Início » Blog » Riscos da obesidade para pés, joelhos e tornozelos
Última Atualização: 22 de dezembro de 2023

Riscos da obesidade para pés, joelhos e tornozelos

 em Dor nos pés, Dores, Saúde

Entenda quais são os riscos da obesidade para a saúde dos pés e articulações!

Cerca de 25,9% dos brasileiros com mais de 18 anos apresentam obesidade, ou seja, estão com o peso acima do adequado para a sua altura. Mais especificamente, a pessoa obesa tem um um índice de massa corporal acima de 30. Embora geralmente seja causada por gastar menos calorias do que consome, a obesidade também pode ter causas genéticas e hormonais, por exemplo. Independentemente da causa, ela pode trazer complicações para a saúde, como risco maior de desenvolver diabetes tipo 2, problemas na circulação sanguínea e na qualidade do sono. Um desses riscos da obesidade é a propensão a problemas nos pés, joelhos e tornozelo, que acabam sobrecarregados pelo excesso de peso.

Para entender melhor sobre os riscos da obesidade para a saúde dos membros inferiores e conhecer algumas alternativas para aliviar os desconfortos causados pelo sobrepeso, fique com a gente até o final deste artigo!

Obesidade: riscos de dores nos pés e joelhos

Os pés e joelhos nos sustentam o dia inteiro. Esse trabalho silencioso é, em certo sentido, duplo, já que eles não só suportam a carga do nosso peso como amortecem e absorvem o impacto causado pela nossa movimentação.

Quando a pessoa está acima do peso, há uma demanda maior de trabalho para esses membros, fazendo com que os pés e as articulações fiquem sobrecarregados. A longo prazo, essa sobrecarga pode levar ao desenvolvimento de dores e até lesões mais graves. Conheça as mais comuns abaixo!

Obesidade: riscos para os joelhos

Como acabamos de ver, o excesso de peso sobrecarrega as articulações. No caso dos joelhos, os riscos da obesidade para a saúde podem surgir quando esse peso começa a pressionar os ossos, cartilagens e ligamentos dos joelhos, fazendo com que surjam inflamações e desgastes na região. Confira as doenças mais comuns: 

  • Condromalácia: doença crônica e degenerativa que provoca o amolecimento e diminuição da cartilagem localizada entre o fêmur e a patela – aquele osso saliente que fica na parte da frente do joelho.
  • Artrose: um dos maiores riscos da obesidade é o desenvolvimento da artrose, doença que provoca o desgaste da cartilagem existente nas articulações, provocando dores e dificuldade de mobilidade. 

Obesidade: riscos para os pés e tornozelos

Os pés suportam o dia todo a carga provocada pela movimentação corporal. Por conta da obesidade, riscos de doenças surgem e atingem os ossos e ligamentos dos pés. Veja os problemas mais comuns:

  • Esporão de calcâneo: entre os riscos da obesidade está o desenvolvimento do esporão de calcâneo, doença caracterizada pelo surgimento de uma protuberância no osso do calcanhar. Essa saliência pode provocar dor intensa ao caminhar e ao correr, prejudicando a mobilidade.
  • Pé plano: ao longo dos anos, é comum que os portadores de obesidade desenvolvam o pé plano – aqueles pés que não possuem a curvatura que mantém parte do peito do pé descolada do chão. É que o excesso de pressão faz com que a cartilagem dessa região ceda com o passar do tempo. A ausência dessa elevação pode provocar dores e lesões a longo prazo, visto que a área de amortecimento de impacto diminui.

Obesidade: tratamento

O combate à obesidade é feito na raiz do problema: o excesso de peso. Contudo, eliminar os quilos a mais com saúde não é uma tarefa rápida, ainda mais porque a condição é caracterizada por diversos fatores que, unidos, levam ao ganho de massa gorda. Para auxiliar nessa tarefa, é recomendável contar com apoio psicológico e com o auxílio de profissionais de nutrição e de educação física. De modo geral, as seguintes medidas podem ser recomendadas para alcançar a perda de peso e na redução dos riscos da obesidade:

  • Manter uma rotina de exercícios físicos: os exercícios ajudam a fortalecer a musculatura e a aumentar o gasto energético, fazendo com que as calorias consumidas sejam menores do que as queimadas;
  • Alimentar-se bem: uma boa rotina de alimentação, regada a comidas nutritivas, auxilia na perda de peso e melhora a saúde, reduzindo os riscos da obesidade;
  • Tratamento cirúrgico: em alguns casos, após uma avaliação cuidadosa, o médico responsável pode solicitar a realização de uma cirurgia bariátrica ou a colocação de um balão intragástrico para reduzir os riscos da obesidade, melhorando a qualidade de vida do paciente.

Palmilhas para alívio da dor nos pés, joelhos e tornozelos

Como vimos, emagrecer com saúde para eliminar os riscos da obesidade para as articulações costuma levar tempo. Uma boa alternativa para aliviar as dores ao longo do tratamento é fazer uso de Palmilhas Sob Medida Pés Sem Dor, pois elas ajudam a distribuir melhor o peso corporal, diminuindo o impacto sobre os ossos e articulações. Veja os benefícios:

Corrige o alinhamento das articulações

Um dos grandes riscos da obesidade é o desvio das articulações, provocado pelo impacto do peso corporal e da movimentação. As Palmilhas Sob Medida Pés Sem Dor ajudam a corrigir o alinhamento das articulações, evitando lesões, dores e desconfortos.

Distribui a pressão corporal

O excesso de peso, unido a uma pisada desalinhada, pode levar a dores e desconfortos que dificultam ou até impedem a mobilidade. Como as Palmilhas Sob Medida Pés Sem Dor são feitas exclusivamente para os moldes dos pés de cada pessoa, há uma perfeita distribuição de pressão corporal, aliviando os membros e as articulações sobrecarregadas. 

Amortece o impacto

As Palmilhas Sob Medida Pés Sem Dor preenchem todas as elevações e curvaturas dos pés, a área de contato dos pés com a palmilha é maior, o que faz com que o impacto produzido pela pisada seja amortecido, poupando as articulações.

É relevante ressaltar que o uso das palmilhas não substitui a eficácia do tratamento para perda de peso. A completa redução das dores e desconfortos causados pela obesidade só pode ser obtida por meio do processo de emagrecimento supervisionado por profissionais capacitados. 

Perguntas frequentes

Como agendar uma avaliação gratuita com os especialistas da Pés Sem Dor?

Você pode fazer o agendamento ligando ou enviando uma mensagem de Whatsapp para 4003-8883, ou acesse https://www.pessemdor.com.br/agendamento.

Qual o custo da avaliação?

A avaliação é totalmente gratuita, você não paga nada por ela. 

Em quanto tempo a palmilha fica pronta?

Nossos produtos ficam prontos em até 3 dias. Depois desse período, enviamos sua palmilha ou sapato para a sua casa sem nenhum custo.  

Fontes

https://www.pessemdor.com.br/excesso-de-peso/#:~:text=Dor%20nos%20tornozelos,provoca%20grandes%20inc%C3%B4modos%20e%20dores.

https://www.pessemdor.com.br/blog/peso-x-problema-nos-pes/

https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/29204-um-em-cada-quatro-adultos-do-pais-estava-obeso-em-2019

Mateus Martinez
Mateus Martinez
Atualmente é diretor de fisioterapia da Pés Sem Dor. É mestre em fisioterapia esportiva pela The University of Queensland, Austrália (2015). Especialista em Dry Needling (agulhamento a seco) pela Combined Physio Austrália. Graduado em fisioterapia na USP - Universidade de São Paulo (2011). É professor convidado da pós-graduação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). Foi fisioterapeuta da equipe Vôlei Brasil Kirin (2013) e Medley Campinas (2011-2013). Foi professor de anatomia e patologia básica para curso técnico de radiologia da Escola Profissionalizante CETEP (2012-2013) e é sócio proprietário da Clínica LM Saúde. É co-autor de 6 estudos sobre saúde dos pés, possui mais de 170 artigos escritos sobre saúde dos pés no site da Pés Sem Dor e é criador de conteúdo no canal do Youtube da Pés Sem Dor, onde fala sobre saúde, bem estar e dores nos pés, tornozelos e joelhos para +160 mil inscritos. Profissional com registro no crefito: 162983-F
Postagens Recomendadas