Dor no calcanhar ao acordar: possíveis causas e tratamentos

 em Evitar dores

Acordar, pisar no chão e já sentir aquela dor no calcanhar é uma experiência desagradável que ninguém quer ter. Por isso, descobrir as causas e os tratamentos para essa dor no calcanhar ao acordar ajuda a aumentar a qualidade de vida!

Causas para dor no calcanhar ao acordar

O calcanhar é uma região do corpo repleta de tendões e ligamentos que são bastante usados no dia a dia. Afinal, todo o movimento do pé passa por ele. Traumas, doenças (como a tendinite) calos, calçados inadequados ou formas de pisar que não ajudam muito, são alguns dos fatores que podem causar dor no calcanhar, ao acordar e em outros momentos.

A dor no calcanhar ao acordar costuma estar ligada a algumas patologias que vamos mostrar a seguir.

Fascite Plantar

A fascite plantar é uma inflamação que ocorre em uma parte do pé chamada de fáscia plantar – que engloba o calcanhar, sola do pé e vai até a região dos dedos. Um dos principais sintomas da fascite plantar é a dor intensa na região do calcanhar ao acordar. A dor acaba sendo aliviada ao longo do dia, depois que a pessoa se levanta e caminha, mas longos períodos de repouso podem fazer com que ela surja de novo.

Esporão Calcâneo

O esporão calcâneo é o crescimento anormal de uma espícula óssea (um “pedacinho” de osso) a partir do calcâneo, o osso do calcanhar. Tem como principal sintoma a dor intensa no calcanhar que piora com o esforço. Como ao se levantar e apoiar o peso do corpo no pé afetado ou após sair de uma situação de repouso, como ao acordar.

Bursite retrocalcânea

Para aliviar o atrito entre ossos, tendões e músculos, nosso corpo possui pequenas bolsas de líquidos que amenizam a fricção. Essas bolsas são chamadas de bursas. Quando inflamadas, as bursas dão origem à chamada bursite. A bursite no calcanhar – ou bursite retrocalcânea – tem como principais sintomas: vermelhidão, calos, inchaço e dores no calcanhar que pioram após um período de repouso, como é o que acontece depois de acordar de uma boa noite de sono.

Essas são apenas algumas das possíveis causas da dor no calcanhar ao acordar. Mas lembre-se: Sentir dores no calcanhar não é normal, por isso, é sempre importante procurar ajuda especializada quando sentir que esse tipo de desconforto está atrapalhando sua qualidade de vida.

Tratamento da dor no calcanhar ao acordar

Para tratar a dor no calcanhar, é preciso primeiro identificar qual é a causa do desconforto. Fisioterapia, medicação e até cirurgias podem ser necessárias dependendo do problema. Contudo, as palmilhas e sapatos sob medida costumam prevenir e a tratar boa parte dessas patologias. Por serem feitas melhor o formato dos seus pés, sua forma de pisar e promover a redistribuição da pressão plantar, retirando a carga do calcanhar e colocando em outras áreas do pé. Por isso, que tal agendar uma avaliação gratuita aqui na Pés Sem Dor e entender melhor sobre as singularidades do seus pés, o motivo da dor no calcanhar ao acordar e ainda poder caminhar de forma mais confortável com palmilhas e sapatos sob medida feitos idealmente para seus pés?

Perguntas frequentes

O que fazer para acabar com a dor no calcanhar?

Entender o que está causando a dor no calcanhar e fazer o uso de palmilhas e calçados sob medida.

Como adquirir um sapato ou palmilha sob medida?

Adquirir um sapato ou palmilha sob medida é super fácil e rápido. Basta agendar uma avaliação na unidade Pés Sem Dor mais próxima de você. Após a avaliação,  as palmilhas e os calçados serão produzidos em até 3 dias e enviados diretamente para a sua casa.

Quanto custa um sapato sob medida?

O preço do calçado ou da palmilha sob medida depende das singularidades do seu pé, mas caso você não se adapte com o produto em até 90 dias, a Pés Sem Dor devolve seu dinheiro!

Fontes

https://www.pessemdor.com.br/dor-no-calcanhar/
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK499868/
https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/plantar-fasciitis/symptoms-causes/syc-20354846
Mateus Martinez
Mateus Martinez
Atualmente é diretor de fisioterapia da Pés Sem Dor. É mestre em fisioterapia esportiva pela The University of Queensland, Austrália (2015). Especialista em Dry Needling (agulhamento a seco) pela Combined Physio Austrália. Graduado em fisioterapia na USP - Universidade de São Paulo (2011). É professor convidado da pós-graduação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). Foi fisioterapeuta da equipe Vôlei Brasil Kirin (2013) e Medley Campinas (2011-2013). Foi professor de anatomia e patologia básica para curso técnico de radiologia da Escola Profissionalizante CETEP (2012-2013). É co-autor de 6 estudos sobre saúde dos pés, possui mais de 170 artigos escritos sobre saúde dos pés no site da Pés Sem Dor e é criador de conteúdo no canal do Youtube da Pés Sem Dor, onde fala sobre saúde, bem estar e dores nos pés, tornozelos e joelhos para +160 mil inscritos. Profissional com registro no crefito: 162983-F
Postagens Recomendadas
Agende sua avaliação gratuita