Cãibra na atividade física: como evitar

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Por Ana Sousa | 9 de março de 2021 | 0 comentários | 1836 visualizações

Você está correndo, se exercitando normalmente e… Ai! Uma dor insuportável te impede de continuar: é cãibra. Uma contração involuntária dos músculos que costuma surgir após exercício físico intenso, refeições e até durante o sono. A panturrilha costuma ser o principal alvo, mas as dores também podem atingir o abdômen, coxa, pés, mãos e pescoço. O que fazer quando ela ataca e como evitá-la?

A cãibra é imprevisível, mas uma das hipóteses sugere que a desidratação e a falta de minerais – como sódio, cálcio, magnésio e potássio – causam hiperirritabilidade em algumas terminações nervosas. Outra hipótese sugere que a substância produzida a partir da queima de glicose durante o exercício, o ácido lático, se acumula em excesso, fazendo o músculo entrar em fadiga – é aí que surgem as dores.

Quando a cãibra interrompe a atividade física, ou qualquer situação, o melhor a fazer é alongar a região afetada e esperar o incômodo passar. Para prevenção, a hidratação é essencial, assim como uma nutrição adequada para o treino. É importante dar atenção à ingestão de sódio, já que a falta dele é uma das principais causas da cãibra.

O mito da banana

Quem nunca ouviu falar que comer banana resolve a cãibra? É verdade que a fruta é rica em potássio, mas ela sozinha não é capaz de solucionar o problema. Até porque há outros fatores que causam a cãibra, como a falta de sódio, que é levado embora com o suor durante o exercício físico. Para prevenir mesmo, o ideal é caprichar na hidratação!

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