Tornozelo inchado: o que pode ser?

 em Dores, Patologias

Última Atualização: 09 de abril de 2024

Introdução sobre tornozelo inchado

Ao final do dia ou logo ao se levantar, é comum que muitas pessoas apresentem queixas de tornozelo inchado, com sensação de peso e formigamento. Apesar de comum, esse tipo de incômodo não é normal e precisa ser investigado! Se você deseja entender melhor o que pode estar causando o problema e o que fazer para aliviá-lo, não deixe de ler este artigo até o final!

Composição do tornozelo

Em suma, a articulação do tornozelo é composta por três ossos: tíbia, fíbula e tálus. A tíbia é o osso que compõe a canela, logo abaixo da coxa; a fíbula é um osso fino e comprido, que fica na parte externa da tíbia; e o tálus fica logo abaixo desses ossos, acima do calcâneo (osso do calcanhar).

Entre as principais funções dessa articulação, estão os movimentos de dorsiflexão e flexão plantar:

  • Dorsiflexão: a ponta do pé é elevada em direção à canela, direcionando o peso corporal para o calcanhar;
  • Flexão plantar: o peso corporal é direcionado para a ponta do pé, elevando o calcanhar em direção à panturrilha. 

Em suma, por estar constantemente sob pressão, a articulação do tornozelo é vulnerável a lesões por trauma e entorses, devido à alta carga suportada ao longo do dia a dia. Com isso, se os músculos e tecidos da região não estiverem fortalecidos e protegidos com calçados que proporcionem uma boa estabilidade, os riscos de sofrer com tornozelo inchado aumentam.

O que causa o inchaço no tornozelo?

Imagem de uma mulher sentada em um sofá e se segurando o seu tornozelo dolorido

Entorse de tornozelo

A princípio, o tornozelo inchado pode surgir por vários motivos – desde entorses simples a lesões mais sérias, que provocam inflamações. Por isso, assim que perceber o aumento do tamanho do local ou alguma sensibilidade na região, não deixe de procurar a ajuda de um especialista. Entre os possíveis motivos para inchaço no tornozelo, encontram-se os seguintes diagnósticos:

Problemas na circulação sanguínea e tornozelo inchado

Algumas profissões exigem que o trabalhador passe longas jornadas em pé ou sentado – alguns exemplos são recepcionistas, seguranças e vendedores. Com isso, ao final do dia, é comum que surjam queixas de dores nos membros inferiores e, principalmente, tornozelo inchado.

O inchaço no tornozelo por longos períodos em pé ou sentado pode acontecer por problemas na circulação e no bombeamento do sangue. Quando passamos muito tempo em repouso, os músculos da panturrilha não fazem o movimento de contração necessário para que as válvulas retornem o sangue com facilidade ao coração, fazendo com que o líquido se acumule na região inferior do corpo, provocando o inchaço.

Além do tornozelo inchado, essa deficiência na circulação também pode provocar os seguintes problemas:

 

Desalinhamento articular e tornozelo inchado

Como vimos, o tornozelo é um dos grandes responsáveis por proporcionar estabilidade e distribuir o peso corporal para os pés. Entretanto, quando há um desalinhamento dessa articulação, essas funções são prejudicadas, fazendo com que algumas áreas recebam mais impacto do que outras.

O desalinhamento do tornozelo pode ocorrer de duas maneiras: em valgo ou em varo. Veja abaixo o que esses termos significam:

  • Tornozelo em valgo: ao pisar, a articulação se desvia para dentro, aproximando um tornozelo do outro. Com isso, as estruturas internas são estiradas e as da lateral do tornozelo são comprimidas pelo peso corporal;
  • Tornozelo em varo: a articulação se desvia para fora, afastando um tornozelo do outro. Nesse caso, as estruturas internas são comprimidas e os ligamentos e tendões laterais são estirados.

Com a desestabilização da região e má distribuição de impacto, as estruturas que compõem o tornozelo são prejudicadas, levando ao surgimento do inchaço. 

O desalinhamento articular costuma estar associado a outras alterações biomecânicas, como pés cavos e chatos e pisadas tortas (pronada ou supinada).

 

Sobrecarga nas articulações do tornozelo

Muitas vezes, para entender a origem do tornozelo inchado é preciso observar a rotina da pessoa. No caso de pessoas que praticam atividades físicas de alta intensidade com muita frequência e, principalmente, utilizando equipamentos inadequados – como calçados que não oferecem uma boa absorção de impacto –, as articulações podem ficar sobrecarregadas, provocando uma inflamação que leva ao tornozelo inchado.

Outra questão que estimula a sobrecarga das articulações é o excesso de peso, pois os quilinhos a mais aumentam significativamente a pressão sobre os tornozelos, causando dores e outros incômodos.

 

Lesões nos ligamentos do tornozelo inchado

Os ligamentos são tecidos resistentes, feitos de colágeno, que conectam as extremidades dos ossos, evitando que eles façam movimentos excessivos. Quando uma pessoa está sofrendo por um entorse brusco no tornozelo, ou se tem entorses frequentes, os ligamentos ficam machucados/lesionados, prejudicando sua função de dar estabilidade ao tornozelo. Dependendo da gravidade da lesão, essas fibras podem se romper ou sofrer com lesões que provocam inchaço, dor e falta de estabilidade.

 

Uso de calçados inadequados para quem tem tornozelo inchado

Em suma, os sapatos foram feitos para proteger os pés, proporcionando uma boa sustentação e aliviando os impactos da movimentação. Mas quando esses calçados são muito largos ou apertados, ou muito rígidos, eles acabam prejudicando o funcionamento dos membros inferiores, levando a uma sobrecarga prejudicial às articulações do tornozelo.

 

Doenças degenerativas

Algumas doenças que acometem as articulações e tecidos que revestem os membros inferiores podem propiciar o surgimento do tornozelo inchado. Alguns exemplos são a tendinite de calcâneo, também conhecida como tendinite do tendão de Aquiles, e a artrose. Leia mais sobre artrose aqui!

Veja outros sintomas dessas enfermidades abaixo:

 

Tendinite de calcâneo:

Em suma, a tendinite de calcâneo é uma condição inflamatória que acomete o tendão do calcâneo, que conecta o osso calcâneo à musculatura da panturrilha. Uma pessoa com tornozelo inchado por tendinite de calcâneo também pode apresentar os seguintes sintomas:

  • Rigidez na musculatura da panturrilha;
  • Redução da movimentação do tornozelo;
  • Dor ao fazer o movimento de dorsiflexão.

 

Artrose:

A artrose é uma doença que provoca o desgaste progressivo das cartilagens das articulações. Como consequência disso, os ossos começam a encostar uns nos outros, provocando dor e dificuldades para se locomover. A doença, quando acomete o tornozelo, costuma provocar os seguintes sintomas:

  • Tornozelo inchado;
  • Rigidez gradual da articulação;
  • Dor durante a movimentação – e, em casos mais graves, até em repouso.

 

Tornozelo inchado: o que fazer?

Para tratar o inchaço no tornozelo, primeiro, é preciso identificar a origem do problema. Por ser um sintoma aparentemente inofensivo, muitas pessoas optam por tratamentos caseiros. Entretanto, se houver alguma doença ou lesão primária que está provocando o inchaço, a intervenção sem supervisão profissional pode agravar os incômodos ou mascará-los, sem que o problema seja resolvido.

Depois de se consultar, algumas das dicas abaixo podem ajudar a reduzir o inchaço no tornozelo:

 

Utilizar palmilhas sob medida e calçados sob medida

Como uma das principais causas do tornozelo inchado é a sobrecarga nas articulações, substituir as palmilhas dos calçados convencionais por palmilhas sob medida é uma ótima alternativa para reduzir a inflamação e evitar o retorno do incômodo.

Além disso, os sapatos comuns são produzidos em larga escala, não sendo capazes de atender às necessidades de cada tipo de pé. Entretanto, as palmilhas não oferecem uma boa sustentação e absorção de impacto, prejudicando a saúde das articulações a longo prazo.

As palmilhas sob medida Pés Sem Dor são confeccionadas de acordo com os moldes dos pés de cada cliente. Assim, elas oferecem as correções necessárias para alinhar a pisada e as articulações, redistribuindo as pressões e oferecendo mais conforto e sustentação para o tornozelo.

Sandália Double Sob Medida

Sandálias Double Sob Medida

Os calçados sob medida também são indicados para quem deseja acabar com o tornozelo inchado no final do dia, pois proporcionam um melhor encaixe entre os pés e o calçado, melhoram o amortecimento de impacto e aumentam a estabilidade durante a marcha. Temos vários modelos que se adequam a cada uma das necessidades dos seus pés e do seu dia a dia – confira clicando aqui.

 

Colocar as pernas para cima

Quando colocamos as pernas para cima, a força da gravidade favorece o retorno do sangue ao coração, ajudando a aliviar a sensação de pernas pesadas e tornozelo inchado. Portanto, a recomendação é elevar as pernas diariamente por alguns minutos no fim do dia –  principalmente se você passa várias horas sentado ou em pé.

 

Fazer escalda pés

Colocar os pés imersos em água quente pode ajudar a reduzir o inchaço no tornozelo, pois o calor estimula e facilita a circulação sanguínea. Para fazer é bem simples: basta esquentar um pouco de água em temperatura agradável, despejar o líquido em uma bacia e, em seguida, mergulhar os pés. Para tornar o momento ainda mais agradável, acrescente sais de banho e ervas – finalizar com uma massagem linfática também pode potencializar os resultados!

 

Colocar compressas de gelo

No caso de tornozelo inchado por entorse, é uma boa alternativa aplicar compressas de gelo no local. Ao entrar em contato com a pele, o gelo tem efeito anti-inflamatório e analgésico, reduzindo o inchaço e a dor na região. É importante salientar que essa dica não substitui o uso de remédios recomendados pelo médico!

Fazendo uso dos produtos sob medida Pés Sem Dor, você poderá obter mais segurança para realizar as suas atividades do dia, sem sentir dores ou sofrer com inchaço no tornozelo!

 

Tornozelo inchado após exercício fisico: o que pode ser?

Embora o inchaço no tornozelo após o exercício físico pode ser um sintoma comum, geralmente não é motivo de preocupação, especialmente se for leve e desaparecer dentro de alguns dias. No entanto, em alguns casos, o inchaço persistente ou grave pode ser um sinal de uma condição subjacente mais séria.

Existem várias razões pelas quais o tornozelo pode ficar inchado após o exercício:

  1. Lesões musculares ou ligamentares: O inchaço pode ocorrer devido a microlesões nos músculos ou ligamentos do tornozelo durante o exercício. Isso é comum em atividades de alto impacto ou que envolvem mudanças repentinas de direção, como corrida, basquete ou futebol.
  2. Sobrecarga: Exercícios intensos ou prolongados podem causar sobrecarga nos músculos e articulações do tornozelo, levando ao inchaço temporário. Isso é mais provável de ocorrer se você aumentar a intensidade ou a duração do exercício de forma rápida demais.
  3. Retenção de líquidos: O aumento temporário no volume de fluido nos tecidos do tornozelo pode ocorrer como resultado da retenção de líquidos durante o exercício, especialmente se você estiver se exercitando em condições quentes ou se estiver desidratado.
  4. Lesões crônicas: Em alguns casos, o inchaço persistente após o exercício pode ser um sinal de uma lesão crônica, como tendinite, síndrome do túnel do tarso ou instabilidade crônica do tornozelo.

Embora o inchaço no tornozelo após o exercício geralmente não seja grave, é importante você prestar atenção a quaisquer sintomas adicionais que possam acompanhar o inchaço, como dor intensa, vermelhidão, calor excessivo ou dificuldade para suportar o peso. Estes podem ser sinais de uma lesão mais séria que requer atenção médica.

Se o inchaço persistir por mais de alguns dias ou se você estiver preocupado com sua gravidade, é recomendável consultar um especialista para uma avaliação completa. Eles podem ajudar a determinar a causa subjacente do inchaço e fornecer orientações sobre o tratamento adequado e medidas preventivas para evitar futuras recorrências.

Como prevenir o inchaço no tornozelo após o exercício físico

Quando se trata de lidar com um tornozelo inchado, o exercício pode desempenhar um papel importante na recuperação e no fortalecimento da área afetada. No entanto, é crucial abordar o exercício com cautela e seguir orientações adequadas para evitar qualquer complicação adicional.

Entretanto, antes de iniciar qualquer programa de exercícios, é fundamental consultar um profissional para obter uma avaliação precisa da condição do tornozelo e receber recomendações personalizadas. Eles podem fornecer orientações específicas com base na gravidade do inchaço, na causa subjacente e no estágio de recuperação.

Contudo, os exercícios para um tornozelo inchado se concentram em três áreas principais: alongamento, fortalecimento e equilíbrio.

Exercícios para tornozelo inchado:

  1. Alongamento do tornozelo: Movimentos suaves de flexão e extensão do pé podem ajudar a melhorar a mobilidade e reduzir a rigidez. Isso pode incluir desenhos do alfabeto com os dedos dos pés, movimentos circulares do tornozelo e alongamentos dos músculos da panturrilha.
  2. Fortalecimento muscular: Exercícios de fortalecimento podem ajudar a estabilizar o tornozelo e prevenir lesões futuras. Exemplos incluem flexões plantares (levantar os calcanhares), dorsiflexões (levantar os dedos do pé em direção à canela), resistência com faixas elásticas e exercícios de fortalecimento de tornozelo com uma bola de fisioterapia.
  3. Exercícios de equilíbrio: Trabalhar no equilíbrio é essencial para restaurar a estabilidade do tornozelo e prevenir quedas. Isso pode ser feito através de exercícios simples, como ficar em um pé só, fazer séries de agachamentos em uma perna só e usar superfícies instáveis, como uma almofada de espuma ou um disco de equilíbrio.

Em suma, é importante progredir gradualmente nos exercícios, começando com movimentos suaves e de baixo impacto e aumentando a intensidade à medida que o tornozelo se fortalece e a mobilidade melhora. Além disso, é essencial ouvir o corpo e interromper qualquer exercício que cause dor ou desconforto excessivo.

Além dos exercícios, é fundamental adotar outras medidas de autocuidado, como descanso adequado, aplicação de gelo, elevação do tornozelo e uso de compressão, conforme recomendado pelo profissional de saúde.

Lembre-se sempre de que a recuperação de um tornozelo inchado pode levar tempo e paciência. Portanto, é essencial ser consistente com o programa de exercícios e seguir as orientações fornecidas pelo seu especialista de confiança para alcançar os melhores resultados possíveis.

 

Perguntas frequentes

Como faço para obter minha palmilha sob medida?

Em suma, o primeiro passo para obter sua palmilha é agendar uma avaliação gratuita com um de nossos especialistas. 

Quanto tempo demora para as palmilhas ficarem prontas?

Em suma, levamos três dias para confeccionar sua palmilha sob medida.

Mateus Martinez
Mateus Martinez
Atualmente é diretor de fisioterapia da Pés Sem Dor. É mestre em fisioterapia esportiva pela The University of Queensland, Austrália (2015). Especialista em Dry Needling (agulhamento a seco) pela Combined Physio Austrália. Graduado em fisioterapia na USP - Universidade de São Paulo (2011). É professor convidado da pós-graduação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). Foi fisioterapeuta da equipe Vôlei Brasil Kirin (2013) e Medley Campinas (2011-2013). Foi professor de anatomia e patologia básica para curso técnico de radiologia da Escola Profissionalizante CETEP (2012-2013). É co-autor de 6 estudos sobre saúde dos pés, possui mais de 170 artigos escritos sobre saúde dos pés no site da Pés Sem Dor e é criador de conteúdo no canal do Youtube da Pés Sem Dor, onde fala sobre saúde, bem estar e dores nos pés, tornozelos e joelhos para +160 mil inscritos. Profissional com registro no crefito: 162983-F
Postagens Recomendadas
Agende sua avaliação gratuita