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Dor no Tendão de Aquiles

O nome, na verdade, é tendão calcâneo, mas popularmente é conhecido
como Tendão de Aquiles. Como o mais resistente do corpo humano, esse
tendão se localiza atrás do tornozelo e liga os músculos da panturrilha
(tríceps sural) ao osso do calcanhar (calcâneo). É essa região que gera força
para dar impulso de passada, ajuda a ficar na ponta dos pés e saltar e é uma
das partes com maior demanda durante corridas, consequentemente, sujeita a
algumas lesões e dores.

dor no tendão de aquiles

1. Região do Tendão de Aquiles

Causas da dor no Tendão de Aquiles

O Tendão de Aquiles é uma das áreas mais doloridas dos pés, tanto para homens quanto para mulheres. A maior parte das causas de dor nessa região está relacionada a lesões por sobrecarga, principalmente em praticantes de esportes (que realizam treinos muito intensivos), além do uso de calçados inadequados e do sobrepeso. Algumas alterações, como a diferença de tamanho de tipo de pisada (pronada ou supinada), que com forças mal distribuídas causam desalinhamento dos pés, também podem levar a lesões e dores no Tendão de Aquiles.

O diagnóstico mais comum, relacionado à dor no Tendão de Aquiles, é a tendinite de calcâneo, que acontece quando as fibras – que formam os tendões e transferem a força dos músculos para os ossos – estão alteradas, deixando o tendão mais fraco e vulnerável. Normalmente, a região do Tendão de Aquiles, é mais suscetível à tendinite e está localizada acima do osso calcâneo.

As dores, normalmente, pioram durante o exercício físico e melhoram com o repouso, e os sintomas podem incluir vermelhidão e inchaço local. Quando a tendinite é na junção do tendão com o osso calcâneo (chamada de tendinite insercional), as dores são sentidas logo na palpação, e o tendão fica mais espesso

Quando a tendinite é crônica ou não é tratada, o Tendão de Aquiles pode se romper, e a pessoa sente como se tivesse levado um chute ou até mesmo uma pedrada na panturrilha, a chamada “síndrome da pedrada”. Esses casos são mais graves e normalmente tratados com cirurgias, com a intenção de reconstruir o tendão. Após a área ser imobilizada, o paciente deve ser encaminhado a sessões de fisioterapia, para que a flexibilidade da articulação e a força dos músculos sejam recuperadas

 

Sobrecarga e a dor no Tendão de Aquiles

As inflamações nessa região acontecem principalmente devido a um esforço muito intenso ou repetitivo, a famosa sobrecarga. Por isso, a dor é mais comum de acontecer em praticantes de atividade física. A corrida as atividades que incluem saltos, por exemplo, exigem muito do músculo da panturrilha, portanto, os corredores têm maior chance de ter dores no Tendão de Aquiles. Entre os pacientes que desenvolvem a tendinite de calcâneo, 70% praticam esportes e nove em cada dez deles são corredores.

Muitas vezes as dores também acontecem quando, de um dia para outro, as pessoas alteram seus treinos, colocando muita tensão no Tendão de Aquiles. É importante que os exercícios estejam de acordo com o condicionamento e o nível de cada praticante. A sobrecarga também é causada pelo tipo de calçado utilizado ou a superfície em que se praticam determinados exercícios. É importante usar calçados adequados, que não sejam apertados e tenham o devido suporte.

 

Tipo de pisada e a dor no Tendão de Aquiles

Quando a pessoa dá um passo, é possível perceber os movimentos naturais e de impacto que realiza. Os tipos de pisada contam com duas variações em seus movimentos: a pronada e a supinada. Na pisada pronada, o pé faz um movimento para dentro, enquanto que na supinada, o pé faz um movimento para fora. A pisada ideal é a neutra, onde os movimentos de amortecer o impacto do passo funcionam melhor, sua eficiência e a tração exercida no tendão é alinhada, com a pronação e a supinação equilibradas. Quando há uma pronação excessiva, ou seja, o pé vai muito para dentro, ou quando há a supinação na pisada, as funções de amortecimento do impacto perdem efetividade e a tração exercida sobre o tendão é desalinhada e não uniforme, sobrecarregando o tendão.

Como o uso de calçados adequados evita lesões no Tendão de Aquiles, a avaliação do tipo de pisada também pode ajudar na compra correta do calçado e na palmilha de correção para a pisada.

 

Diferença de membros e a dor no Tendão de Aquiles

Quando alguém tem uma das pernas menor que a outra, é dito que essa pessoa tem “diferença de membros inferiores”. Essa desigualdade pode ser discreta (menor que 3 cm), moderada (entre 3 e 6 cm) e grave (maior que 6 cm), e pode causar desalinhamentos e dores, que também afetam o Tendão de Aquiles.

 

Principais patologias que causam dor no Tendão de Aquiles

  • Bursite retrocalcânea

Bursas são pequenas “bolsas” cheias de líquido, que agem como amortecedores, aliviando o atrito entre os ossos, tendões e músculos, protegendo nosso corpo contra possíveis danos. O processo inflamatório de uma bursa é chamado de bursite. Quando a “bolsa” localizada no calcanhar é inflamada, ocorre a bursite retrocalcânea. Seus sintomas mais comuns são: vermelhidão, inchaço, calos, dores na parte posterior do pé e sensibilidade local. As principais causas são o uso de spatos apertados, excesso de peso, erros de pisada e o uso excessivo de salto alto.

 

  • Deformidade de Haglund

A Deformidade de Haglund é um crescimento ósseo anormal, que acontece entre a pele do calcanhar e o Tendão de Aquiles, geralmente pelo excesso de carga nesse tendão, seja por traumas, esforços repetitivos ou uso frequente de calçados inadequados, o que pode causar uma inflamação e, consequentemente, dores no Tendão de Aquiles. Seus sintomas são dificuldades para caminhar, rigidez, vermelhidão e dores fortes no calcanhar.Essa patologia acontece com mais frequência nas mulheres, por causa de seu hábito de usar salto alto e sapatos apertados. Essa prática pode levar ao agravamento da condição.

 

Como aliviar a dor no Tendão de Aquiles

Para aliviar a dor e fazer com que o tratamento seja eficiente, é necessário:

  • • Ter um peso adequado;
  • • Fazer alongamentos;
  • • Fazer atividades físicas com o auxílio de um profissional:
  • • Corrigir as alterações nos casos erros de pisada;
  • • Usar calçados com maior amortecimento e suporte;
  • • Uso de palmilhas Pés Sem Dor. Uma das melhores formas de ajustar as alterações das estruturas ósseas que causam a fascite plantar.

 

Massagem com óleo de mamona

Também conhecido como óleo de rícino, esse óleo é muito indicado para aliviar e diminuir as dores e sintomas da tendinite de calcâneo, através de massagens. Sua composição possui propriedades de ácido ribonucleico. Os efeitos no tendão de Aquiles são rápidos.É recomendado que você comece a massagem de forma lenta e cuidadosa, pois, no começo pode ser um pouco doloroso. Quando sentir o tendão mais relaxado, você pode fazer movimentos mais intensos, para resultados mais eficientes.

 

O tratamento da dor no Tendão de Aquiles

Por ser uma área delicada, é preciso ter um pouco de paciência para que a recuperação seja eficaz. A principal recomendação é procurar um médico especializado, que possa avaliar qual o tipo de pisada, de lesão, os motivos e, assim, que faça o diagnóstico e indique possíveis tratamentos de acordo com cada paciente. Mas, como são indicadas abaixo, algumas dicas podem ajudar a aliviar a dor no Tendão de Aquiles e também a melhorar os sintomas para aqueles que já têm uma tendinite ou outro tipo de lesão no tendão:

 

    • Alongamentos: Esse tipo de exercício reequilibra a musculatura da panturrilha e evita lesões, pois garante a diminuição das forças e tensões sobre o tendão;

 

    • Aplicação de gelo: Esse costume pode aliviar as dores no Tendão de Aquiles e diminuir o inchaço, caso haja. Importante que a aplicação não passe de 20 minutos;

 

    • Exercícios excêntricos:Fazer esse tipo de exercício para a panturrilha pode ajudar bastante nos casos de tendinite de calcâneo;
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2. Exercício excêntrico para a panturrilha

 

    • Repouso e limite nas atividades: Descansar e evitar atividades muito fortes para o tendão. É necessário diminuir a intensidade dos treinos para evitar que as dores voltem;

 

    • Uso de calçados adequados: Avaliar o tipo de pisada e qual o melhor tipo de sapato ajuda a evitar dores na região do Tendão de Aquiles. Não é indicado utilizar calçados muito desgastados, que também podem causar dor;

 

    • Uso de palmilhas Pés Sem Dor: As palmilhas são feitas sob medida para a efetiva correção do problema, por isso é tão importante usá-las sempre que possível. Nesse caso, elas corrigem a pisada e reduzem a carga no Tendão de Aquiles.

 

 

Acupuntura para dor no Tendão de Aquiles

A técnica da acupuntura baseia-se nas crenças milenares chinesas de que o controle da energia do corpo humano pode atuar como um inibidor de doenças. São liberadas substâncias químicas que interferem de forma positiva com o sistema nervoso, melhorando as dores. Nos pés, a acupuntura ajuda a aliviar os sintomas de muitas patologias, através de agulhas posicionadas em pontos específicos que controlarão a dor.

 

Dor no calcanhar ao acordar

Pela manhã, ao levantar-se da cama e sentir um incomodo ou dor na região do calcanhar pode ser um alerta para a sua saúde. Fique atento! Esse pode ser o sintoma de alguma doença, como a fascite plantar e o esporão de calcâneo. Procure um médico especializado e entenda o que pode estar acontecendo.

 

Como a palmilha Pés Sem Dor atua na dor no Tendão de Aquiles

A palmilha Pés Sem Dor para a dor na região do Tendão de Aquiles tem como principal objetivo diminuir a sobrecarga e corrigir alterações, de modo que a panturrilha faça menos força para impulsionar o corpo e realizar os movimentos. Dessa forma, a carga sobre o tendão será bem reduzida, assim como a inflamação na região e, consequentemente, a dor. A palmilha também atua corrigindo os casos de desalinhamentos, com notável solução do problema, fazendo com que o movimento de caminhar aconteça de forma correta.

A palmilha sob medida proporciona conforto e bem estar para os pés. Pessoas que passam muito tempo de pé ou sentado são beneficiados, assim como aqueles que praticam atividades físicas ou simplesmente sentem dores durante o caminhar.

 

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03. Palmilhas com elevação no calcanhar para aliviar o tendão e com correção da diferença de membros