Sintomas de fascite plantar: como identificar e tratar essa doença

 em Patologias, Tratar dores

A fascite plantar é uma patologia dolorosa que atinge a sola do pé. Como você descobrirá neste artigo, ela pode ser causada por diversos fatores, e tratada de diferentes formas. Então, confira aqui quais são os principais sintomas de fascite plantar e descubra como tratá-los.

O que é fascite plantar

A fascite plantar é uma condição caracterizada pela inflamação da fáscia plantar, tecido que fica na sola dos pés e se estende do calcanhar até a parte próxima aos dedos. Essa inflamação é causada por sobrecargas na região, que podem ser provocadas por:

  • Sobrepeso
  • Atividades de alto impacto
  • Calçados inadequados
  • Alterações no arco do pé
  • Desalinhamento da pisada
  • Idade avançada

Sintomas de fascite plantar

A inflamação da fáscia plantar tem como principais sintomas:

Dor no calcanhar

A fascite plantar pode causar dor no calcanhar e também em outras partes da sola do pé. Em casos mais graves, a dor pode interferir na prática de atividades físicas cotidianas, como caminhadas.

Dor no arco do pé

A inflamação da fáscia plantar pode provocar dor no arco do pé, uma vez que essa camada fibrosa de tecido envolve também essa região. A dor é mais intensa de manhã, principalmente logo depois de acordar, uma vez que a fáscia plantar se contrai durante períodos de descanso e seu estiramento rápido pode ser doloroso. Também ocorre de forma mais intensa após exercícios extenuantes, devido à sobrecarga desse tecido.

Como tratar sintomas de fascite plantar

Para tratar a fascite plantar, assim como qualquer outra patologia, é fundamental consultar um profissional e seguir suas orientações. Assim, para tratar os sintomas de fascite plantar, o especialista pode recomendar as seguintes práticas:

Corrigir a pisada

Pisadas pronadas ou supinadas sobrecarregam a sola do pé e agravam dores na região; então, corrigir a pisada é importante para tratar essa condição e aliviar as dores. Essa correção pode ser feita por meio de palmilhas ortopédicas, sessões de fisioterapia e musculação ou outros métodos recomendados pelo especialista.

Emagrecer com acompanhamento profissional

Para evitar sobrecargas na fáscia plantar em casos de sobrepeso ou obesidade, o profissional pode recomendar o emagrecimento saudável até o atingimento do peso ideal, estabelecido pelo nutricionista.

Tomar anti-inflamatórios

Para tratar os sintomas de fascite plantar, o profissional pode receitar anti-inflamatórios, que diminuem a inflamação e, consequentemente, a dor. Mas é importante salientar que esses medicamentos tratam apenas os sintomas de fascite plantar e não a condição em si, então é importante associá-los a outros tratamentos.

Alongar e fortalecer a panturrilha

Como a musculatura da panturrilha está ligada à fáscia plantar, seu alongamento e fortalecimento podem prevenir e até tratar dores nessa região do pé, desde que sejam feitos de acordo com as indicações do especialista.

Aplicar gelo

Para aliviar os sintomas de fascite plantar, você pode aplicar gelo na região dolorida duas vezes ao dia, em sessões de 15 a 20 minutos.

Usar palmilhas e sapatos feitos sob medida

Para corrigir possíveis desalinhamentos da pisada e evitar a sobrecarga da fáscia plantar, você pode usar sapatos e palmilhas feitos sob medida, que redistribuem a pressão plantar e melhoram o amortecimento, como os calçados da Pés Sem Dor.

Sapatos e palmilhas para tratar sintomas de fascite plantar

Como visto acima, como parte do tratamento de dores na sola do pé causadas pela fascite plantar, o especialista pode recomendar o uso de palmilhas e sapatos feitos sob medida, uma vez que esses calçados promovem um encaixe perfeito e evitam a sobrecarga da região.

Uma opção eficaz são os calçados da Pés Sem Dor, que são produzidos com tecnologia 3D e precisão digital milimétrica. Agende agora sua avaliação gratuita com especialistas da Pés Sem Dor pelo site ou pelo telefone 4003-8033 e descubra como os calçados feitos sob medida podem aliviar seus sintomas de fascite plantar.

Perguntas frequentes

Quais são os sintomas de fascite plantar?

Como essa condição caracteriza a inflamação da fáscia plantar, tecido da sola do pé, seus sintomas são, principalmente, dor no calcanhar e no arco do pé.

Existem sapatos e palmilhas que aliviam os sintomas de fascite plantar?

Sim. As palmilhas e sapatos feitos sob medida da Pés Sem Dor ajudam a prevenir e tratar diversas patologias e dores nos pés, inclusive a fascite plantar. Assim, marque agora sua avaliação gratuita e recupere sua qualidade de vida.

Fascite plantar tem cura?

Sim. Especialistas recomendam diferentes tratamentos para aliviar os sintomas de fascite plantar, como terapia manual, musculação, alongamento, palmilhas ortopédicas, calçados sob medida, fisioterapia e mais. Na maioria dos casos tratados corretamente, a dor diminui significativamente ou some de vez.

Fontes

https://www.pessemdor.com.br/fascite-plantar/
https://www.pessemdor.com.br/dor-no-calcanhar/
https://www.pessemdor.com.br/dor-no-arco-do-pe/
Mateus Martinez
Mateus Martinez
Atualmente é diretor de fisioterapia da Pés Sem Dor. É mestre em fisioterapia esportiva pela The University of Queensland, Austrália (2015). Especialista em Dry needling pela Combined Physio Austrália. Graduado em fisioterapia na USP - Universidade de São Paulo (2011). É professor convidado da pós-graduação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). Foi fisioterapeuta da equipe Vôlei Brasil Kirin (2013) e Medley Campinas (2011-2013). Foi professor de anatomia e patologia básica para curso técnico de radiologia da Escola Profissionalizante CETEP (2012-2013). É co-autor de 6 estudos sobre saúde dos pés, possui mais de 170 artigos escritos sobre saúde dos pés no site da Pés Sem Dor e é criador de conteúdo no canal do Youtube da Pés Sem Dor, onde fala sobre saúde, bem estar e dores nos pés, tornozelos e joelhos para +160 mil inscritos. Profissional com registro no crefito: 162983-F
Postagens Recomendadas
Agende sua avaliação gratuita