Tendão de Aquiles inflamado: causas e tratamentos

 em Patologias, Tratar dores

O que é o tendão de Aquiles?

O tendão de Aquiles ou tendão calcâneo é um tecido fibroso que liga os músculos da panturrilha ao calcâneo, osso que dá forma ao calcanhar.  A função dele, assim como a dos demais tendões, é transmitir a força dos músculos aos ossos, permitindo, com isso, a movimentação do corpo.  O conjunto de músculos que forma o tendão de Aquiles leva esse nome por conta do herói da mitologia grega Aquiles, que, apesar de toda a sua força e ímpeto, possuía um único ponto fraco: o calcanhar.

Assim como Aquiles, muitas pessoas sentem sua força e disposição irem embora por conta de dores no calcanhar. Essas dores podem ter várias origens, pois existem vários tendões, ligamentos e ossos que formam essa estrutura. Contudo, uma das razões mais comuns que levam a desconfortos no calcanhar são as inflamações e os rompimentos no tendão de Aquiles.

Tendão de Aquiles inflamado: Causas e sintomas

O tendão de Aquiles é o maior e mais forte tendão do corpo humano. É ele o responsável por suportar boa parte da carga imposta sobre o corpo, principalmente em atividades físicas de alto impacto, como futebol, vôlei e levantamento de peso. Durante a execução desse tipo de esporte, há uma sobrecarga que pode deixar o tendão de Aquiles inflamado, pois a alta velocidade, os saltos e a duração do esforço colocam muito mais pressão sobre essa estrutura do que sobre os demais tendões do corpo.

Caso a movimentação durante os exercícios seja feita de maneira pouco cuidadosa ou incorreta, pode ser que se forme uma lesão no tendão de Aquiles. Essa lesão pode ser caracterizada por inflamações e, em casos mais graves, pelo rompimento da estrutura.

Inflamações no tendão de Aquiles

Os tendões de Aquiles inflamados recebem dois nomes: tendinite de calcâneo e tendinose. Ambas são provocadas pelo aumento repentino da carga sobre o tendão, ou por atividades de esforço repetitivo que utilizem os pés e tornozelos.

  • Tendinite de calcâneo: inflamação no tendão de Aquiles, geralmente em curtos períodos;
  • Tendinose: processo de degeneração do tendão, que pode ser causado por uma tendinite tratada inadequadamente.

Sintomas de tendão de Aquiles inflamado

Os sintomas tendem a aparecer com mais frequência ao dar os primeiros passos do dia, depois de longos períodos de repouso ou ao praticar atividade física. Os pacientes costumam relatar:

  • Inchaço (edema);
  • Dores;
  • Sensação de calor e/ou sensibilidade na região;
  • Fraqueza.

Tendão de Aquiles inflamado: tratamentos

Para tratar precisamente a causa do tendão de Aquiles inflamado, é indispensável procurar por um especialista em pés e tornozelos. Depois de realizar os devidos exames e obter o diagnóstico, alguns desses tratamentos podem ser indicados:

  • Exercícios específicos, sempre com o acompanhamento de um profissional;
  • Compressas com gelo;
  • Medicamentos anti-inflamatórios;
  • Órtese noturna (bota especial de imobilização dos pés durante o sono);
  • Palmilhas e sapatos sob medida Pés Sem Dor.

As palmilhas Pés Sem Dor são feitas sob medida para atender especificamente às suas necessidades. Elas são eficazes na redução ou eliminação de dores em tendões de Aquiles inflamados porque possuem uma elevação no calcanhar, que reduz a pressão sobre as estruturas que compõem essa região. Nossas palmilhas sob medida também alinham a pisada e redirecionam o centro de impacto para a parte da frente dos pés, o que reduz a sobrecarga no tendão e melhora a absorção da pressão durante a movimentação.

Além disso, os sapatos sob medida Pés Sem Dor também são uma ótima alternativa para aliviar o desconforto causado pelo tendão de Aquiles inflamado, pois são feitos de acordo com as medidas exatas dos seus pés, proporcionando um encaixe perfeito que promove uma pisada mais segura e confortável para o seu calcanhar.

Faça o melhor para os seus pés e agende uma avaliação gratuita com um de nossos especialistas! São mais de 50 unidades espalhadas por todas as regiões do Brasil.

Perguntas frequentes

Como faço para agendar uma avaliação gratuita em uma das unidades Pés Sem Dor?

Você pode agendar direto pelo nosso site acessando o link https://www.pessemdor.com.br/agendamento/ou pelo telefone 4003-8033.

Quanto tempo demora para curar o tendão de Aquiles inflamado?

O tempo de recuperação pode variar de acordo com cada paciente. Mas, de modo geral, os sintomas demoram alguns meses para desaparecer por completo.

Por que a tendinite de calcâneo dói mais à noite?

O relaxamento da musculatura e a retirada da ação da gravidade sobre as estruturas podem fazer com que os tendões inflamados entrem em contato com ossos, o que pode levar à dor.

Fontes

https://www.pessemdor.com.br/tendinite-de-calcaneo/
https://www.pessemdor.com.br/tendinite-de-calcaneo/
Mateus Martinez
Mateus Martinez
Atualmente é diretor de fisioterapia da Pés Sem Dor. É mestre em fisioterapia esportiva pela The University of Queensland, Austrália (2015). Especialista em Dry Needling (agulhamento a seco) pela Combined Physio Austrália. Graduado em fisioterapia na USP - Universidade de São Paulo (2011). É professor convidado da pós-graduação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). Foi fisioterapeuta da equipe Vôlei Brasil Kirin (2013) e Medley Campinas (2011-2013). Foi professor de anatomia e patologia básica para curso técnico de radiologia da Escola Profissionalizante CETEP (2012-2013). É co-autor de 6 estudos sobre saúde dos pés, possui mais de 170 artigos escritos sobre saúde dos pés no site da Pés Sem Dor e é criador de conteúdo no canal do Youtube da Pés Sem Dor, onde fala sobre saúde, bem estar e dores nos pés, tornozelos e joelhos para +160 mil inscritos. Profissional com registro no crefito: 162983-F
Postagens Recomendadas
Agende sua avaliação gratuita