Categoria: Dor nos pés

Bursite retrocalcânea


Autor:

Você sabe o que é Bursite Retrocalcânea?

Dores na região do calcanhar são extremamente comuns, afinal, essa importante estrutura recebe todos os dias uma enorme quantidade de carga, o que a torna suscetível a uma série de problemas. Um desses problemas é a bursite retrocalcânea. Você já ouviu falar nela?

Bursas são pequenas “bolsas” cheias de líquido, que agem como amortecedores, aliviando o atrito entre os ossos, tendões e músculos, e dessa forma protegem nosso corpo contra possíveis danos. O processo inflamatório de uma bursa é chamado de bursite.

A bursa retrocalcânea, por sua vez, está localizada entre o calcanhar e o tendão calcâneo (popular tendão de Aquiles), e devido ao excesso de carga ou a traumas repetitivos no calcanhar, essa bursa pode inflamar, desencadeando uma condição conhecida como “bursite retrocalcânea”.

Sinais e Sintomas

Alguns dos sintomas mais frequentes desse tipo de bursite são: vermelhidão, inchaço, calos, dores na parte posterior do pé e sensibilidade local.

Bursite retrocalcanea

1. Bursite retrocalcanea

Causas

Conforme citado anteriormente, as causas da bursite retrocalcânea geralmente estão ligadas intimamente à sobrecarga e aos traumas sofridos na parte posterior dos pés. Portanto, alguns dos principais fatores que podem contribuir para esse tipo de situação são os seguintes:

• Desalinhamentos na pisada;
• Uso contínuo de salto alto, pois eles podem alterar significativamente a distribuição das pressões nos pés e provocar uma sobrecarga na região do calcanhar;
• Aumento de atrito entre a parte posterior do calcanhar e o calçado;
• Prática de atividades físicas de alto impacto, como a corrida;
• Outras condições, como a tendinite do calcâneo, a gota (tipo comum de artrite) e a deformidade de Haglund, são fatores de risco e também podem estar associadas ao surgimento da bursite retrocalcânea.

Deformidade de Haglund

2. Deformidade de Haglund

Tratamento

O tratamento da bursite retrocalcânea deve ser prioritariamente conservador e envolve alguns cuidados simples, em sua maioria. Uma das medidas mais importantes é sempre procurar utilizar calçados adequados, aliados ao uso de palmilhas sob medida, que oferecem suporte apropriado aos pés e corrigem possíveis desalinhamentos que tenham relação com a bursite no calcanhar.

Outra dica interessante é aplicar gelo por até 20 minutos no local da inflamação, o que promove um alívio temporário da dor. Fisioterapia também costuma apresentar bons resultados, e pode-se fazer uso de anti-inflamatórios mediante prescrição médica.

Palmilhas sob medida

3. Palmilhas sob medida

A maioria dos pacientes responde bem a esse tipo de tratamento, mas em casos mais complicados, onde o procedimento conservador não apresenta resultados satisfatórios, existe a opção da cirurgia. Nela, são extraídas partes da lesão na bursa ou da proeminência óssea do calcâneo (no caso da deformidade de Haglund).

1 Estrela(s)2 Estrela(s)3 Estrela(s)4 Estrela(s)5 Estrela(s) (Sem votações ainda)
Loading...

2
Deixe um comentário

avatar
2 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
Solange Fátima de MoraesMARIENE PEREIRA Recent comment authors
newest oldest most voted
MARIENE PEREIRA
Visitante
MARIENE PEREIRA

boa tarde ja tomei remedio pelo medica , mais continua a dor

Solange Fátima de Moraes
Visitante
Solange Fátima de Moraes

Preciso de avaliação, para possível bursite retrocalcâneo pé direito com tamanho elevado,sinto muita dor sem poder calçar calçado fechado, há mais de um ano a dor vem aumentando. Como proceder?