LiveZilla Live Help

Dor no calcanhar

Todos os dias nós exercemos uma carga enorme sobre nossos pés, e a principal
região que recebe toda essa carga do corpo e distribui para o restante dos
pés é a região do calcanhar. O componente principal e que dá nome à região
é o osso calcâneo, que é um osso com formato parecido com um cubo e é muito
forte, para conseguir suportar a carga nele imposta.

No calcanhar temos muitas estruturas, como tendões e ligamentos. A região é
ligada diretamente ao Tendão de Aquiles e à fáscia plantar, que são,
frequentemente, acometidas por patologias crônicas e de difícil tratamento,
como a fascite plantar e a tendinite de calcâneo. Outra estrutura relacionada
com a região do calcanhar e que sofre muito com lesões, geralmente agudas,
é o tornozelo, local frequente de entorses e fraturas.


As causas dor no calcanhar

A dor no calcanhar é a dor mais comum dos pés e uma das dores mais comuns do corpo. As suas causas são multifatoriais, isto é, muitos fatores podem influenciar e ocasionar a dor nessa região, como: o alinhamento natural da pessoa, algum trauma (como fraturas ou entorses), excesso de carga, calçados inadequados, erros de pisada, entre outros que serão abordados com mais detalhes a seguir.

dor calcanhar inflamacao

2. Dor na região do calcanhar

 

O alinhamento e a dor no calcanhar

O alinhamento dos pés tem uma relação íntima com muitas patologias. O melhor e mais natural alinhamento para o calcanhar é o neutro, no qual as forças serão aplicadas igualmente entre os lados e nem o lado de dentro (medial) nem o de fora (lateral) sofrerá uma sobrecarga, diminuindo a chance de lesão.

Quando existe um alinhamento em varo, o calcanhar é para dentro e, normalmente, esse tipo de pisada é supinada, pois a maior força será exercida na parte externa do pé. Esse tipo de alinhamento e pisada estão muito relacionados com dores no quinto metatarso, fascite plantar, tendinites dos músculos laterais (fibulares) e dores nos maléolos, pois comprime as estruturas de dentro do pé e estira as estruturas que estão do fora do pé.

No alinhamento em valgo, as estruturas de dentro do pé ficam estiradas e as de fora comprimidas, isso está ligado à pisada pronada e as pressões são maiores na parte medial (de dentro) do pé. Esse alinhamento pode estar relacionado à insuficiência do músculo tibial posterior, dores nos maléolos, dores no arco plantar, fascite plantar, dor no primeiro metatarso, sesamoidite e dores no dedão.

 

dor calcanhar tipo pisada

3. Os tipos de pisada

 

Além das patologias citadas, os desalinhamentos de calcanhar alterarão as linhas de força que são direcionadas ao tendão de Aquiles, podendo gerar uma tendinite de calcâneo, ou, até uma bursite retrocalcânea.

 

A sobrecarga e a dor no calcanhar

O excesso de carga é um dos principais vilões quando se fala de dor no calcanhar, seja pelo excesso de peso, que não sobrecarregará somente os pés, mas o sistema musculoesquelético inteiro, por um aumento das cargas de treino ou por uma pisada inadequada, que pode gerar pressões muito grandes em determinadas áreas dos pés e acarretar dores.

Se a pessoa aplica uma pressão muito grande, enquanto caminha ou corre, na região do calcanhar, significa que existe uma descarga de peso muito grande naquela região e que o nosso corpo pode não absorver essa carga com eficiência, levando a lesões no local.

Para avaliação da pressão nos pés é feito um exame de baropodometria, que avalia todas as pressões exercidas nos pés durante o caminhar, e, esse exame, indica se existe uma sobrecarga nos calcanhares, como o exemplo abaixo:

dor calcanhar baropodometria pressao

4. Baropodometria com alta pressão no calcanhar

 

A cor rosa representa as maiores pressões, e, nesse caso, a pessoa aplica muita pressão na região do calcanhar no momento em que o pé toca o chão. Esse excesso de carga tem grande chance de se tornar a causa da dor no calcanhar.

 

Os traumas e a dor no calcanhar

Além do impacto que o calcanhar absorve na caminhada ou na corrida (que é um tipo de trauma), a região do calcanhar está suscetível e pode sofrer com dores decorrentes de traumas. No geral, os traumas mais comuns são as entorses e as fraturas. As entorses de tornozelo, tanto para dentro quanto para fora, são lesões muito comuns, principalmente nos esportes, e as suas sequelas podem trazer dor no calcanhar. As fraturas são traumas mais graves e podem necessitar de um procedimento cirúrgico para correção. Podem acontecer diretamente no calcâneo ou nos ossos que fazem parte da região, como os maléolos (ossinhos do tornozelo) e os outros ossos do pé por quedas, pancadas e torções. As fraturas mais comuns, que podem ocasionar dor no calcanhar, são a fratura do próprio calcâneo e as fraturas de tornozelo. Esses casos precisarão de um tratamento especializado e proteção para o local.

 

dor calcanhar fratura calcaneo

5. Fratura na região do calcâneo

 

Calçados inadequados e a dor no calcanhar

Os calçados são fatores de suma importância nos casos de dor no calcanhar. Eles podem ser os vilões quando possuem um solado rígido que não absorve o impacto ou quando têm a parte de trás rígida e que aperta a região do calcanhar e do tendão do calcâneo, podendo causar bolhas, inflamação e dor no calcanhar, no Tendão de Aquiles e na bursa retrocalcânea (causador da bursite). O melhor para esses casos é usar sempre calçados confortáveis e palmilhas personalizadas, que diminuem o impacto e protegem o calcanhar.

 

Calos e a dor no calcanhar

A região do calcanhar recebe muita carga e, assim como qualquer região que sofra muita pressão, está muito suscetível a calos e a ressecamentos.

 

dor calcanhar ressacado ressecamento

6. Calos e ressecamento do calcanhar

 

O calo é um aumento da camada de pele em alguma região que recebe sobrecarga. Inicialmente, é como uma proteção para aquela região, mas, com o passar do tempo, pode aumentar de tamanho e ressecar, causando dores e incômodos. Para esses casos, o ideal é sempre visitar um podólogo para retirar o excesso de pele e utilizar uma palmilha que distribua as pressões para que os calos não reapareçam.

 

Principais patologias que causam dores no calcanhar

É um crescimento ósseo embaixo com calcâneo, que acontece por uma tração da fáscia plantar, causado dor no calcanhar na região da sola. A dor é maior nos primeiros passos após levantar da cama.

dor calcanhar esporao calcaneo

7. Esporão de calcâneo

 

É uma inflamação na fáscia plantar, tecido que recobre a sola dos pés. Os sintomas são muito parecidos com os do esporão, como dor na região do calcanhar e na sola do pé nos primeiros passos do dia.

dor calcanhar fascite plantar

8. Fascite plantar

 

 

É uma inflamação ou degeneração do tendão do calcâneo, também conhecido como Tendão de Aquiles. É relacionada com a prática de esportes e causa dor e desconforto durante as atividades.

dor calcanhar tendao aquiles

9. Tendão de Aquiles

 

  • Bursite retrocalcânea

É uma inflamação da bursa, estrutura que, normalmente, fica próxima a tendões e ossos para diminuir o atrito entre eles. A inflamação pode acontecer pela compressão dos calçados e causará dor no calcanhar.

dor calcanhar bursite retrocalcanea

10. Bursite retrocalcânea

 

  • Deformidade de Haglund

É um crescimento ósseo anormal, posterosuperior no calcâneo, que acontece por excesso de carga e demanda do tendão de calcâneo. Pode causar a inflamação do próprio tendão ou da bursa retrocalcânea, ocasionando dor e limitações funcionais.

dor calcanhar deformidade haglund

11. Deformidade de Haglund

 

O tratamento da dor no calcanhar

Como as dores no calcanhar podem ter diversas causas, o tratamento vai depender de vários fatores, como:

    • O diagnóstico da lesão;

 

    • O tempo que a pessoa apresenta esses sintomas;

 

    • Quando essas dores aparecem e como é essa dor (aguda, latejante, pontada, queimação);

 

    • Quais as atividades que causam as dores;

 

    • Se existiu algum trauma envolvido no início da dor e o tipo de calçado.

 

 

Todas essas informações vão ajudar no diagnóstico e, a partir daí, um profissional especializado pode traçar a melhor forma de tratamento, mas algumas causas, como o desalinhamento e a sobrecarga, podem ser facilmente tratadas com o uso de palmilhas.

As palmilhas podem distribuir melhor as pressões que são exercidas nos calcanhares e alinhar adequadamente os pés e tornozelos, com esses recursos já é possível prevenir grande parte dos fatores causadores da dor no calcanhar. Além disso, as palmilhas oferecem amortecimento e proteção para essa região, o que auxilia no tratamento de qualquer patologia do calcanhar.

 

Como a palmilha Pés Sem Dor atua na dor no calcanhar

A palmilha Pés Sem Dor oferece proteção do calcanhar através de bordas que dão estabilidade e conforto, além de uma elevação da parte posterior, que tira a carga e distribui as pressões em excesso. A depender do caso, a palmilha pode conter um amortecedor para redução dos impactos e aumento do conforto.

dor calcanhar palmilha

12. Palmilhas com elevação posterior e com amortecedor para calcanhar

Veja mais no vídeo abaixo: