Nódulo no pé: o que é o neuroma de Morton e como prevenir

 em Patologias, Tratar dores

Você percebeu algo diferente nos pés recentemente? Uma espécie de bolinha um pouco incômoda? Esse nódulo no pé pode ser mais de uma coisa e ter várias causas – e, para te tranquilizar, é sobre isso que nós vamos falar aqui.

O que pode ser um nódulo no pé?

Pelo pé ser um membro que vive recebendo pressão e muito peso, frequentemente sofre com torções, lesões, nódulos e todo tipo de coisa. E o que pode ser um nódulo no pé? Pode ser algo bem simples: o resultado de uma lesão.

Antes de tudo, é importante lembrar que, se você notou um nódulo no pé, o melhor é ir a um médico especialista para ter o diagnóstico com um profissional. O mais recomendado é ter um tratamento adequado e, para isso, você precisa de um diagnóstico certeiro.

Traumas nos pés

Os traumas podem dar origem a algum nódulo no pé. De forma simples, o trauma pode ser causado por algum choque físico – uma “topada”, um objeto que caiu ou qualquer coisa que se choque contra o pé –, por esforço excessivo ou movimento repetitivo. Eles podem causar lesões e inchaços, que comprimem os pés e podem originar um nódulo.

Os nódulos são elevações que podem ou não doer ao toque, mas que em qualquer caso podem ser bem incômodas na hora de se calçar ou de andar.

Como aliviar as dores?

Se você recentemente teve algum trauma nos pés e já está ajeitando tudo para a sua consulta com um especialista, há algumas maneiras de aliviar as dores até o momento da prescrição de tratamento mais específicos para o seu caso.

  • Gelo: aplicar gelo na área pode ajudar a aliviar essa sensação de incômodo e diminuir a inflamação. Você pode colocar uma bolsa de gelo com toalha sobre a área, ou colocar seu pé dentro de um balde com água gelada.
  • Massagem: essa ação ajuda a relaxar a musculatura e a diminuir a rigidez dos tecidos, aliviando dores e incômodos.
  • Calçados: a coisa mais essencial é a troca de calçados de bico fino e/ou de salto por outros mais baixos, de bico largo e que tenham um bom amortecimento. Isso dá o espaço e o conforto de que o pé precisa. Calçados feitos sob medida e ortopédicos são ideais para ajudar a aliviar os incômodos causados por esse nódulo no pé.
  • Palmilha: o uso de palmilhas adequadas ajuda a dar o apoio que o seu pé precisa e alivia a pressão, dando espaço e conforto.

Salto alto pode gerar nódulo no pé?

Não necessariamente. O salto alto está relacionado mais diretamente com questões como dores nos metatarsos (metatarsalgia) e lesões nos nervos (Neuroma de Morton). Isso porque o uso desse tipo de calçado aumenta a pressão na ponta dos pés, podendo causar lesões por sobrecarga.

Os saltos altos ainda podem causar:

  • Dores no tendão de Aquiles e calcanhar: com a mudança da posição do tornozelo, há um encurtamento do músculo da batata da perna, causando dores.
  • Dores na patela e lesões; a posição do joelho pode levar a um estresse da região da patela, resultando fortes dores e, em quadros mais graves, lesões nas articulações.
  • Dores na lombar: a lombalgia pode ser ocasionada pelas posições da pelve e da coluna lombar, que se alteram com o uso do salto alto.

Tratamento

O nódulo no pé causado por traumas pode ser tratado com o uso de palmilhas e calçados da Pés Sem Dor, que ajudam na distribuição do peso, aliviam a pressão nos pés e dão todo o apoio que você precisa. Agende uma consulta para providenciar seus calçados e palmilhas sob medida!

Outros tratamentos como fisioterapia, acupuntura, medicamentos para alívio dos sintomas e demais podem ser levados em consideração, mas é preciso ter uma conversa com algum especialista antes para acompanhar o processo.

Perguntas frequentes

Como eu posso adquirir palmilhas e calçados sob medida?

Para adquirir palmilhas e calçados sob medida, marque uma consulta gratuita pelo número 4003-8033, ou pelo site da Pés Sem Dor.

Os calçados e as palmilhas sob medida são efetivas?

Ter calçados e palmilhas feitas sob medida ajuda muito na prevenção de doenças relacionadas com os pés, joelhos e canelas, além de evitar o surgimento de calos, lesões, nódulos, entre outros.

Em quanto tempo as palmilhas e os calçados são feitos?

Eles ficam prontos em cerca de 3 dias e são enviados gratuitamente para a sua casa! Bem rápido e simples.

Fontes:

https://www.pessemdor.com.br/blog/beleza-x-saude-o-uso-do-salto-alto/
Mateus Martinez
Mateus Martinez
Atualmente é diretor de fisioterapia da Pés Sem Dor. É mestre em fisioterapia esportiva pela The University of Queensland, Austrália (2015). Especialista em Dry needling pela Combined Physio Austrália. Graduado em fisioterapia na USP - Universidade de São Paulo (2011). É professor convidado da pós-graduação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). Foi fisioterapeuta da equipe Vôlei Brasil Kirin (2013) e Medley Campinas (2011-2013). Foi professor de anatomia e patologia básica para curso técnico de radiologia da Escola Profissionalizante CETEP (2012-2013). É co-autor de 6 estudos sobre saúde dos pés, possui mais de 170 artigos escritos sobre saúde dos pés no site da Pés Sem Dor e é criador de conteúdo no canal do Youtube da Pés Sem Dor, onde fala sobre saúde, bem estar e dores nos pés, tornozelos e joelhos para +160 mil inscritos. Profissional com registro no crefito: 162983-F
Postagens Recomendadas
Agende sua avaliação gratuita