Palmilha para dor no pé: como funciona

 em palmilha, Palmilhas

Os pés, unidos aos tornozelos, são a base de sustentação do corpo humano. Eles estão entre os principais responsáveis pelo equilíbrio e propulsão ao caminhar e ao correr. Pense em quantas vezes, ao longo do dia, os seus pés foram necessários para realizar as múltiplas tarefas do dia a dia. Inúmeras, não é mesmo? Desde o momento em que abrimos nossos olhos pela manhã, a primeira coisa que fazemos é colocar os pés no chão para começar a rotina.

 

Sendo as extremidades dos membros inferiores tão importantes, é indispensável cuidar delas com muito cuidado – pois, apesar de serem fortes, os pés, assim como as demais partes do corpo humano, estão suscetíveis a dores e doenças. A melhor forma de manter a saúde dos pés é mantendo-os ativos e escolhendo, com cuidado, os sapatos que utilizamos. Muitas vezes, a dor surge por conta de sapatos desconfortáveis, que não oferecem a sustentação necessária para absorver bem o impacto causado pela movimentação. 

 

Para resolver esse problema, fazer uso de uma palmilha para dor no pé pode ser uma ótima alternativa, visto que te permitem utilizar aquele calçado que você tanto gosta ao mesmo tempo que oferece todo o conforto e saúde para os seus pés. Quer entender como as palmilhas sob medida podem te ajudar a eliminar ou aliviar a dor nos membros inferiores? Então confira os tópicos abaixo!

 

Dor no pé: possíveis causas

Falar de dor no pé é sempre um assunto muito amplo, pois inúmeras causas podem dar origem ao desconforto na região inferior do corpo. Então, para ter certeza do diagnóstico, é indispensável procurar a ajuda de um profissional especializado, para que o tratamento adequado seja escolhido. Cientes disso, vamos às causas mais comuns de dor no pé:

 

Praticar esportes de alto impacto

Os esportes são muito bons para a saúde e devem fazer parte da rotina para um corpo mais saudável. Contudo, se praticados sem a técnica correta e os equipamentos adequados, podem surgir dores e incômodos nos pés, que comprometem a qualidade de vida do atleta e a execução dos movimentos. Contar com a orientação de um profissional capacitado e com o auxílio de uma palmilha para dor no pé pode ser uma ótima alternativa para evitar que isso aconteça.

 

Passar muito tempo em pé

Algumas profissões, como vendedor e atendente, exigem que o profissional passe várias horas em pé para cumprir suas atividades. Ao final do dia, é comum ouvir relatos de dores e desconfortos nos membros inferiores e na coluna. Uma boa alternativa para diminuir os efeitos da falta de repouso é utilizar um calçado confortável – de preferência com uma palmilha para dor no pé, pois ela diminui o impacto sobre as articulações e auxilia no alinhamento da postura. Colocar as pernas para cima também pode ajudar, pois melhora a circulação sanguínea e ajuda a diminuir a retenção de líquidos. 

 

Utilizar sapatos desconfortáveis

Os calçados podem ser tanto os melhores amigos quanto os piores inimigos de quem sente dor nos pés – isso vai depender de quanto apoio oferecem às articulações, ossos e ligamentos, e de quanto impacto são capazes de absorver. Passar muito tempo calçando um sapato desconfortável, apertado ou largo demais, é a receita perfeita para sentir dor no pé ao final do dia. Por isso, escolha sempre um calçado confortável com uma palmilha de qualidade.

 

Outras causas

Alguns problemas de saúde podem estar relacionados ao surgimento de dores nos pés. Para encontrar um diagnóstico preciso, não deixe de consultar um especialista!

  • Fascite plantar: é constituída por uma inflamação no tecido fibroso localizado na planta do pé. Ocorre devido à sobrecarga e impacto excessivo na região dos pés e tornozelos – é muito comum em atletas;


  • Esporão de calcâneo: protuberância óssea, localizada na região do osso calcâneo, que pode provocar inflamação nos tecidos do calcanhar por conta da fricção com o calçado ou solo ao caminhar;


  • Metatarsalgia: dor na ponta dos pés provocada pela pressão excessiva no local e pelo uso de sapatos inadequados, como salto alto;

 

  • Joanete: aumento ósseo que se desenvolve devido ao desvio dos ossos do dedão em relação aos demais dedos. Geralmente, o aparecimento do joanete está associado ao uso de calçados apertados e desconfortáveis.

 

Para todos esses casos, utilizar uma palmilha para dor no pé pode ajudar a eliminar ou aliviar a dor. Para isso, faça uma avaliação gratuita com um de nossos especialistas. 

 

Alívio para a dor: palmilha para dor no pé

Os calçados comuns são feitos em um molde universal, para acomodar inúmeros tipos diferentes de pés. Além disso, as palmilhas dos sapatos produzidos em larga escala não são feitas com todos os contornos necessários para dar sustentação aos membros inferiores, podendo provocar dores e desconfortos durante o uso. Já a palmilha para dor no pé da Pés Sem Dor é feita sob medida para cada cliente, oferecendo maior conforto durante a caminhada. Confira abaixo como isso acontece:

 

Acompanha as curvas dos pés 

Geralmente, as palmilhas comuns são planas, o que significa que elas não oferecem o suporte necessário às curvas dos pés – principalmente se tratando de pés cavos ou chatos, que constituem um fator de risco para o surgimento de dores. A palmilha para dor no pé Pés Sem Dor é feita para servir especificamente para a pessoa que a encomendou – isso porque são feitas por meio de um Escâner 3D, que capta todos os detalhes dos pés, e de uma impressora de alta precisão, que inclui todas as correções necessárias para que o arco plantar e o calcanhar fiquem perfeitamente acomodados. 

 

Distribui a pressão corporal

Uma das grandes causas para a dor no pé é a má distribuição do peso corporal. A palmilha para dor no pé Pés Sem Dor age diretamente para corrigir o problema, auxiliando na distribuição da pressão igualmente por todo o pé. Isso acontece porque a acomodação completa das curvas dos pés faz com que áreas que não recebiam pressão passem a receber, distribuindo o impacto de forma igualitária. 

 

Corrige o alinhamento das articulações

Muitas vezes, o desconforto nos membros inferiores é causado por um desvio articular nos pés, tornozelos e joelhos. A palmilha para dor no pé Pés Sem Dor é fabricada sob medida para alinhar toda a articulação, diminuindo a sobrecarga e aliviando as áreas prejudicadas pela má distribuição de pressão, o que ajuda a aliviar as dores. 

 

Personaliza o seu calçado genérico

Muitas pessoas deixam de utilizar um calçado de que gostam muito por conta de dores e desconfortos nos pés. Com as Palmilhas Sob Medida Pés Sem Dor, o seu sapato genérico se torna exclusivo para os seus pés, pois elas oferecem todo o suporte necessário para uma caminhada confortável. 

 

Para que as necessidades dos seus pés sejam atendidas completamente, a palmilha para dor no pé Pés Sem Dor é fabricada totalmente sob medida. Para isso, analisamos o seu tipo de pé e sua pisada, a fim de oferecer um produto capaz de preencher todas as curvaturas e oferecer mais conforto ao caminhar e ao correr.

 

Perguntas frequentes

O que fazer para aliviar a dor no pé?

Você pode fazer uso de palmilhas sob medida, pois elas ajudam a redistribuir a pressão corporal, aliviando a dor e o incômodo na região. Além disso, colocar gelo sobre a região, massagear ou colocar as pernas para cima pode ajudar a melhorar a circulação e reduzir o desconforto.

 

Como a palmilha para dor no pé é feita?

Durante a avaliação, analisamos o seu tipo de pé e a sua pisada. Feito isso, um Escâner 3D é utilizado para captar todas as curvaturas e saliências dos seus pés. As imagens captadas pelo aparelho são enviadas para um software, que desenha com exatidão o molde de seus pés, e, em seguida, envia-o para uma impressora 3D, responsável por fabricar a palmilha. 

 

Quanto tempo demora para a palmilha ficar pronta?

As palmilhas levam 3 dias para serem fabricadas. Após esse prazo, são enviadas até a sua casa sem custo nenhum. 

 

Fontes

https://www.pessemdor.com.br/blog/dores-nos-pes/

https://www.pessemdor.com.br/blog/dor-no-pe-ao-pisar-o-que-pode-ser-e-como-prevenir/

https://www.pessemdor.com.br/dor-no-pe/

 

 

Mateus Martinez
Mateus Martinez
Atualmente é diretor de fisioterapia da Pés Sem Dor. É mestre em fisioterapia esportiva pela The University of Queensland, Austrália (2015). Especialista em Dry Needling (agulhamento a seco) pela Combined Physio Austrália. Graduado em fisioterapia na USP - Universidade de São Paulo (2011). É professor convidado da pós-graduação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). Foi fisioterapeuta da equipe Vôlei Brasil Kirin (2013) e Medley Campinas (2011-2013). Foi professor de anatomia e patologia básica para curso técnico de radiologia da Escola Profissionalizante CETEP (2012-2013). É co-autor de 6 estudos sobre saúde dos pés, possui mais de 170 artigos escritos sobre saúde dos pés no site da Pés Sem Dor e é criador de conteúdo no canal do Youtube da Pés Sem Dor, onde fala sobre saúde, bem estar e dores nos pés, tornozelos e joelhos para +160 mil inscritos. Profissional com registro no crefito: 162983-F
Postagens Recomendadas
Agende sua avaliação gratuita