Tendinite de calcâneo, você sabe o que é?

 em Patologias

A Tendinite de calcâneo é um processo inflamatório do tendão de calcâneo  (muito conhecido como Tendão de Aquiles). Normalmente a doença atinge esportistas e, se o tratamento não for eficiente, pode ocasionar a ruptura do tecido.

O que causa a tendinite de calcâneo

Treinos muito intensos e o excesso de carga são os principais causadores de tendinite de calcâneo. Nesses casos, o tendão fica tracionado e, quando a tensão é maior que o habitual, o estresse gera micro lesões. As lesões tendem a aumentar caso o período de recuperação for menor que o necessário.

Como a Pés Sem Dor resolve o problema?

A palmilha Pés Sem Dor desloca suavemente o centro de massa da pessoa para frente, com uma elevação na região posterior do pé. Sendo assim, o músculo tríceps sural (panturrilha) fica menos distendido, tracionando menos o tendão. Isso reduzirá a carga sobre o tendão e diminuirá a inflamação e a dor.

Para que a parte anterior do pé não ficar sobrecarregada, é importante que exista um bom apoio do arco, com o intuito de distribuir o peso que está concentrado nessa região. Para isso, utilizamos o escâner 3D, que fornece as medidas exatas para o suporte do arco. Com as palmilhas sob medida, a elevação é feita de modo ideal para cada pé. Com isso,os pés se adaptam melhor ao calçado, o que gera conforto, estabilidade e proteção.

dor tendao aquiles palmilha pés sem dor
Palmilhas com elevação no calcanhar para aliviar o tendão.
Mateus Martinez
Mateus Martinez
Atualmente é diretor de fisioterapia da Pés Sem Dor. É mestre em fisioterapia esportiva pela The University of Queensland, Austrália (2015). Especialista em Dry Needling (agulhamento a seco) pela Combined Physio Austrália. Graduado em fisioterapia na USP - Universidade de São Paulo (2011). É professor convidado da pós-graduação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). Foi fisioterapeuta da equipe Vôlei Brasil Kirin (2013) e Medley Campinas (2011-2013). Foi professor de anatomia e patologia básica para curso técnico de radiologia da Escola Profissionalizante CETEP (2012-2013). É co-autor de 6 estudos sobre saúde dos pés, possui mais de 170 artigos escritos sobre saúde dos pés no site da Pés Sem Dor e é criador de conteúdo no canal do Youtube da Pés Sem Dor, onde fala sobre saúde, bem estar e dores nos pés, tornozelos e joelhos para +160 mil inscritos. Profissional com registro no crefito: 162983-F
Postagens Recomendadas
Agende sua avaliação gratuita