5 dicas para melhorar seu desempenho na corrida

 em Atividade física

Tudo o que você faz com o tênis nos pés é importante. Seus hábitos diários podem dizer muito sobre você e o seu estilo de vida. Aperfeiçoar o seu desempenho na corrida vai muito além de um treino intenso e regular. Por isso, iniciante ou não, essas dicas poderão fazer a diferença no seu desempenho durante a corrida. Olha só:

1. Tenha um cardápio definido

A nutricionista esportista Renee McGregor diz ser essencial planejar o seu  cardápio de acordo com o seu treino. “Saber antecipadamente o que seu corpo precisará garante que você tenha todos os ingredientes para preparar refeições e lanches adequados para antes e depois das sessões de treinamento”, fala Renee.

Uma dieta balanceada também reduz o risco de doenças. Aumentar a ingestão de frutas e vegetais e diminuir o consumo de comidas processadas são hábitos essenciais. Organizar a compra acaba com aqueles momentos que você encontra a geladeira vazia e decide comer qualquer coisa.

2. Preste atenção ao seu travesseiro

Utilizar muitos travesseiros para dormir pode ser confortável, mas influencia negativamente a sua postura e a mobilidade do seu pescoço. Dessa forma, se você possui esse hábito, o recomendado é que você diminua lentamente o seu volume e altura de travesseiros (em um período de 12 a 18 meses ).  

3. Experimente  

Pesquisas da Universidade de Londres (Inglaterra) mostram que a liberação de dopamina pelo cérebro, como resposta a novas experiências, está associada a sentimentos de motivação e recompensa. Ou seja, quanto mais você se dedicar a aprender coisas novas e diferentes, mais se sentirá motivado e recompensado pelos seus esforços. Então, que tal aproveitar esse tempo em casa para se inscrever em um curso de culinária, idiomas, praticar yoga? 

4. Respiração 

Você costuma contrair a barriga? Fazemos isso para que ela pareça menor, e às vezes nem percebemos. Esse hábito impede que o seu diafragma seja usado completamente, pois com os músculos do abdômen contraídos não há espaço suficiente. 

Você é forçado a respirar com a parte mais alta do peito, consequentemente reduzindo sua capacidade respiratória e aumentando a tensão dos ombros e do pescoço. 

5. Palmilhas sob medida para corrida 

Uma palmilha sob medida é a melhor interface entre o pé e o calçado. As palmilhas sob medida para corrida da Pés Sem Dor têm o objetivo é proteger o seu pé contra lesões, promover amortecimento, melhorar a sua performance durante a corrida, solucionar dores e corrigir a pisada. Ela possui amortecedores colocados nos metatarsos (região próxima aos dedos) e nos calcanhares, áreas de maior pressão durante a corrida.

Adquira agora sua palmilhas para corrida, agendando sua avaliação gratuita em: https://agendar.pessemdor.com.br/

Mateus Martinez
Mateus Martinez
Atualmente é diretor de fisioterapia da Pés Sem Dor. É mestre em fisioterapia esportiva pela The University of Queensland, Austrália (2015). Especialista em Dry Needling (agulhamento a seco) pela Combined Physio Austrália. Graduado em fisioterapia na USP - Universidade de São Paulo (2011). É professor convidado da pós-graduação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). Foi fisioterapeuta da equipe Vôlei Brasil Kirin (2013) e Medley Campinas (2011-2013). Foi professor de anatomia e patologia básica para curso técnico de radiologia da Escola Profissionalizante CETEP (2012-2013). É co-autor de 6 estudos sobre saúde dos pés, possui mais de 170 artigos escritos sobre saúde dos pés no site da Pés Sem Dor e é criador de conteúdo no canal do Youtube da Pés Sem Dor, onde fala sobre saúde, bem estar e dores nos pés, tornozelos e joelhos para +160 mil inscritos. Profissional com registro no crefito: 162983-F
Postagens Recomendadas
Agende sua avaliação gratuita