Como melhorar a circulação nos pés e pernas

 em Bem estar, Cuidados, Dicas, Saúde

As massagens para ativar a circulação dos pés ajudam na má circulação sanguínea que pode acontecer por diversos motivos, como a idade, uso de determinados medicamentos, doenças renais, o calor e outros.

Não é difícil encontrar pessoas com problemas de circulação nos pés e nas pernas. Existem muitos indícios que evidenciam a má circulação sanguínea. São vários os sinais e sintomas. E eles afetam os membros do corpo de diferentes formas. Veja os mais comuns.

Eles são: dor, varizes, pés e tornozelos inchados, câimbras, pés constantemente frios, cor pálida ou azulada nos locais afetados pela má circulação, e sensação de formigamento ou dormência.

O inchaço, na maioria dos casos, se dá por um acúmulo de líquido relacionado com alterações normais da circulação e pode sofrer influência de uma série de fatores, tais como idade, gravidez, obesidade, consumo excessivo de álcool e tabagismo, que tendem a prejudicar o bom funcionamento desse sistema.
De qualquer modo, é importante a avaliação de um profissional da saúde para identificar corretamente a origem do problema.

sistema-circulatorio-
Sistema circulatório humano

Confira a seguir uma série de recomendações simples que podem ajudar a melhorar a circulação sanguínea dos pés e das pernas.

  • Fortalecer a panturrilha: a ação da gravidade faz com que o sistema circulatório tenha maior dificuldada em bombear o sangue dos pés de volta ao coração. Para isso, um dos músculos das pernas que tem maior importância é o “tríceps sural” (a panturrilha). Essa musculatura é responsável por empurrar o sangue que está retido nos membros inferiores, por meio de sua contração muscular. Quanto mais preparada a musculatura, melhor será sua capacidade de funcionamento.

Imagem de uma pessoa alongando seus pés.
Alongamento dos Pés
  • Manter uma rotina de exercícios: manter uma vida ativa é uma das melhores indicações para quem deseja melhorar a circulação nos membros inferiores. A prática regular de exercícios ajuda significativamente a aumentar a circulação nas pernas, além de facilitar o processo de eliminação do excesso de fluídos nos pés.

  • Alimentação: é muito importante manter um controle da quantidade de sal consumido diariamente nas refeições e, quando necessário, diminuir esse consumo. Além disso, é fundamental beber água constantemente para manter o organismo sempre bem hidratado, o que auxilia na eliminação de toxinas e melhora a circulação.

  • Evitar o uso de calças, meias e calçados apertados: o uso de peças que comprimem exageradamente as pernas e os pés pode ser prejudicial para a circulação sanguínea pois dificulta seu funcionamento ideal. Por isso, a dica é apostar em roupas e acessórios confortáveis.

  • Evitar permanecer na mesma posição por longos períodos: manter as pernas numa mesma posição por longos períodos não permite que o sangue circule corretamente. Se o tipo de ocupação exigir a permanência em uma mesma posição por várias horas, a dica é realizar algum tipo de movimento para que a circulação sanguínea seja estimulada. Vale apostar em alongamentos ou até mesmo em curtas caminhadas, se possível, a cada hora.

  • Massagens: essa prática benéfica, quando realizada da forma correta, ajuda a ativar a circulação do sangue e ainda melhora a irrigação dos tecidos. Deve-se massagear os pés e as pernas de baixo para cima. Para potencializar os resultados, recomenda-se que as massagens sejam feitas por um especialista.

  • Elevar as pernas: diariamente, em repouso, é aconselhado elevar as pernas por alguns minutos, contribuindo assim com o retorno venoso e evitando o estancamento do sangue.

Eleve suas pernas por alguns minutos, todos os dias.
Mateus Martinez
Mateus Martinez
Atualmente é diretor de fisioterapia da Pés Sem Dor. É mestre em fisioterapia esportiva pela The University of Queensland, Austrália (2015). Especialista em Dry Needling (agulhamento a seco) pela Combined Physio Austrália. Graduado em fisioterapia na USP - Universidade de São Paulo (2011). É professor convidado da pós-graduação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). Foi fisioterapeuta da equipe Vôlei Brasil Kirin (2013) e Medley Campinas (2011-2013). Foi professor de anatomia e patologia básica para curso técnico de radiologia da Escola Profissionalizante CETEP (2012-2013). É co-autor de 6 estudos sobre saúde dos pés, possui mais de 170 artigos escritos sobre saúde dos pés no site da Pés Sem Dor e é criador de conteúdo no canal do Youtube da Pés Sem Dor, onde fala sobre saúde, bem estar e dores nos pés, tornozelos e joelhos para +160 mil inscritos. Profissional com registro no crefito: 162983-F
Postagens Recentes
Agende sua avaliação gratuita