Dor no calcanhar

 em Cuidados, Dor nos pés, Palmilhas, Patologias, Saúde

A dor no calcanhar atinge muitas pessoas e as atrapalha nas suas atividades de vida diária, nas suas práticas esportivas, no trabalho, ou até mesmo no repouso ou ao sair da cama de manhã.

Então, vamos entender quais são essas dores, o que pode causá-las, o que está relacionado a elas e como podemos aliviá-las ou curá-las.

As dores no calcanhar

Antes de sabermos quais os nomes das patologias que podem ocasionar a dor no calcanhar ou entendermos quais as causas dessas dores, vamos entender como ela pode acontecer, a característica dessa dor e suas localizações.

Primeiramente, é importante identificar se a dor está embaixo do calcanhar (na sola) ou atrás dele. Isso indica causas e condições diferentes. Se a dor for embaixo, deve-se então saber se ela é bem no meio do calcanhar (no osso) ou se é medializada (para o meio do pé) ou lateralizada (para o lado do pé). Se a dor se encontra na parte de trás do calcanhar é importante saber se está na parte óssea ou se é mais para cima no tendão (parte mais mole).

Sabendo essas diferenças na localização da dor é possível ter informação suficiente para especificar as possíveis causas das dores. Mas, além disso, ainda é indicado saber quantificar e qualificar essa dor. Ou seja, saber qual a intensidade dela, em quais momentos e atividades dói. Por exemplo, deve-se responder às seguintes perguntas: dói nos primeiros passos pela manhã? Dói quando fico muito tempo em pé? Dói depois de atividade intensa? Dói de acordo com o calçado que eu uso?

Essas respostas e a classificação da dor serão importantes para o diagnóstico da causa e também para a resolução dela, como veremos a seguir.

Causas de dores no calcanhar

As principais causas de dores no calcanhar geralmente estão ligadas a uma sobrecarga direta na região ou sobrecarga a alguma estrutura do corpo que se prende no calcanhar, como, por exemplo, a fáscia plantar ou o tendão calcâneo (tendão de Aquiles).

dor no calcanhar
1. Fascite plantar
dor no calcanhar 2
2. Tendinite do calcâneo

As sobrecargas que podem causar dor no calcanhar

  • Atividade física intensa;
  • Sobrepeso;
  • Longos períodos em pé;
  • Calçado inadequado (muito rígido ou duro);
  • Alteração na biomecânica dos membros inferiores (pisada pronada ou supinada, por exemplo);
  • Tipo de pé (muito plano ou muito cavo), que pioram o amortecimento de impacto.

Em todas essas situações o calcanhar sofre um estresse que pode resultar em dores. O que acontece normalmente é que a sobrecarga provoca uma lesão no osso do calcanhar, na sua base ou em estruturas próximas (ligamentos, músculos e tendões).

As patologias relacionadas à dor no calcanhar

Determinadas patologias estão relacionadas à região do calcanhar. Confira abaixo mais detalhes sobre cada patologia que pode acometer essa área.

  • Fascite plantar: a fáscia plantar é um tecido conjuntivo que se prende na base do calcanhar, e, quando sobrecarregada e inflamada, pode ocasionar dor no calcanhar. Resulta em dor nos primeiros passos pela manhã, na base; e medializada, no calcanhar.
  • Tendinite calcânea: estresse excessivo no tendão de Aquiles, que pode causar inflamação e dor no tendão ou dor no osso onde se insere o tendão. Resulta em dor atrás do calcanhar, no osso ou no tendão.
  • Esporão: após muito tempo de sobrecarga na base do calcanhar, ocorre um estresse no osso, no qual se desenvolve uma saliência óssea que geralmente inflama os tecidos à sua volta e resulta em dor, na base e no centro do calcanhar.
dor no calcanhar 3
3. Esporão de calcâneo

Como resolver as dores no calcanhar

A melhor maneira de tratar as dores no calcanhar é, primeiramente, evitando no dia a dia qualquer uma das causas mencionadas acima. Dessa forma o estresse sobre a região é interrompido e a dor tende a diminuir.

Além disso, o que pode ser feito é tratar as condições associadas (como fascite ou tendinite), ou seja, é importante ter um diagnóstico bem feito, por um profissional capacitado.

Para controlar a dor e corrigir alterações biomecânicas ou referentes ao tipo de pé, uma forma muito eficiente de tratar é através de palmilhas ortopédicas feitas sob medida. As palmilhas promovem o realinhamento biomecânico, a distribuição da pressão na sola do pé (aliviando altas pressões na base do calcanhar) e o amortecimento.

palmilha para dor no calcanhar
4. Palmilha Pés Sem Dor para dor no calcanhar

Quer saber mais sobre dor no calcanhar? Tem algum dúvida? Escreva para nós!

Mateus Martinez
Mateus Martinez
Atualmente é diretor de fisioterapia da Pés Sem Dor. É mestre em fisioterapia esportiva pela The University of Queensland, Austrália (2015). Especialista em Dry needling pela Combined Physio Austrália. Graduado em fisioterapia na USP - Universidade de São Paulo (2011). É professor convidado da pós-graduação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). Foi fisioterapeuta da equipe Vôlei Brasil Kirin (2013) e Medley Campinas (2011-2013). Foi professor de anatomia e patologia básica para curso técnico de radiologia da Escola Profissionalizante CETEP (2012-2013). É co-autor de 6 estudos sobre saúde dos pés, possui mais de 170 artigos escritos sobre saúde dos pés no site da Pés Sem Dor e é criador de conteúdo no canal do Youtube da Pés Sem Dor, onde fala sobre saúde, bem estar e dores nos pés, tornozelos e joelhos para +160 mil inscritos. Profissional com registro no crefito: 162983-F
Postagens Recomendadas
Agende sua avaliação gratuita