Palmilha para dor no tornozelo

 em palmilha, Palmilhas

A dor no tornozelo pode ser causada por diversos fatores: de artrose a fraturas e traumas, há diversos motivos pelos quais alguém pode experienciar esse tipo de dor. Seja como for, uma coisa é certa: ninguém quer viver sentindo dor. Sabendo disso, iremos explorar melhor neste artigo as causas e os porquês da dor de tornozelo e como as palmilhas podem ajudar a tratar esse desconforto. Confira também o melhor tipo de palmilha para dor no tornozelo a seguir.

A dor no tornozelo e suas causas

O tornozelo recebe a carga do corpo e a distribui para os pés. É uma articulação formada por ligamentos, tendões e três ossos principais: a tíbia (osso da canela), a fíbula (osso da lateral externa da perna) e o tálus (osso que fica entre os dois e logo acima do calcanhar). Por ser uma estrutura tão complexa, há diversos motivos pelos quais uma pessoa pode sentir a dor no tornozelo, sendo necessário o acompanhamento especializado para definir com precisão as causas e o tratamento adequado para esse tipo de dor. 

 

No entanto, há algumas causas principais de dor no tornozelo que podem ajudar no diagnóstico, como por exemplo: 

 

  • Desalinhamento do tornozelo: o desalinhamento do tornozelo, que normalmente acontece junto com o desalinhamento do joelho, consiste em ter a perna desviada de sua posição habitual. Por exemplo: no desalinhamento varo, a articulação do tornozelo se vira para fora; já quando o desalinhamento do joelho é valgo, a articulação do tornozelo se curva para a parte interna das pernas. Isso modifica a forma da pessoa pisar, podendo causar dor e desconforto nos tornozelos e joelhos. 
  • Sobrecarga: a sobrecarga, que pode ser causada pelo excesso de peso ou por esportes de alto impacto, também é um fator que potencialmente leva ao surgimento de dores no tornozelo. Pode ainda resultar em problemas como as tendinites e a osteoartrose.
  • Traumas: lesões causadas por pancadas e fraturas são um motivo comum pelo qual seu tornozelo pode doer. Nesse caso, é muito importante buscar o acompanhamento médico, já que quando não tratadas, as fraturas podem romper ainda mais os tecidos do tornozelo e causar mais dor. 
  • Instabilidade do tornozelo: a instabilidade do tornozelo é outro motivo que pode causar dor nessa região, bem como falta de confiança ao caminhar e quedas constantes. 
  • Calçados inadequados: para ter pés, tornozelos e joelhos saudáveis é importante utilizar calçados adequados e que ofereçam conforto aos pés. Isso evita dores, fraturas e o surgimento de novas patologias. Uma boa forma de garantir que seus pés estejam bem assistidos e confortáveis dentro do calçado é com a utilização de palmilhas ortopédicas que evitam a dor no tornozelo. 
  • Patologias: patologias também causam dores no tornozelo. Dentre as principais doenças que podem estar causando esse desconforto estão as entorses, fraturas ósseas e a artrose.

 

Essas são as principais causas da dor no tornozelo. Agora vamos conferir como tratar esses problemas e qual o melhor tipo de palmilha para dor no tornozelo?

Dor no tornozelo: tratamentos

Sendo uma região do corpo que muitas vezes precisa de cuidados especiais, listamos aqui alguns dos principais tratamentos para a dor no tornozelo. Confira:

 

  • Se aquecer antes de atividades físicas;
  • Método “PRICE” (proteger o local, descansar, colocar gelo e fazer compressas);
  • Manter o controle do peso;
  • Uso de tornozeleira;
  • Exercícios para manter o equilíbrio;
  • Calçados adequados e palmilhas ortopédicas;
  • Tratamentos médicos – como remédios para dor e cirurgias, quando necessário;

 

Embora todos esses tratamentos possam ser utilizados, neste artigo iremos focar no uso da palmilha para dor no tornozelo ortopédica e feita sob medida. Leia e confira! 

Palmilha para dor no tornozelo: ortopédica e sob medida

Ao contrário das palmilhas pré-fabricadas, que são feitas de forma genérica e sem se preocupar com as necessidades específicas de cada pé, as palmilhas para dor no tornozelo feitas sob medida são confeccionadas de acordo com o que cada caso precisa, ajudando a oferecer estabilidade, corrigindo desvios de pisada e melhorando o amortecimento de impacto para aqueles que sofrem com a dor no tornozelo. A palmilha ajuda a oferecer um apoio melhor ao tornozelo, evitando que os ossos, ligamentos e tendões sejam afetados por calçados ou uma pisada inadequada. 

 

Aqui na Pés Sem Dor você pode fazer sua avaliação gratuita e obter a melhor palmilha para dor no tornozelo feita sob medida, especialmente para você! E o melhor: contamos com uma garantia de 90 dias: caso suas dores não sejam resolvidas dentro desse período nós devolvemos seu dinheiro. Agende uma avaliação em uma de nossas unidades e confira como adquirir sua palmilha para dor no tornozelo.

Perguntas frequentes

 

Qual a melhor palmilha para dor no tornozelo?

A melhor palmilha para dor no tornozelo é a palmilha ortopédica sob medida, que oferece mais estabilidade aos pés, corrige os desvios de pisada e melhora o amortecimento de impacto. 

 

O que é bom para aliviar a dor no tornozelo?

Repouso, compressas de gelo, utilização de remédios para dor e de calçados adequados são as melhores formas de aliviar a dor no tornozelo. 

 

Fontes

 

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC1978459/

https://bjsm.bmj.com/content/bjsports/28/2/112.full.pdf

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK67747/

Mateus Martinez
Mateus Martinez
Atualmente é diretor de fisioterapia da Pés Sem Dor. É mestre em fisioterapia esportiva pela The University of Queensland, Austrália (2015). Especialista em Dry Needling (agulhamento a seco) pela Combined Physio Austrália. Graduado em fisioterapia na USP - Universidade de São Paulo (2011). É professor convidado da pós-graduação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). Foi fisioterapeuta da equipe Vôlei Brasil Kirin (2013) e Medley Campinas (2011-2013). Foi professor de anatomia e patologia básica para curso técnico de radiologia da Escola Profissionalizante CETEP (2012-2013). É co-autor de 6 estudos sobre saúde dos pés, possui mais de 170 artigos escritos sobre saúde dos pés no site da Pés Sem Dor e é criador de conteúdo no canal do Youtube da Pés Sem Dor, onde fala sobre saúde, bem estar e dores nos pés, tornozelos e joelhos para +160 mil inscritos. Profissional com registro no crefito: 162983-F
Postagens Recomendadas
Agende sua avaliação gratuita