Disque 4003-8033   ou

“A importância do futebol na vida do brasileiro e sua influência nos pés, tornozelos e joelhos”

7-1

Problema nos pés relacionados ao futebol

Existem outros problemas possivelmente relacionados ao futebol além de lesões ósseas, articulares e musculares, como é o caso de bolhas, calos, fungos e vírus. E eles foram analisados nessa pesquisa também.

Bolhas

Primeiramente quanto as bolhas, é possível dizer que o futebol está relacionado com uma maior frequência de formação de bolhas. Há uma maior incidência de bolhas entre as pessoas que jogam ou jogavam futebol do que os que nunca jogaram. E tal fato é ainda mais evidente entre os homens. Apenas 20% dos homens tem alguma bolha dentre os que não jogam futebol e esse número duplica entre os que jogam ou jogavam. Já entre as mulheres a diferença é menor, possivelmente pelos tipos de calçados que elas utilizam já propiciarem a formação de bolhas.

Bolhas.

Bolhas.

Tipo de Chuteira

Dentre os tipos de chuteira, a chuteira com cravos pequenos, geralmente utilizada por quem joga futebol Society é a que causa bolhas com menor frequência.

Tipos de chuteira.

Tipos de chuteira.

Meias

Quando ao uso de meias, usar mais de uma meia pode favorecer a formação de bolhas. Usar 2 meias é pior do que usar 1, usar 3 é pior que usar 2 e nenhuma.

Número de meias.

Número de meias.

Calos

A prática do futebol parece aumentar a frequência de formação de calos apenas em homens. Homens que praticam futebol tem frequência parecida de formação de calos do que mulheres que não praticam futebol. Isso aponta ao fato de que as mulheres colocam seu pé sob estresses no dia-a-dia muito maiores que os homens, pois os calos são uma reação da pele a alguma sobrecarga mecânica.

Calos.

Calos.

Tipo de Chuteira

O tipo de chuteira mostrou ter pouca relação com a formação de calos.

Tipos de chuteira.

Tipos de chuteira.

Meias

Já quanto ao numero de meias, quanto maior o número de meias maior a tendência de formação de calos.

Número de meias.

Número de meias.

Vale destacar aqui que as pessoas podem estar tentando utilizar um número maior de meias para solucionar problema de calos, o que não mostra sucesso.

Fungo e micose

Micose, que é lesão de pele geralmente causada por fungos, também aumenta sua incidência com a prática do futebol apenas entre os homens. O que pode estar associado a problemas de higiene, pois umidade e suor, que são características do futebol, contribuem para o aparecimento das micoses.

Fungos e micose.

Fungos e micose.

Olho de peixe

Olho de peixe é uma infecção viral transmissível e não está associada àqueles que praticam futebol.

Olho de peixe.

Olho de peixe.