Disque 4003-8033   ou

Relação com o futebol: A importância do futebol na vida do brasileiro e sua influência nos pés, tornozelos e joelhos

3-1

Relação com o futebol

O primeiro objetivo da pesquisa foi identificar qual a relação do brasileiro com futebol. Para isso foi perguntado quantas vezes as pessoas assistem futebol ao vivo ou pela tv, quantas vezes ouvem no rádio, que time que torcem e qual a expectativa com relação a Copa do Mundo de 2018 na Rússia.

Acompanhamento do futebol
Assistem pela Televisão

Foi identificado que quase um terço dos brasileiros assiste futebol na TV ao menos 1 vez na semana e um quarto assiste 2 vezes na semana, enquanto que apenas 13% das pessoas não assiste nenhuma vez.
Quando comparado homens e mulheres é possível notar que as mulheres assistem futebol menos vezes na semana do que os homens, mas praticamente o mesmo número de homens e mulheres assistem futebol ao menos uma vez na semana.

Audiência do futebol

Audiência do futebol

Com o avançar da idade menos pessoas assistem futebol ao menos 1 vez por semana e os mais jovens tendem a assistir futebol pela TV com mais frequência que os mais velhos.

Tabela por faixa etária.

Tabela por faixa etária.

Ouvem pelo rádio

Quando a pergunta foi quantas vezes as pessoas ouvem futebol no rádio viu-se que 64% delas não ouvem futebol no rádio e 36% ouvem ao menos uma vez.
Os resultados não diferiram significativamente entre homens e mulheres.

Audiência do rádio

Audiência do rádio

O acompanhamento do futebol pelo rádio apresenta comportamento parecido com o pela televisão. Os mais jovens acompanham mais futebol pelo rádio do que os mais velhos. No entanto, muito menos pessoas acompanham pelo rádio do que pela TV em todas as faixas etárias.

Faixa etária da audiência no rádio.

Faixa etária da audiência no rádio.

Ida ao estádio

Com relação a ida ao estádio no último ano, um resultado similar ao das pessoas que ouvem rádio foi obtido. 66% da amostra não foi nenhuma vez ao estádio no último ano. Apenas 11% das pessoas foram uma vez ao estádio e 23% foram 2 vezes ou mais.
Os homens frequentaram o estádio no último ano com mais frequência que as mulheres.

Ida ao estádio durante o ano

Ida ao estádio durante o ano

Os respondentes foram subdivididos nos times para que torcem e foi visto que a maioria das pessoas torcem para o Flamengo (24%). Em segundo lugar torcem para o Corinthians (18%), seguido pelo São Paulo (9%). Tal dado pode ter sido influenciado pelo fato de a maioria da amostra ser do Sudeste do país.

Torcidas que mais frequentam estádio.

Torcidas que mais frequentam estádio.

Expectativa para a Copa do Mundo 2018

Os respondentes da pesquisa foram indagados sobra sua expectativa quanto a Copa do Mundo de futebol, a ser realizada na Rússia em 2018 e a frequência dos jogos que eles acompanharam da Copa passada.
Com relação a quantidade dos jogos do Brasil assistidos na Copa passada, 57% dos brasileiros disseram que não acompanharam todos os jogos do Brasil. Dentre as mulheres, esse número é maior ainda, 61%.
Além disso, 3% das pessoas não assistiram nenhum jogo do Brasil e 17% assistiram menos que 50% dos jogos.

Porcentagem de audiência da última copa.

Porcentagem de audiência da última copa.

Também foi perguntado se as pessoas assistem a jogos de outros times durante a Copa e foi identificado que a grande maioria, tanto de homens quanto mulheres, assistem a jogos de outras seleções e não só do Brasil. O percentual de homens que assistem outros jogos é maior do que de mulheres, 82% e 69%, respectivamente.

Audiência da copa do mundo.

Audiência da copa do mundo.

Com relação a expectativa do brasileiro sobre a performance da seleção brasileira na Copa da Rússia de 2018, 81% acham que o Brasil vai ganhar a Copa.

O Brasil vencerá a copa?

O Brasil vencerá a copa?

3-11

Foi ainda investigado se essa opinião mudaria entre estados, diferentes níveis de educação e entre aqueles que jogam ou não futebol e os seguintes resultados foram encontrados:
A região Norte é a mais otimista quanto a performance do Brasil, 88% acham que o Brasil irá ganhar.

Opinião sobre a copa classificado por região.

Opinião sobre a copa classificado por região.

Pessoas com menor nível de educação tem mais otimismo quanto a atuação do Brasil na Copa de 2018.

Influência da educação no otimismo sobre a copa.

Influência da educação no otimismo sobre a copa.


Opinião sobre a copa por grau de instrução.

Opinião sobre a copa por grau de instrução.

Brasileiros que jogam futebol tem maior crença que o Brasil ganhará a Copa na Rússia quando comparado com pessoas que já pararam de jogar ou que nunca jogaram. Aqueles que nunca jogaram futebol tem a menor expectativa para o Brasil nessa Copa.

Pessoas que praticam futebol são mais otimistas.

Pessoas que praticam futebol são mais otimistas.