Joelho inchado: o que pode ser?

 em Dores, Patologias

O joelho é uma das principais articulações que sustentam o peso corporal quando estamos em pé e nos movimentando. Devido à alta carga de trabalho, não é incomum surgirem relatos de joelho inchado, dores e incômodos na região. Para te ajudar a descobrir o que fazer para se ver livre do problema e entender melhor as razões que podem estar relacionadas ao sintoma, vamos te apresentar algumas causas comuns para o inchaço no joelho! Confira.

 

Joelho inchado: possíveis causas

O inchaço no joelho pode surgir por vários motivos – desde doenças degenerativas a acidentes domésticos e esportivos, que provocam uma inflamação nas estruturas que compõem a articulação. Por isso, assim que identificar o sintoma – principalmente se ele vier acompanhado de dor, vermelhidão e aumento de temperatura no local –, não deixe de procurar ajuda profissional!

Veja abaixo algumas das possíveis causas para joelho inchado.

 

Água no joelho

Você sabia que o joelho é uma articulação que fica envolta em uma membrana responsável por protegê-lo e fazer sua lubrificação? Assim como as peças de um veículo automotor, as juntas do nosso corpo precisam ser lubrificadas para prolongar sua vida útil. Entretanto, se há algum problema na produção desse líquido, seja por uma inflamação ou trauma, essa “água” que fica dentro da articulação pode ser produzida em excesso, levando ao aparecimento do joelho inchado. O nome da doença que provoca esse problema é sinovite ou derrame articular – mas também pode ser chamada de água no joelho, como é popularmente conhecida.

Quais são os sintomas?

  • Inchaço;
  • Dor ao caminhar;
  • Vermelhidão no joelho;
  • Aumento na temperatura do local;
  • Dificuldade para mover a articulação.

 

Inchaço por entorse

O joelho é composto por vários ligamentos que, juntos, estabilizam e limitam a extensão e flexão da articulação. Quando ocorre um entorse, durante a prática de um esporte ou por um acidente doméstico, por exemplo, o joelho excede seu limite fisiológico, provocando lesões que, dependendo da gravidade, podem causar inchaço e dor na região.

 

Quais são os sintomas?

Os sintomas pós-entorse podem variar dependendo da gravidade. De modo geral, as lesões ligamentares podem ser classificadas em três graus: I, II e III. Veja os sintomas:

 

  • Grau I: acomete apenas uma porção de fibras. O paciente pode ter o joelho inchado e sentir dor, mas ainda consegue se movimentar sem sinais de instabilidade;
  • Grau II: nesse caso, já se pode considerar uma lesão parcial das fibras. Há instabilidade, mas não muita, seguida de dor e inchaço;
  • Grau III: as fibras dos ligamentos foram rompidas por completo, fazendo com que haja muita instabilidade, frouxidão, inchaço e dor no joelho.

Bursite

Existem uma série de bolsinhas de líquido espalhadas pelo joelho, que ajudam a fazer a lubrificação da articulação. Quando alguma dessas bolsas fica inflamada – por conta de um trauma, esforço repetitivo ou uso excessivo das articulações – surge a bursite, tendo o joelho inchado como um de seus sintomas. Veja abaixo:

Quais são os sintomas?

  • Dor no joelho;
  • Dificuldade para se movimentar;
  • Sensibilidade na região.

 

Artrose no joelho

A artrose, também conhecida como osteoartrite ou osteoartrose, é uma doença degenerativa que acomete as articulações, fazendo com que elas se desgastem precocemente. Em um joelho saudável, a cartilagem que reveste os ossos é branca e bastante lisa, devido à viscosidade do líquido sinovial. Como a enfermidade prejudica a cartilagem óssea e o desempenho da lubrificação, as articulações perdem amplitude de movimento e passam a entrar em atrito, provocando dor e inchaço.

Quais são os sintomas?

A artrose é uma doença bastante silenciosa, pois, na maioria dos casos, não costuma apresentar sintomas contundentes – como joelho inchado e dor. Entretanto, alguns sinais podem te ajudar a suspeitar do problema e procurar ajuda especializada:

  • Estalidos no joelho durante a movimentação;
  • Sensação de atrito na articulação;
  • Rigidez matinal ou após longos períodos em repouso;
  • Redução da flexibilidade;
  • Perda de força na musculatura que sustenta o joelho.

 

Gota no joelho

Quem assistiu o seriado “Todo Mundo Odeia o Chris” deve se lembrar do personagem Julius, que sofria constantemente com dores causadas pela gota. A doença é um tipo de artrite secundária, provocada pela elevação do ácido úrico no sangue, que leva a um depósito de cristais nas articulações. De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, os pacientes mais frequentes são homens entre 40 e 50 anos e indivíduos obesos ou sedentários.

Quais são os sintomas?

  • Joelho inchado;
  • Dor intensa, frequentemente de madrugada;
  • Aumento da temperatura na articulação;
  • Vermelhidão;
  • Formação de protuberâncias (cálculos) no local.

 

Desalinhamento articular

Um dos principais papéis das articulações, além de proporcionar estabilidade, é fornecer uma boa absorção de impacto quando andamos, corremos e pulamos. Quando uma dessas estruturas não está alinhada, algumas áreas recebem mais pressão do que outras, fazendo com que surjam dores e incômodos na região afetada. No caso dos joelhos, o desalinhamento articular pode ocorrer em valgo ou em varo. Entenda o que esses termos significam abaixo:

  • Joelho valgo: o valgismo ocorre quando a articulação dos joelhos é desviada para dentro, fazendo com que as pernas fiquem em formato de X. Ela está diretamente relacionada à pisada pronada, que desvia a articulação do tornozelo para dentro;
  • Joelho varo: já no varismo, o efeito é contrário – em vez de pernas desviadas para dentro, temos a articulação do joelho desalinhada para fora. Popularmente, a condição ficou conhecida como “pernas de cowboy”. O problema também está relacionado ao tipo de pisada – no caso, a supinada, que desvia o tornozelo para fora.

Como consequência do desalinhamento, algumas estruturas do joelho ficam mais sobrecarregadas do que outras, levando a dores e inchaço na região.

 

Joelho inchado e dolorido: o que fazer?

Depois de ir a um especialista e identificar o que está provocando o inchaço no joelho, alguma (ou mais de uma) das dicas abaixo pode te ajudar a se livrar desse incômodo:

 

Fortalecer a musculatura da região

Os músculos participam do mecanismo motor do joelho, mas também atuam como uma camada protetora para os tecidos e ossos que fazem parte da estrutura articular. Assim, um dos pontos mais importantes para prevenir lesões e desacelerar a progressão de algumas doenças é fortalecer a musculatura do joelho.

Depois de se consultar, o especialista responsável pode recomendar sessões de fisioterapia ou exercícios físicos, supervisionados por um profissional de educação física.

 

Aliviar as sobrecargas

A prática excessiva de atividade física, unida a equipamentos inadequados e uma musculatura despreparada, aumenta significativamente o risco de surgirem lesões que provocam dores e joelho inchado. Para não perder desempenho esportivo e qualidade de vida, antes de iniciar-se em qualquer modalidade esportiva, procure um profissional e realize uma avaliação física. Aumentar a intensidade gradualmente também é importante para proteger a saúde das articulações!

Além disso, controlar o peso corporal evita que pressões desnecessárias sejam exercidas sobre os joelhos, prevenindo o desgaste precoce das estruturas articulares.

 

Aplicar compressas geladas

Ao entrar em contato com a pele, o gelo atua como um anti-inflamatório e analgésico natural, que ajuda a reduzir o inchaço e aliviar as dores no joelho. Sendo assim, no caso de joelho inchado por entorse, aplicar compressas de gelo sobre o joelho pode ajudar a aliviar a inflamação e reduzir a dor. Entretanto, é importante ressaltar que o uso das compressas não substitui os medicamentos receitados pelo médico!

 

Utilizar palmilhas e calçados sob medida

As lesões e entorses no joelho costumam ocorrer devido à falta de estabilidade e má distribuição das pressões corporais – principalmente durante a prática de modalidades esportivas que exigem saltos e velocidade na marcha. O uso de calçados inadequados, muito apertados ou muito rígidos, prejudica a absorção de impacto, sobrecarregando as articulações e favorecendo o surgimento de dores e joelho inchado.

As palmilhas sob medida Pés Sem Dor são confeccionadas para proporcionar o encaixe perfeito entre os seus pés e o calçado. Com um design exclusivo, produzido com base em exames que verificam o seu tipo de pisada e as áreas que mais precisam de apoio, elas fornecem as correções necessárias para aliviar as pressões e evitar que as articulações sofram as consequências da má distribuição de impacto.

Ao usar as palmilhas para esportes e para dores no seu dia a dia, você poderá obter:

  • Mais qualidade de vida;
  • Melhor desempenho esportivo;
  • Alívio ou eliminação das dores;
  • Mais conforto;
  • Prevenção de lesões e progressão de patologias que provocam inchaço no joelho.

 

Para adquirir sua palmilha ou calçado sob medida e se ver livre do joelho inchado, ligue no telefone 4003-8883, ou clique aqui e faça o agendamento online.

 

Perguntas frequentes

O que fazer para reduzir o inchaço no joelho?

O primeiro passo para aliviar a inflamação é identificar a causa do joelho inchado. Depois de conversar com um especialista, aplicar compressas de gelo, reduzir a intensidade da atividade física e utilizar palmilhas ortopédicas pode ajudar a eliminar o inchaço e diminuir a dor.

 

Quais doenças podem provocar joelho inchado?

O edema (inchaço) é um sintoma comum para várias doenças que podem acometer os joelhos. Por isso, é essencial investigar os sinais a fundo com a ajuda de um especialista! Entre as doenças que podem estar associadas estão a gota, a bursite, a artrose e a sinovite.

 

Como saber se o inchaço é de água no joelho?

Alguns sintomas, como dificuldade para movimentar a articulação, dor, vermelhidão e aumento da temperatura local, são indícios de sinovite – ou água no joelho. Entretanto, apenas um profissional capacitado pode fornecer o diagnóstico.

 

Fontes

http://labanatoin.ufpel.edu.br/trabalho_fisiotanatomoclinico_2020_2_prof.mateus/Joelho.pdf

https://www.pessemdor.com.br/prevencao-de-lesoes/

https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ENGVE/1/espec._fisiot._esportiva___pierre_marconi_s._afonso.pdf

https://www.reumatologia.org.br/doencas-reumaticas/gota/

Mateus Martinez
Mateus Martinez
Atualmente é diretor de fisioterapia da Pés Sem Dor. É mestre em fisioterapia esportiva pela The University of Queensland, Austrália (2015). Especialista em Dry Needling (agulhamento a seco) pela Combined Physio Austrália. Graduado em fisioterapia na USP - Universidade de São Paulo (2011). É professor convidado da pós-graduação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). Foi fisioterapeuta da equipe Vôlei Brasil Kirin (2013) e Medley Campinas (2011-2013). Foi professor de anatomia e patologia básica para curso técnico de radiologia da Escola Profissionalizante CETEP (2012-2013). É co-autor de 6 estudos sobre saúde dos pés, possui mais de 170 artigos escritos sobre saúde dos pés no site da Pés Sem Dor e é criador de conteúdo no canal do Youtube da Pés Sem Dor, onde fala sobre saúde, bem estar e dores nos pés, tornozelos e joelhos para +160 mil inscritos. Profissional com registro no crefito: 162983-F
Postagens Recomendadas
Agende sua avaliação gratuita