Cãibra no pé: quais as causas e como tratar

 em Dor nos pés, Dores, Tratar dores

Quem nunca sentiu aquela dor no pé, tão intensa que até faz com que seja difícil caminhar? Chamada de cãibra, é uma dor em que parece que o pé está sendo pressionado e que parece demorar uma eternidade para passar.

 

Mas afinal, o que de fato é a cãibra, quais suas causas, sintomas e de que forma você pode tratar e prevenir? Buscando sanar essas dúvidas, a Pés Sem Dor trouxe algumas informações sobre a cãibra que poderão te ajudar. Acompanhe!

 O que é a cãibra no pé

A cãibra no pé é um fenômeno que ocorre quando os músculos do pé se contraem e não são capazes de relaxar. Por conta disso, a pessoa que sente cãibra pode acabar sentindo muita dor e até ter dificuldade para se movimentar.

 

Felizmente, a cãibra, apesar de dolorosa, é inofensiva e pode ser tratada em casa. Embora geralmente seja causada em decorrência da prática de exercícios e outras atividades físicas, a cãibra também pode ocorrer quando se está dormindo ou mesmo estando simplesmente parado.

Quais as causas para a cãibra no pé

Como mencionado anteriormente, a cãibra no pé é uma dor causada pela contração dos músculos e incapacidade de relaxá-los, podendo ocorrer pela prática de exercícios físicos ou mesmo aleatoriamente.

 

Ainda assim, existem algumas situações que podem facilitar para que uma cãibra ocorra, como, por exemplo: o uso de sapatos muito apertados, que podem cortar a circulação sanguínea dos pés e restringir os movimentos; desidratação; baixos níveis de nutrientes no organismo; uso de certos tipos de medicamentos; e danos nos nervos, como a neuropatia periférica, que pode fazer com que os membros fiquem fracos e dormentes, facilitando a ocorrência de cãibras.

Quais os sintomas da cãibra no pé

A cãibra no pé não apresenta grande variação de sintomas, podendo variar de uma pequena pontada até um espasmo muscular intenso e que pode causar muita dor. 

 

Além desses sintomas, a cãibra no pé também pode fazer com que os músculos fiquem tensos e duros e, em alguns casos, é possível ver os músculos se contorcendo. 

Como tratar e prevenir a cãibra no pé

A dor da cãibra não costuma durar muito tempo, levando de alguns segundos a até 15 minutos para passar. Ainda assim, existem formas de tratar essa dor para que ela passe de forma mais rápida, além de métodos para que ela não ocorra ou que sua frequência diminua.

 

Antes de iniciar um tratamento, é preciso identificar as causas para a cãibra. Por exemplo: se for causada pelo uso de sapatos muito apertados, o ideal é que você procure calçados mais confortáveis, como os calçados sob medida Pés Sem Dor, que são feitos especificamente para o seu pé.

 

Agora, se a cãibra for decorrente de desidratação e deficiência de nutrientes, o ideal é que haja uma mudança na alimentação, com o objetivo de suprir essa necessidade nutricional. O ideal para este caso é procurar ajuda de um nutricionista.

 

Se a cãibra ocorrer devido à prática excessiva de exercícios físicos, o ideal é que, antes de fazer qualquer atividade física, sejam feitos alongamentos e aquecimentos, de modo a não sobrecarregar os músculos e causar a sua contração.

 

Por fim, caso o motivo por trás da cãibra seja decorrente de problemas nos nervos – como é o caso com a neuropatia periférica – o ideal é procurar pela ajuda de um médico, que possa acompanhar o seu tratamento.

 

Para prevenir a cãibra, é muito simples: basta manter sempre uma maior atenção em sua alimentação, hidratação e prática de exercícios. Um estilo de vida saudável pode prevenir uma série de incômodos, sendo a cãibra um deles. Lembre-se de se alongar e de utilizar calçados que sejam confortáveis, não apenas durante a prática de exercícios, mas também no seu dia-a-dia.

 

Caso as dores da cãibra persistem por um longo período de tempo, procure pela ajuda de um profissional para que seja feito um diagnóstico acerca do problema.

Perguntas frequentes

Banana pode ajudar a prevenir a cãibra?

Um mito muito conhecido, dizem que a banana pode ajudar a prevenir a cãibra. De fato ela pode ajudar, pois é uma fruta rica em potássio; no entanto, é preciso ter em mente que ela sozinha não irá evitar que cãibras ocorram. O ideal é que você tenha uma alimentação rica em nutrientes que podem evitar a ocorrência de cãibras (potássio, magnésio e cálcio).

 

Como aliviar a cãibra no pé?

Geralmente, a dor da cãibra no pé passa em alguns segundos ou, no máximo, em 15 minutos; porém, existem formas de fazer com que essa dor passe mais rápido, como, por exemplo, alongar e massagear a região afetada, ou aplicar uma compressa quente por alguns segundos até que a dor passe.

 

Fontes

 

  1. https://www.medicalnewstoday.com/articles/324840
  2. https://www.healthline.com/health/foot-cramps
  3. https://www.webmd.com/pain-management/what-can-i-do-about-foot-cramps
  4. https://www.pessemdor.com.br/blog/caibra-na-atividade-fisica-como-evitar/
Mateus Martinez
Mateus Martinez
Atualmente é diretor de fisioterapia da Pés Sem Dor. É mestre em fisioterapia esportiva pela The University of Queensland, Austrália (2015). Especialista em Dry Needling (agulhamento a seco) pela Combined Physio Austrália. Graduado em fisioterapia na USP - Universidade de São Paulo (2011). É professor convidado da pós-graduação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). Foi fisioterapeuta da equipe Vôlei Brasil Kirin (2013) e Medley Campinas (2011-2013). Foi professor de anatomia e patologia básica para curso técnico de radiologia da Escola Profissionalizante CETEP (2012-2013). É co-autor de 6 estudos sobre saúde dos pés, possui mais de 170 artigos escritos sobre saúde dos pés no site da Pés Sem Dor e é criador de conteúdo no canal do Youtube da Pés Sem Dor, onde fala sobre saúde, bem estar e dores nos pés, tornozelos e joelhos para +160 mil inscritos. Profissional com registro no crefito: 162983-F
Postagens Recomendadas
Agende sua avaliação gratuita