Dedo de Morton

27 de fevereiro de 2015

Muitas pessoas acham que têm pés estranhos, acham que seu dedão é muito pequeno ou que os outros dedos são muito grandes. Essas pessoas podem ter o chamado Dedo de Morton.

Também conhecido como Síndrome do Pé de Morton, o Dedo de Morton nada mais é do que um tipo de conformidade anatômica do pé, relativamente comum na população, na qual o dedão é menor do que o segundo dedo, e esse segundo dedo é o maior do pé. Isso pode acontecer por um primeiro metatarso curto (primeiro osso antes do dedão). Se ele for curto, o dedão fica menor que o segundo dedo. Ou por um segundo metatarso longo (primeiro osso antes do segundo dedo), se ele for longo, o segundo dedo vai ser maior que os outros.

dedo de morton

1. Dedo de Morton

 

Não existe prevenção para o Dedo de Morton, pois essa é uma condição anatômica hereditária, por isso está ligada a alguns tipos de pé, como o grego e o céltico, que foram classificados e criados baseados em etnias:

dedo de morton tipos de pé grego romano egipcio alemao celtico

2. Tipos de pé

 

Esse tipo de pé pode estar relacionado a algumas patologias, como:

As patologias mais relacionadas ao Dedo de Morton são as metatarsalgias e o Neuroma de Morton, pois, como o segundo dedo é maior que os demais, a carga exercida na região do antepé não é bem distribuída, sobrecarregando a área da cabeça do segundo metatarso e causando dor.

dedo de morton regiao carga pressao

3. Região que recebe maior carga devido ao Dedo de Morton

 

Para tratar as patologias relacionadas ao Dedo de Morton, é necessário distribuir melhor as pressões na área do antepé. Um fisioterapeuta especializado pode ajudar na melhora dos sintomas, indicando exercícios educacionais para os pés.

O melhor meio de redistribuir as pressões nessa região é usando palmilhas ortopédicas. A palmilha Pés Sem Dor redistribui a pressão que está concentrada sob os metatarsos, através de uma elevação retrocapital chamada piloto, que alivia as pressões nessa região. Além disso, ela promove o suporte ao arco transverso do pé, aumentando o espaço entre os ossos, melhorando o apoio nas cabeças dos metatarsos e eliminando a dor.

 

dedo de morton palmilhas pés sem dor

4. Palmilha Pés Sem Dor para Dedo de Morton

 

 

Quer saber mais sobre Dedo de Morton? Tem alguma dúvida? Escreva para nós!