Dor no tornozelo: causas e tratamentos

 em palmilha, Palmilhas

Entenda as principais causas de dor no tornozelo e conheça os melhores tratamentos!

O tornozelo é um dos grandes responsáveis por receber a carga corporal e redistribuí-la para os pés. Para dar conta de todo esse trabalho, essa articulação possui uma variedade de ligamentos e tendões que a ajudam a manter-se estável. Contudo, apesar de toda essa estrutura, assim como qualquer outra parte do corpo, o tornozelo está suscetível ao aparecimento de inflamações e desconfortos.

A dor no tornozelo pode surgir por vários motivos – desde uma inflamação simples, causada por uma torção acidental, até por conta de doenças crônicas, como a artrose, que é pouco comum, mas pode acontecer. As sobrecargas e o desalinhamento de pisada são os principais fatores que costumam acarretar desconforto nessa região. Esses problemas, acompanhados do uso de sapatos inadequados, costumam ser os grandes causadores da dor no tornozelo. 

Como é a anatomia do tornozelo?

A articulação do tornozelo é formada pela união dos ossos da perna – tíbia e fíbula – com o osso tálus, que é um intermediário entre a parte superior da canela e o pé. As funções primordiais dessas articulações são garantir a absorção do impacto causado pela movimentação, e auxiliar na propulsão corporal e no equilíbrio. Devido à alta carga de trabalho ao longo do dia a dia, essa região é sensível ao aparecimento de dores e inflamações – e as mulheres são mais suscetíveis do que os homens, pois, segundo uma pesquisa realizada pela Pés Sem Dor, chamada “Saúde e qualidade de vida: a relação com os pés, tornozelos e joelhos”, 59% dos homens sentem dor no tornozelo em comparação com 61% das mulheres.

Ossos do tornozelo

Quais são os sintomas de dor no tornozelo?

Normalmente, o incômodo no tornozelo aparece sob os maléolos – aqueles ossinhos proeminentes que ficam nas laterais da canela – ou nos ossos próximos a eles. As principais sensações de desconforto relatadas pelos pacientes são pontadas e queimação, principalmente ao estar em pé ou ao realizar alguma atividade física. 

Quando a dor no tornozelo se torna um alerta? 

As dores no tornozelo podem surgir após um longo período de tempo em pé, depois de correr, ou de realizar alguma outra atividade física. Os sintomas de pontadas e queimação podem não representar problemas, sendo apenas um sinal da fadiga da articulação após o esforço. Contudo, quando as dores vêm acompanhadas de outros sintomas – como inchaço e até mesmo incapacidade de caminhar ou suportar peso –, é preciso procurar um especialista para avaliar a situação.

Quais são as principais causas de dor no tornozelo?

Como já vimos, a dor no tornozelo pode ser causada por vários motivos, desde as torções mais simples até doenças crônicas. Por isso, é indispensável procurar a ajuda de um profissional para identificar o problema e tratá-lo com precisão! Dito isso, vamos aos principais fatores que podem desencadear desconfortos no tornozelo:

Desalinhamento

Uma das principais causas da dor no tornozelo é o desalinhamento, que pode ser em varo ou em valgo. Quando essas alterações acontecem, um lado sofre com o impacto dos ossos, e o outro com o estiramento dos tendões e ligamentos, causando a dor.

Desalinhamento em valgo

Nesse caso, a articulação desvia para dentro, o que estimula o estiramento das estruturas internas e comprime a parte lateral do tornozelo. Esse posicionamento está relacionado com a pisada pronada e com o pé chato, porque, nesses casos, o peso durante a caminhada fica mais concentrado na região interna do pé.

Desalinhamento em varo

Já no desalinhamento em varo do tornozelo, a articulação desvia para fora, levando à compressão das estruturas internas e ao estiramento dos ligamentos e tendões da lateral do tornozelo. Esse tipo de desvio de tornozelo está relacionado à pisada supinada – porque o peso do corpo fica distribuído nas laterais dos pés – e com o pé cavo – porque esse tipo de pé tem menor área de contato com o solo e menor capacidade de absorção de impacto, o que facilita o aparecimento de dor no tornozelo.

Sobrecarga

A sobrecarga é um dos fatores que pode causar vários problemas, como as tendinites e a osteoartrose, por exemplo. Por isso, é sempre importante manter o peso ideal, pois os quilos a mais podem aumentar significativamente a pressão sobre os tornozelos e causar dores.

Além disso, é preciso tomar cuidado com a intensidade e repetição dos exercícios físicos, pois os atletas têm mais chances de desenvolverem dores de sobrecarga, por se esforçarem muito e realizarem treinos pesados. Também por esse motivo, é necessário saber que modificar o treino de uma hora para outra pode causar bastante dor no tornozelo.

Instabilidade

Outro fator que pode provocar dor é a instabilidade do tornozelo. Quando a pessoa apresenta entorses repetidamente, o tornozelo pode ficar mais vulnerável devido à perda de função dos ligamentos, que ficam mais flexíveis ao invés de estabilizar a articulação. Isso gera falta de confiança e equilíbrio para as atividades normais, causando dores e aumento no risco de quedas.

Traumas

As lesões provocadas por fatores externos, como pancadas, podem causar estiramento ou ruptura de tecidos na região do tornozelo, sendo a entorse a principal causa de trauma no local. Quanto maior a lesão, mais difícil é a recuperação. E, caso o corpo não consiga se recuperar corretamente, o tornozelo pode ficar instável, deixando a região exposta a novos danos. Caso a instabilidade seja muito grande, pode-se optar pelo procedimento cirúrgico para melhorar a recuperação.

Fratura óssea

Por conta da perda de densidade óssea e da diminuição da massa muscular, as fraturas na região do tornozelo se tornam mais comuns com o avanço da idade. Contudo, devido à prática de atividade física intensa, os jovens atletas também estão vulneráveis ao surgimento de dor no tornozelo, que geralmente está relacionado a movimentos bruscos e com alto impacto. 

Artrose

A artrose é um tipo de artrite – doença que atinge as articulações e que desgasta a cartilagem. Essa doença enrijece e dificulta a movimentação das articulações do corpo, como joelhos, tornozelos e o quadril. No caso do tornozelo, estrutura bem mais estável que o joelho e o quadril, a artrose não é tão comum, mas acontece.

Além disso, a artrose é uma doença progressiva que atinge principalmente pessoas acima de 65 anos. Ainda não há uma cura definitiva para o problema, mas os tratamentos para alívio das dores e amenização dos sintomas são muito eficazes.

Região de dor.

Como prevenir a dor no tornozelo?

Como o desalinhamento e as lesões são as principais causas de dores no tornozelo, a prevenção do problema passa diretamente pela resolução dessas questões. Para isso, algumas mudanças de hábitos são muito eficazes:

Aquecer-se antes de alguma atividade física

Para evitar lesões no tornozelo, realizar exercícios de aquecimento antes da prática de atividades físicas pode ajudar. A circulação sanguínea na região aumenta, melhorando a lubrificação da articulação e a resposta muscular. Dessa forma, os ligamentos e tendões são menos tensionados, evitando as lesões.

Manter-se no peso adequado

Manter-se no peso adequado evita que as articulações dos membros inferiores fiquem sobrecarregadas, diminuindo as chances de surgirem dores no tornozelo. Além disso, ter um estilo de vida saudável, sem exageros, traz benefícios ao corpo inteiro.

Praticar exercícios de equilíbrio

O tornozelo é uma articulação com muita mobilidade. Ele é responsável por manter o equilíbrio entre a perna e os pés. Treinamentos de equilíbrio, como o slackline, ajudam a melhorar a estabilidade do tornozelo. Além disso, esse exercício evita que a articulação desvie e fique propensa a entorses e outras lesões.

Utilizar sapatos confortáveis e palmilhas sob medida

Sapatos desconfortáveis ou até mesmo desgastados podem favorecer o desalinhamento dos pés e, consequentemente, o surgimento de dores nos tornozelos. Para evitar que isso aconteça, verifique sempre o desgaste de seus calçados e opte por sapatos confortáveis, que ofereçam um ótimo apoio aos pés. Para personalizar os sapatos de acordo com suas necessidades, vale a pena utilizar uma palmilha sob medida, que garante o encaixe perfeito do calçado aos seus pés e corrige o desalinhamento, garantindo a redução da sobrecarga no tornozelo. 

Dor no tornozelo: possíveis tratamentos 

O tratamento ideal para dor no tornozelo depende de uma análise precisa de cada caso. Para isso, procure a ajuda de um especialista em pés e tornozelos!

Medicamentos

Anti-inflamatórios e analgésicos podem ser prescritos pelo médico para ajudar a reduzir a dor no tornozelo. Devido aos efeitos colaterais que podem apresentar, nunca tome os remédios por indicação de amigos ou sem a indicação de um médico.

Cirurgia

Em algumas lesões com ruptura de tecido (osso, ligamento ou tendão), a cirurgia pode ser necessária para garantir a mobilidade e funcionalidade do tornozelo. Diversas técnicas cirúrgicas podem ser aplicadas de acordo com o tecido que está lesionado. Somente com a avaliação exata do trauma é possível saber o melhor método a ser adotado. Em caso de dor muito intensa, inchaço, hematoma após um movimento brusco ou uma queda, procure um médico.

Palmilhas e sapatos ortopédicos

O uso contínuo da palmilha feita sob medida é um dos principais métodos para evitar e melhorar a dor no tornozelo, já que ela corrige a pisada, redistribui a pressão e melhora o amortecimento de impacto. As palmilhas Sob Medida Pés Sem Dor  possuem o apoio correto do arco do pé – o que ajuda a melhorar a estabilidade e o amortecimento da carga absorvida durante a caminhada, evitando que o tornozelo fique sobrecarregado. Caso exista desalinhamento da pisada, o baropodômetro, aparelho que mede as pressões nos pés, será capaz de detectar e a palmilha possuirá os delineados que corrigem esse desalinhamento.

Palmilha tradicional sob medida Pés Sem Dor

Já os calçados sob medida respeitam todas as medidas dos pés: largura, comprimento e circunferência. Com isso, o sapato oferece muito conforto e grande estabilidade, principalmente por respeitar a largura dos pés, algo que os calçados pré-fabricados não fazem.

Tênis Unissex Sob Medida Pés Sem Dor | São mais de 20 modelos femininos e masculinos para você escolher

Veja alguns benefícios de utilizar palmilhas e sapatos sob medida: 

  • Eliminação ou redução da dor;
  • Prevenção de lesões;
  • Aumento do conforto;
  • Encaixe perfeito;
  • Mais tempo em pé sem ocorrência de dores;
  • Prevenção de progressão de patologias;
  • Melhora do amortecimento de impacto;
  • Melhora do desempenho esportivo.

Perguntas frequentes

Como adquirir um sapato ou palmilha sob medida?

É rápido e fácil! Para adquirir seu sapato ou palmilha sob medida, agende uma avaliação gratuita dos seus pés com nossos especialistas, em uma das nossas unidades espalhadas pelo Brasil. Ligue ou mande um WhatsApp para 4003-8883 ou acesse: www.pessemdor.com.br/agendamento.

Em quanto tempo os calçados e palmilhas ficam prontos?

A Pés Sem Dor produz o seu sapato e palmilha sob medida em até 3 dias e, depois disso, eles são enviados de forma gratuita para a sua casa!

A avaliação é gratuita?

Nossa avaliação é totalmente gratuita! Realizamos a análise completa de seus pés e pernas. Você não paga nada por isso!

Aceitamos convênio médico?

Não trabalhamos com convênios, pois a nossa avaliação é totalmente gratuita! Mas você pode verificar com seu plano se eles fazem algum tipo de reembolso em relação aos sapatos!

LINKS EXTERNOS

1) The prevention of ankle sprains in sports: a systematic review of the literature | NCBI

2) Ankle Injuries Among United States High School Sports Athletes, 2005–2006 | NCBI

3) An epidemiological survey on ankle sprain | Br J Sp Med

4) A systematic review on ankle injury and ankle sprain in sports | Loughborough University

Institutional Repository

Mateus Martinez
Mateus Martinez
Atualmente é diretor de fisioterapia da Pés Sem Dor. É mestre em fisioterapia esportiva pela The University of Queensland, Austrália (2015). Especialista em Dry Needling (agulhamento a seco) pela Combined Physio Austrália. Graduado em fisioterapia na USP - Universidade de São Paulo (2011). É professor convidado da pós-graduação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). Foi fisioterapeuta da equipe Vôlei Brasil Kirin (2013) e Medley Campinas (2011-2013). Foi professor de anatomia e patologia básica para curso técnico de radiologia da Escola Profissionalizante CETEP (2012-2013). É co-autor de 6 estudos sobre saúde dos pés, possui mais de 170 artigos escritos sobre saúde dos pés no site da Pés Sem Dor e é criador de conteúdo no canal do Youtube da Pés Sem Dor, onde fala sobre saúde, bem estar e dores nos pés, tornozelos e joelhos para +160 mil inscritos. Profissional com registro no crefito: 162983-F
Postagens Recomendadas
Agende sua avaliação gratuita