Acupuntura para os pés

12 de novembro de 2014

A acupuntura

A acupuntura é uma técnica da medicina tradicional chinesa, reconhecida pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como método eficaz para tratamento de inúmeras tipos de desconforto.

Essa técnica se baseia no estímulo de pontos específicos do corpo através de agulhas, a fim de equilibrar a energia corporal. Esses pontos estão divididos em meridianos que podem atingir todos os órgãos.

Além disso, outro efeito da acupuntura é regulação da dor. Isso é obtido através de duas formas: opióides e não-opióides. A primeira estimula a liberação de endorfinas (neurotransmissor que causa alívio da dor) e a segunda inibe a dor, por bloqueio de transmissão nervosa.

A acupuntura e o pé

O pé é uma região conhecida por ter inúmeros pontos que podem se relacionar com praticamente qualquer órgão interno. Sendo assim é muito comum em uma sessão de acupuntura usar pontos do pé para tratar outros órgãos e dores.

acupuntura pé 1

 

Como tratar o pé através da acupuntura?

Sabe-se hoje que a acupuntura é uma ferramenta viável para auxílio no tratamento de algumas condições específicas dos pés, como fascite plantar e esporão calcâneo. A acupuntura atua no alívio dos sintomas através do estímulo de alguns pontos, melhorando a circulação sanguínea e promovendo atenuação na dor, através dos princípios comentados acima.

De outra maneira, o acupunturista pode identificar que a dor no pé provém de alguma deficiência de outro órgão (alteração na energia). Então através do estímulo pelos meridianos pode-se eliminar a dor no pé, que nesse caso é consequência de um problema em outro órgão.

acupuntura pé 2

 

Como devo proceder quando tiver uma dor no pé?

A acupuntura deve ser considerada, nos casos de dor no pé, como uma terapia complementar, atuando no alívio das dores. E em via de regra, não deve ser o principal tratamento. Isso porque sabemos que grande parte dos problemas nos pés é originada por alterações biomecânicas (ex.: pé plano ou pisada pronada), comportamentais (ex.: aumento de peso, atividade física ou profissional) ou secundárias a outras patologias e traumas. Ou seja, na grande maioria das vezes a acupuntura terá um papel paliativo (melhora o sintoma mas não elimina a causa) e geralmente num tratamento completo do pé é necessário tratar a causa.

 

Quer saber mais sobre acupuntura para os pés? Tem algum dúvida? Escreva para nós!