O benefício do exercício físico

 em Atividade física, Dicas, Esportes

Hoje em dia vem se falando muito sobre o benefício do exercício físico para a saúde geral das pessoas. Sabe-se que a prática de atividade física tem enorme impacto nas mais diversas áreas do nosso corpo e que é obrigatória para aqueles que querem ter uma vida saudável.

O exercício físico deve ser praticado de forma regular (3 a 7 vezes por semana) e pode ser feito de uma infinidade de maneiras diferentes. Cada tipo de exercício ou esporte pode gerar um benefício específico, mas todos geram uma melhora geral na saúde da pessoa.

O benefício do exercício físico para saúde geral

De forma genérica, o exercício físico – seja uma simples caminhada, pilates, musculação ou algum esporte coletivo – promove benefícios comuns como:

lesões mais comuns na corrida

• Aumento da força muscular
• Melhoria da lubrificação das articulações
• Aumento da circulação sanguínea
• Controle do diabetes e doenças cardíacas
• Auxílio na prevenção de doenças cardíacas e diabetes
• Combate à depressão
• Combate ao estresse
• Perda de peso
• Prevenção e combate à osteoporose
• Prevenção e combate à osteoartrose

O benefício do exercício físico para os pés

Quando se busca a melhoria da condição dos pés, o exercício físico é também muito bem vindo e, nesse caso, alguns exercícios são mais eficazes que outros.

Geralmente, o objetivo da atividade física para os pés é melhorar a força dos pés e perna, melhorar o equilíbrio, melhorar a mobilidade, aumentar a resistência e diminuir a dor.

Para atingir tais objetivos pode-se buscar uma atividade física que tenha uso significativo dos pés como:

Imagem mostrando adolescentes jogando basquete.
Esportes de Quadra.

• Esportes coletivos (vôlei, basquete, futebol, etc), que obrigam o uso intenso da musculatura do pé e pernas, além de trabalhar com o equilíbrio e a resistência indireta do pé.
• Esportes individuais (caminhada, corrida e tênis), que têm grande demanda do componente pé e perna e também treinam resistência, forca e equilíbrio.
• Exercícios específicos (musculação para o pé e perna, treino de equilíbrio e propriocepção e crossfit).

Os exercícios específicos para o pé e perna são muito eficazes não só para obter os benefícios genéricos de um exercício mais também podem prevenir lesões nos pés e ajudar na redução de dores nos pés.

Portanto o ideal é realizar a prática de atividade física regular, independente de qual seja (procure aquela que te agrada mais e sempre com orientação de um profissional da área) a fim de melhorar sua saúde geral e sua qualidade de vida.

No entanto se você busca alguma atividade física que favoreça os seus membros inferiores e mais especificamente os seus pés procure atividades que foquem essas regiões. Procure ajuda de um profissional capacitado que possa te ajudar a atingir seus objetivos, sejam eles apenas prevenir dores e lesões ou a cura delas.

Quer saber mais sobre exercício físico? Tem alguma dúvida? Escreva para nós!

Mateus Martinez
Mateus Martinez
Atualmente é diretor de fisioterapia da Pés Sem Dor. É mestre em fisioterapia esportiva pela The University of Queensland, Austrália (2015). Especialista em Dry Needling (agulhamento a seco) pela Combined Physio Austrália. Graduado em fisioterapia na USP - Universidade de São Paulo (2011). É professor convidado da pós-graduação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). Foi fisioterapeuta da equipe Vôlei Brasil Kirin (2013) e Medley Campinas (2011-2013). Foi professor de anatomia e patologia básica para curso técnico de radiologia da Escola Profissionalizante CETEP (2012-2013). É co-autor de 6 estudos sobre saúde dos pés, possui mais de 170 artigos escritos sobre saúde dos pés no site da Pés Sem Dor e é criador de conteúdo no canal do Youtube da Pés Sem Dor, onde fala sobre saúde, bem estar e dores nos pés, tornozelos e joelhos para +160 mil inscritos. Profissional com registro no crefito: 162983-F
Postagens Recomendadas
Agende sua avaliação gratuita