Saiba 5 cuidados com os pés que você deve ter no inverno

 em Uncategorized

A estação mais fria do ano chegou e, com ela, as meias e os sapatos fechados saíram dos armários para aquecer os nossos pés. Nessa época do ano, os pés ficam a maior parte do tempo escondidos nas meias e nos calçados e isso pode ser prejudicial para a saúde deles, sabia?

Por isso, separamos 5 cuidados que você deve ter no inverno para evitar o aparecimento de frieiras, micoses, unhas encravadas ou que a pele fique ressecada. Confira:

1 – Seque bem os pés após o banho

Após o banho em um dia frio, é comum que as pessoas saiam correndo para vestir uma roupa quente. Apesar de normal, é importante ter certeza de que os pés estão secos antes de colocar as meias, pois pés úmidos e abafados facilitam o surgimento de bactérias e fungos.

2- Dê preferência às meias de algodão

As meias de algodão deveriam ser suas queridinhas no inverno! Além de manter os pés quentinhos, ela também é capaz de absorver o suor dos pés, o que garante um ambiente seco e previne a proliferação de bactérias. Ao contrário das meias de tecido sintético, como o nylon, que podem acabar contribuindo para o aumento da transpiração, por isso não são indicadas para essa estação.

3- Hidratação

No inverno, é importante dar mais atenção à hidratação da pele, pois essa é uma estação seca. Para a saúde da sua pele, use hidratante específico para os pés!

4- Não se esqueça das unhas!

Ninguém merece unha encravada, né? Então, para evitar esse desconforto, corte as unhas com frequência e lembre-se de fazer um corte quadrado, para que os cantos não encravem.

5- Use calçados confortáveis

Essa vale para todas as estações, não apenas o inverno: procure calçar sapatos que não apertam os seus pés e dão espaço para os dedos se movimentarem (mas não ao ponto do calçado ficar solto no pé). Isso é importante, porque sapatos apertados podem afetar a circulação sanguínea e causar o encravamento das unhas.

Mateus Martinez
Mateus Martinez
Atualmente é diretor de fisioterapia da Pés Sem Dor. É mestre em fisioterapia esportiva pela The University of Queensland, Austrália (2015). Especialista em Dry Needling (agulhamento a seco) pela Combined Physio Austrália. Graduado em fisioterapia na USP - Universidade de São Paulo (2011). É professor convidado da pós-graduação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). Foi fisioterapeuta da equipe Vôlei Brasil Kirin (2013) e Medley Campinas (2011-2013). Foi professor de anatomia e patologia básica para curso técnico de radiologia da Escola Profissionalizante CETEP (2012-2013). É co-autor de 6 estudos sobre saúde dos pés, possui mais de 170 artigos escritos sobre saúde dos pés no site da Pés Sem Dor e é criador de conteúdo no canal do Youtube da Pés Sem Dor, onde fala sobre saúde, bem estar e dores nos pés, tornozelos e joelhos para +160 mil inscritos. Profissional com registro no crefito: 162983-F
Postagens Recomendadas
Agende sua avaliação gratuita