Como melhorar a circulação nos pés e pernas

26 de julho de 2016

Não é difícil encontrar pessoas com problemas de circulação nos pés e nas pernas. Alguns dos sinais e sintomas mais comuns desse tipo de condição são: dor, varizes, pés e tornozelos inchados, câimbras, pés constantemente frios, cor pálida ou azulada nos locais afetados pela má circulação, e sensação de formigamento ou dormência.

Sabemos que é essencial um correto fluxo sanguíneo por todo o corpo para que o organismo possa desempenhar suas funções de modo saudável. Nosso sistema circulatório pode ser influenciado por uma série de fatores, tais como idade, gravidez, obesidade, consumo excessivo de álcool e tabagismo, que tendem a prejudicar o bom funcionamento desse sistema. De qualquer modo, é importante a avaliação de um profissional da saúde para diagnosticar corretamente a origem do problema.

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Sistema circulatório humano

Confira a seguir uma série de recomendações simples que podem ajudar a melhorar a circulação sanguínea dos pés e das pernas.

 

  • Manter uma rotina de exercícios

 Manter uma vida ativa é uma das melhores indicações para quem deseja melhorar a circulação nos membros inferiores. A prática regular de exercícios ajuda significativamente a aumentar a circulação nas pernas, além de facilitar o processo de eliminação do excesso de fluídos nos pés.

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  • Alimentação

 É muito importante manter um controle da quantidade de sal consumido diariamente nas refeições e, quando necessário, diminuir esse consumo. Além disso, é fundamental beber água constantemente para manter o organismo sempre bem hidratado, o que auxilia na eliminação de toxinas e melhora a circulação.

 

  • Evitar o uso de calças, meias e calçados apertados

 O uso de peças que comprimem exageradamente as pernas e os pés pode ser prejudicial e dificulta a devida circulação do sangue. Por isso, a dica é apostar em roupas e acessórios confortáveis.

 

  • Evitar permanecer na mesma posição por longos períodos

Manter as pernas numa mesma posição por longos períodos não permite que o sangue circule corretamente. Se o tipo de ocupação exigir a permanência em uma mesma posição por várias horas, a dica é realizar algum tipo de movimento para que a circulação sanguínea seja estimulada. Vale apostar em alongamentos ou até mesmo em curtas caminhadas, se possível, a cada hora.

 

  • Massagens

 Essa prática benéfica, quando realizada da forma correta, ajuda a ativar a circulação do sangue e ainda melhora a irrigação dos tecidos. Deve-se massagear os pés e as pernas de baixo para cima. Para potencializar os resultados, recomenda-se que as massagens sejam feitas por um especialista.

 

  • Elevar as pernas

 Diariamente, em repouso, é aconselhado elevar as pernas por alguns minutos, contribuindo assim com o retorno venoso e evitando o estancamento do sangue.