primeiro sintoma de joanete pode ser a dor na articulação, moderada ou intensa, ao caminhar e durante o uso de calçados apertados. Os sintomas posteriores podem incluir o aumento crescente da saliência, inchaço na articulação e movimentação limitada. Em repouso, a dor tende a desaparecer.  Em alguns casos, o joanete pode inflamar, causando uma espécie de “saco” cheio de líquido na região, acompanhado de dor local e vermelhidão. 

Outro sintoma que pode ocorrer é a alteração da marcha e do equilíbrio, pois o joanete acaba alterando a biomecânica da pisada. O dedo do pé desalinhado lateralmente não consegue cumprir a sua função corretamente ao caminhar, e isso também pode influenciar negativamente o joanete, causando outras dores.

CAUSAS

As causas do surgimento do joanete são pouco conhecidas. O que se sabe hoje em dia, é que o joanete pode ser o resultado de uma instabilidade na articulação metatarsofalangeana, a articulação que une os ossos dos metatarsos e a falanges dos dedos dos pés.

Existem fatores que podem aumentar a probabilidade de desenvolver essa instabilidade na articulação. Dificilmente, o joanete é causado por apenas um fator, mas sim pela combinação de alguns deles.

Podemos separar esses fatores em internos e externos. Os internos são fatores relacionados à pessoa e sua genética. Os fatores externos estão relacionados ao ambiente em que essa pessoa vive. Vejamos:

Fatores internos

  • Genética;
  • Pés chatos;
  • Pronação excessiva;
  • Idade;
  • Peso;
  • Fraqueza da musculatura intrínseca dos pés;
  • Doenças neuromusculares.

Fatores Externos

  • Calçados utilizados.
  • Atividades físicas.

TRATAMENTO

Uso de sapatos sob medida

O tratamento para joanete depende de diversos fatores, como o estágio ou grau de saliência e da existência de sintomas. Aqueles que possuem joanete, devem evitar irritações nessa região, buscando sempre o que for melhor para o seus pés.

Os sapatos para quem tem joanete devem ser largos na frente e, de preferência,de modo a deixar os dedos “soltos” ou sem estar “apertado”. Os sapatos apertados pressionam os lados do pé e podem agravar os sintomas, fazendo com que a patologia evolua cada vez mais.

O uso de calçados como salto alto deve ser totalmente excluído. O salto alto é prejudicial à saúde dos pés, e em casos de joanete, pode ser ainda mais perigoso, piorando os sintomas. 

Palmilhas sob medida

Sabe-se que as palmilhas ortopédicas podem aliviar as dores do joanete. Elas ajudam a prevenir-se contra alguns fatores ligados a essa patologia, quando oferecem o suporte ideal.

Aplicação de gelo

Falando sobre práticas caseiras, a pessoa que possui joanetes, pode fazer em casa a aplicação de gelo no joanete, caso a região esteja inflamada. O gelo ajuda a diminuir a inflamação e a dor local. Também é recomendado:

  • Mobilização articular e exercícios para a musculatura intrínseca do pé;
  • Perda de peso: para diminuir a sobrecarga nos pés;
  • Órteses para o dedo e bandagens: existem pequenas órteses que podem ser utilizadas para estacionar a progressão do joanete. Porém, é importante saber se as órteses são paliativas, já que ela deve atuar diretamente na causa do joanete.

PALMILHAS E SAPATOS SOB MEDIDA PÉS SEM DOR ® PARA JOANETE

As palmilhas sob medida da Pés Sem Dor aliviam as dores no joanete e oferecerem aos pés o suporte ideal. Por serem confeccionadas com base nos dados obtidos por equipamentos tecnológicos avançados, as palmilhas Pés Sem Dor são feitas com o formato exato dos seus pés.

Sua função é redistribuir as pressões na região dos metatarsos, manter o alinhamento dos pés e corrigir os pés chatos e pronação excessiva, características comuns de quem possui joanetes.

Palmilha Sob Medida Pés Sem Dor
Palmilha Sob Medida Pés Sem Dor

Os sapatos sob medida da Pés Sem Dor foram desenvolvidos pensando em pessoas que possuem dificuldades para encontrar um calçado confortável. Este é o sapato ideal para quem sofre com deformidades nos pés, pés largos, pés finos, com dedos sobrepostos, duplicidade de dedos e mais. 

Nosso objetivo é oferecer cada vez mais saúde e qualidade de vida aos brasileiros, e com os sapatos sob medida, você não terá mais dores nos pés causados por calçados inadequados e poderá disfrutar do conforto de um calçado perfeito para você que tem joanete.

Sapato Sob Medida Pés Sem Dor
Sapato Sob Medida Pés Sem Dor

As palmilhas e sapatos são feitos com tecnologia 3D e precisão digital milimétrica, após uma avaliação gratuita dos pés, tornozelos e joelhos, com os especialistas da Pés Sem Dor. Veja agora todos os benefícios das palmilhas e sapatos sob medida para quem sofre com hálux rígido:

  • Eliminação ou redução da dor;
  • Prevenção de lesões;
  • Aumento do conforto;
  • Encaixe perfeito;
  • Mais tempo em pé sem dores;
  • Prevenção de progressão de patologias;.
  • Melhora do amortecimento de impacto;
  • Melhora do desempenho esportivo.

PERGUNTAS FREQUENTES

Imagem ilustrativa com pessoas se fazendo perguntas,

Como adquirir seu sapato sob medida?

É rápido e fácil! Para adquirir seu sapato sob medida, agende uma avaliação gratuita dos seus pés com nossos especialistas. Ligue, mande uma mensagem para o WhatsApp 4003-8883 ou acesse: www.pessemdor.com.br/sapatosobmedida/agendamento.

Como adquirir seu sapato sob medida?

É rápido e fácil! Para adquirir seu sapato sob medida, agende uma avaliação gratuita dos seus pés com nossos especialistas, em uma das nossas unidades espalhadas pelo Brasil.

Ligue, mande uma mensagem para o WhatsApp 4003-8883 ou acesse: www.pessemdor.com.br/agendamento.

Como funciona a avaliação dos sapatos sob medida?

Ao chegar na Unidades Pés Sem Dor mais próxima da sua casa, você será recebido por um especialista em pés, tornozelos e joelhos, em seguida, preencherá uma ficha de cadastro e responderá algumas questões sobre as suas dores. Após essa etapa, a avaliação dos pés é iniciada.

O especialista vai realizar uma anamnese em seus pés, para entender as suas dores e queixas. Utilizando o aparelho de escâner 3D de alta precisão, o especialista capta  todas as medidas de seus pés.

 A Pés Sem Dor é a única empresa com escâner 3D desenvolvido para criação de sapatos sob medida. Com as medidas dos seus pés, é criado uma forma de uso de impressoras 3D, e depois disso, começamos a criação do seu sapato. 

Em quanto tempo os calçados ficam prontos?

A Pés Sem Dor produz o seu sapato sob medida em até 3 dias, e depois disso, eles são enviados de forma gratuita para a sua casa!