Pisada Supinada

Escrito por Mateus Martinez | Atualizado em 17 de março de 2022.

é mestre em fisioterapia esportiva pela Universidade de Queensland – Austrália. Fisioterapeuta formado pela Universidade de São Paulo (USP). Ele é Diretor de Fisioterapia na Pés Sem Dor, ministra cursos no Grupo Terapia Manual e gosta de praticar corrida. Profissional com registro no crefito: 162983-F

Você pode encontrar Mateus Martinez no Youtube e Linkedin

Pisada supinada ou supinação, é o movimento que o pé realiza “para fora” ao se movimentar. Esse movimento é natural do corpo humano, mas quando acontece em excesso, pode trazer problemas para a saúde dos pés. Quando perguntam como corrigir esse problema, indicamos as nossas palmilhas feitas sob medida.

O QUE É A PISADA SUPINADA?

Durante a fase de contato no solo, as forças absorvidas se distribuem proporcionalmente ao longo do pé, passando por 3 estágios: no primeiro, o calcanhar se apoia no chão; no segundo, o lado externo da planta do pé é pressionado; no terceiro, no final do ciclo da pisada, as forças terminam nos metatarsos e no dedão.

Entretanto, pessoas com a pisada supinada tem uma variação da distribuição dessas pressões e as cargas que deveriam ser aplicadas nos metatarsos/dedão acabam sobrecarregando a parte mais lateral do pé.

Imagem ilustrativa mostrando os tipos de pisada possíveis.

Geralmente, pessoas com pés cavos também apresentam supinação durante o andar. Outros fatores, como o alinhamento em varo dos tornozelos e joelhos, fraqueza muscular ou disfunção das estruturas estabilizadoras dos membros inferiores, também podem causar supinação.

pé cavo
Pé cavo

O QUE A PISADA SUPINADA PODE CAUSAR

As dores provenientes da pisada supinada excessiva são decorrentes da sobrecarga aplicada na região lateral do pé, no quinto metatarso e no dedinho. Indivíduos praticantes de atividades físicas intensas e corrida estão mais propensos a essas dores (por causa da alta repetição de movimentos). Alguns dos diagnósticos que podem se desenvolver a partir da pisada excessivamente supinada, são:

Bunionette: é o joanete do quinto metatarso e ocorre devido ao excesso de carga contínua aplicada na lateral do pé;

Calos: são espessamentos da pele que se formam para proteger as camadas internas do corpo. Formam-se a partir dos pontos de pressão aplicados no pé;

Entorses de tornozelo: por causa da supinação, o tornozelo fica muito mais suscetível a entorses em inversão, quando o pé vira para fora;

Tendinites fibulares: os tendões fibulares são estruturas responsáveis por estabilizar, principalmente da parte de fora, e dar equilíbrio ao tornozelo. A pisada supinada pode sobrecarregar esses tendões e começar a gerar dor.

osteoporose joelho valgo
Joelho valgo

O desalinhamento em varo do joelho também pode estar ligado à pisada supinada, pois a sobrecarga na parte externa é maior. Tal desalinhamento pode causar a sobrecarga de algumas estruturas, podendo levar ao desenvolvimento de dores.

COMO IDENTIFICAR A PISADA SUPINADA

Para saber qual o tipo de pisada que o sujeito apresenta, alguns artifícios podem ser utilizados, como por exemplo, a análise do desgaste da sola do sapato (quando o tênis apresenta maior dano na lateral, pode ser indício de que a pisada é supinada). Outros métodos também podem ser aplicados, com auxílio de profissionais capacitados, como:

1) Baropodometria (o famoso teste da pisada): é feito com base na análise das pressões aplicadas nos pés durante o caminhar.

Na imagem acima, as cores fortes (vermelho e rosa) representam os pontos de maior pressão em uma pisada supinada. Pode-se notar que há uma sobrecarga maior na lateral do pé, que se inicia no calcanhar e vai até os metatarsos. Em uma pisada neutra as cargas se distribuem proporcionalmente pelo pé durante a caminhada, iniciando a fase de contato com o solo com o calcanhar se apoiando no chão, seguida do toque do mediopé e encerrando o ciclo com o dedão.

2) Scanner 3D: é uma tecnologia utilizada para analisar todas dimensões do pé e o tamanho do arco plantar em posição estática.

3) Teste caseiro: pode ser feito molhando a sola do pé e caminhando sobre uma folha de papel. Se o resultado da imagem for parecido com o pé cavo, sua pisada tem uma boa chance de ser supinada.

É bom ressaltar que a análise exata da pisada apenas poderá ser feita por profissionais especializados e com o uso dos equipamentos adequados.

PALMILHAS E SAPATOS SOB MEDIDA PÉS SEM DOR® PARA PISADA SUPINADA

Para corrigir a pisada supinada, é recomendado o uso de palmilhas e sapatos sob medida, que conseguem realinhar a pisada por meio de correções específicas, redistribuindo as pressões no pé e alinhando todo o membro inferior.

As palmilhas e sapatos são feitos com tecnologia 3D e precisão digital milimétrica, após uma avaliação gratuita dos pés, tornozelos e joelhos, com os especialistas da Pés Sem Dor. Veja agora todos os seus benefícios:

Palmilhas sob medida Pés Sem Dor.
Palmilhas ortopédicas Pés Sem Dor
  • Eliminação ou redução da dor;
  • Prevenção de lesões;
  • Aumento do conforto;
  • Encaixe perfeito;
  • Mais tempo em pé sem dores;
  • Prevenção de progressão de patologias;.
  • Melhora do amortecimento de impacto;
  • Melhora do desempenho esportivo.
Tênis Casual Fly Sob Medida
Tênis Casual Fly Sob Medida | São mais de 20 modelos de sapatos femininos e masculinos para você escolher

PERGUNTAS FREQUENTES

Imagem ilustrativa com pessoas se fazendo perguntas,

Como adquirir um sapato ou palmilha sob medida?

É rápido e fácil! Para adquirir seu sapato ou palmilha sob medida, agende uma avaliação gratuita dos seus pés com nossos especialistas, em uma das nossas unidades espalhadas pelo Brasil. Ligue ou mande um WhatsApp para 4003-8883 ou acesse: www.pessemdor.com.br/agendamento.

Em quanto tempo os calçados e palmilhas ficam prontos?

A Pés Sem Dor produz o seu sapato e palmilha sob medida em até 3 dias, e depois disso, eles são enviados de forma gratuita para a sua casa!

A avaliação é gratuita?

Nossa avaliação é totalmente gratuita! Realizamos a análise completa de seus pés e pernas. Você não paga nada por isso!

Aceitamos convênio médico?

Não trabalhamos com convênios, pois a nossa avaliação é totalmente gratuita! Mas você pode verificar com seu plano se eles fazem algum tipo de reembolso em relação aos sapatos!

LINKS EXTERNOS

1) Pronation, Overpronation, and Supination in Walking and Running | VeryWell Fit

2) Qual é o seu tipo de pisada? | Hora do treino

3) What to know about supination of the foot | Medical News Today