Diferença entre as compressas quente e fria

 em Cuidados, Dicas, Fisioterapia, Tratar dores

As compressas frias são para os casos em que vasos sanguíneos são rompidos e aparecem inchaços ou hematomas, como manchas roxas. Além de funcionar como anestésico, a baixa temperatura também contrai os vasos sanguíneos, fazendo com que o vazamento de sangue diminua, assim como os inchaços ou hematomas. São indicadas durante o período de dor aguda dos traumas, desde que não possuam feridas abertas.

compressa quente fria

1. Compressa

 

Após esse período (geralmente alguns dias), pode-se aplicar a compressa quente, que serve para relaxar o local e reduzir o endurecimento das articulações, e deve ser usada quando não há inchaços, a região não está mais quente ou depois que eles diminuírem. Ela aumenta o volume de fluxo sanguíneo melhorando a circulação local. Também pode ser usada em dores musculares como cólicas, onde os músculos estão rígidos e necessitam de relaxamento.

Não se esqueça de tomar cuidado na hora de fazer sua compressa, ou você pode queimar sua pele! Para que isso não aconteça, coloque sempre um pano entre o gelo e a pele no caso da compressa gelada, ou no caso da quente verifique a temperatura da água antes de utilizá-la. Também é importante não deixá-las em contato com a pele por mais de 25 minutos, e fazer sempre um intervalo de no mínimo 2 horas entre cada aplicação.

Mateus Martinez
Mateus Martinez
Atualmente é diretor de fisioterapia da Pés Sem Dor. É mestre em fisioterapia esportiva pela The University of Queensland, Austrália (2015). Especialista em Dry Needling (agulhamento a seco) pela Combined Physio Austrália. Graduado em fisioterapia na USP - Universidade de São Paulo (2011). É professor convidado da pós-graduação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). Foi fisioterapeuta da equipe Vôlei Brasil Kirin (2013) e Medley Campinas (2011-2013). Foi professor de anatomia e patologia básica para curso técnico de radiologia da Escola Profissionalizante CETEP (2012-2013). É co-autor de 6 estudos sobre saúde dos pés, possui mais de 170 artigos escritos sobre saúde dos pés no site da Pés Sem Dor e é criador de conteúdo no canal do Youtube da Pés Sem Dor, onde fala sobre saúde, bem estar e dores nos pés, tornozelos e joelhos para +160 mil inscritos. Profissional com registro no crefito: 162983-F
Postagens Recomendadas
Agende sua avaliação gratuita