Bursite no calcanhar: sintomas, diagnóstico e tratamento

 em Patologias, Tratar dores

Os nossos pés aguentam o nosso peso e diversos impactos todos os dias. Por isso, é muito comum sentirmos dores nos pés depois de longas horas em pé ou de caminhadas, podendo mesmo chegar a lesões e bursites.

A bursite no calcanhar é relativamente comum, mas você sabe quais são os sintomas e os tratamentos? Neste artigo vamos tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto e apresentar possíveis soluções, para que sua qualidade de vida não seja afetada por esse incômodo.

O que é bursite?

Antes de tudo, vamos explicar o que é bursite: é a inflamação de “bolsas” com líquido presentes nos pés, que são chamadas de bursas. Essas bolsas ajudam a diminuir o atrito entre os ossos, tendões e músculos, facilitando o deslizamento entre os tecidos.

As bursites geram sintomas como:

  • Dores;
  • Rigidez, que pode aumentar com a movimentação;
  • Inchaço local.

Qualquer bursa pode inflamar e acarretar em uma bursite, mas as que geralmente inflamam são as localizadas nos ombros, joelhos, cotovelos, dedos, punhos, quadris, pés e tornozelos, pois essas são as áreas que mais sofrem com impactos e movimentos repetitivos.

As bursites são temporárias, mas podem se tornar crônicas. Elas ainda podem acontecer em qualquer idade, apesar de ser mais comum em pessoas que fazem exercícios intensos e repetitivos, que possuam traumas pré-existentes e/ou apresentem uma má postura.

Bursite no calcanhar

Pelo calcanhar ser uma região que sofre muitos impactos e por suportar o peso do nosso corpo ao longo do dia, é muito comum o surgimento de bursites. O nome mais específico da bursite no calcanhar é a bursite retrocalcânea, que é a inflamação da bursa entre o calcanhar e o tendão de Aquiles (tendão calcâneo).

Os sintomas da bursite no calcanhar são:

  • Vermelhidão;
  • Calos;
  • Dores;
  • Inchaço;
  • Sensibilidade.

Continuar com a movimentação da área pode piorar as dores locais e gerar uma certa rigidez.

Causas

A bursite no calcanhar está muito ligada com a sobrecarga e traumas sofridos na porção mais à frente do pé. As situações que podem contribuir para o surgimento desta inflamação são:

  • Pisada desalinhada;
  • Aumento do atrito entre o calçado e a parte posterior do calcanhar;
  • Atividades de alto impacto;
  • Fatores de risco, como a tendinite do calcâneo, gota e deformidade de Hanglud.

Corredores podem sofrer com bursite no calcanhar mais frequentemente, por conta dos movimentos repetitivos e intensos.

Diagnóstico

Caso esteja sentindo esses desconfortos, a primeira coisa a se fazer é ir ao hospital e verificar o que pode ser. Ultrassonografias e ressonância magnética são exames que conseguem detectar a presença da bursite no calcanhar.

Com o diagnóstico feito por um profissional qualificado, o tratamento deve ser iniciado logo depois do conhecimento da inflamação.

Tratamento

O tratamento inclui repouso, analgésicos prescritos pelo médico para diminuir as dores e o uso de calçados adequados. Calçados e palmilhas feitas sob medida podem ajudar a terminar o tratamento mais rapidamente, e a evitar o surgimento de novas bursites.

Exatamente por isso, a Pés Sem Dor atua na fabricação de calçados e palmilhas sob medida para você fazer seu tratamento de maneira mais adequada e prevenir novos episódios de inflamação. Calçados e palmilhas feitas especialmente para o seu pé evitam atritos desnecessários, garantem o espaço ideal para seus pés e dedos, dão suporte, corrigem possíveis desalinhamentos e ajudam a diminuir os impactos.

Em caso de dor intensa e muito incômoda, colocar gelo na área pode ajudar a aliviar as dores e o inchaço.

Perguntas frequentes

Como fazer uma palmilha sob medida?

Para adquirir uma palmilha sob medida, você pode agendar uma avaliação gratuita ligando no número 4003-8033 ou pelo site. Após a avaliação, é dado o início ao processo de requerimento da palmilha e do calçado sob medida.

Em quanto tempo ficam prontos os calçados e as palmilhas?

Os calçados e as palmilhas ficam prontas em até 3 dias e são enviados gratuitamente.

Aceitam convênio médico?

Como as avaliações são gratuitas, não há a possibilidade de trabalhar com o convênio. Mas verifique a possibilidade de algum reembolso em relação aos calçados e as palmilhas.

Fontes:

https://www.pessemdor.com.br/dor-no-calcanhar/
https://www.pessemdor.com.br/blog/bursite-retrocalcanea/
https://www.reumatologia.org.br/orientacoes-ao-paciente/tendinites-e-bursites/

 

Mateus Martinez
Mateus Martinez
Atualmente é diretor de fisioterapia da Pés Sem Dor. É mestre em fisioterapia esportiva pela The University of Queensland, Austrália (2015). Especialista em Dry Needling (agulhamento a seco) pela Combined Physio Austrália. Graduado em fisioterapia na USP - Universidade de São Paulo (2011). É professor convidado da pós-graduação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). Foi fisioterapeuta da equipe Vôlei Brasil Kirin (2013) e Medley Campinas (2011-2013). Foi professor de anatomia e patologia básica para curso técnico de radiologia da Escola Profissionalizante CETEP (2012-2013). É co-autor de 6 estudos sobre saúde dos pés, possui mais de 170 artigos escritos sobre saúde dos pés no site da Pés Sem Dor e é criador de conteúdo no canal do Youtube da Pés Sem Dor, onde fala sobre saúde, bem estar e dores nos pés, tornozelos e joelhos para +160 mil inscritos. Profissional com registro no crefito: 162983-F
Postagens Recomendadas
Agende sua avaliação gratuita