LiveZilla Live Help

Tamanho incorreto dos calçados

Homens e mulheres sofrem diariamente com dores nos pés. As mulheres, geralmente, tendem a sofrer um pouco mais devido ao uso do salto alto. No entanto, a maioria das pessoas esquece que grande parte destas dores pode ocorrer devido ao tamanho inadequado do calçado (maior ou menor) e podem ser facilmente evitadas com uma escolha correta do tamanho dos sapatos. Os primeiros sinais dessa irregularidade são formações de calos, bolhas, dores no calcanhar e na fáscia plantar. Quando insistimos em usar um calçado de tamanho inadequado, o quadro pode evoluir para formação de Neuroma de Morton e piora no quadro dejoanete, por exemplo.

Sapatos

Quando o calçado está mais curto que o ideal, o sapato acaba por comprimir o pé, impedindo que este se movimente adequadamente e dificulta a distribuição das pressões plantares durante a caminhada. O ideal é um calçado que tenha uma folga suficiente para os dedos não ficarem apertados e consigam mover-se livremente para realizarem sua função na marcha.

O equívoco na escolha de um calçado de tamanho menor, muitas vezes, acontece quando  compramos um calçado na expectativa de que, com o uso, este alargue. Frequentemente, as mulheres acabam por comprar calçados com caixa de dedos apertados, na esperança de que logo esta região do calçado laceie e os dedos parem de doer. No entanto, não se pode contar com isso. O ideal é que haja um espaço entre o maior dedo e a ponta do calçado.

Porém, também devemos ter cuidado para não escolher um calçado muito maior do que nossos pés. Quando essa folga é maior do que o necessário, geralmente o calcanhar acaba escapando do calçado. Essa folga causa um movimento excessivo do pé dentro do calçado, levando ao atrito entre o pé e o sapato, que, por consequência, pode evoluir para calos e bolhas. Nesse caso, os locais de bolhas e calos geralmente localizam-se na região dos dedos, sola do pé e região posterior do calcanhar.

tamanho ideal calçado

Devemos ficar atentos para o uso de calçados de tamanho inadequado, principalmente quando se trata de crianças. As crianças, por estarem em fase de crescimento, necessitam trocar os tamanhos dos calçados constantemente. Isso é importante para que a estrutura óssea, que ainda está em formação, não seja sobrecarregada e isso não cause problemas no futuro. Além das crianças, idosos e diabéticos também requerem atenção redobrada. Os idosos porque, normalmente, possuem uma estrutura óssea mais fragilizada, devido ao desgaste natural do tempo e, por isso, necessitam de bastante conforto. Já os diabéticos, estão sujeitos a perder a  sensibilidade nas extremidades dos pés (neuropatia periférica), e, nesses casos, o uso de sapatos de tamanho inadequado pode causar feridas, colocando sua saúde em sério risco.

Portanto, ainda que possa não parecer tão importante assim, a escolha correta do tamanho do calçado é fundamental para a saúde de seus pés, evitando futuros desconfortos e dores.  Na próxima vez em que você for comprar um calçado, lembre-se dessas valiosas dicas.