Tênis para pé cavo: uma opção confortável para tratar essa condição

 em Calçados

O pé cavo é uma condição física em que ocorre uma modificação no arco plantar (também conhecido como arco longitudinal medial), aquela “curva no meio do pé”. No caso, o arco plantar é mais elevado. O pé cavo pode ser entendido como se fosse o oposto do pé chato, ou seja: se no pé chato, a planta do pé quase toca o chão na pisada, no pé cavo, a planta fica elevada, o que reduz a região de apoio e contato com o solo, e pode causar dor, dificuldades de locomoção e outros sintomas.

Uma opção que pode ajudar no conforto de pessoas que possuem a condição do pé cavo é o uso de calçados ortopédicos como o tênis para pé cavo da Pés Sem Dor, pois ele acomoda o peito do pé, preenchendo a parte que não tocaria o chão devido a elevação que é recorrência do pé cavo. 

Neste artigo, entenda um pouco mais sobre o pé cavo e como o uso de tênis para pé cavo pode ajudar no tratamento e facilitar sua vida.

 

Causas do pé cavo

Como a formação do arco longitudinal medial (ALM) ocorre durante os primeiros dez anos de vida da pessoa, é preciso tomar um cuidado maior durante o desenvolvimento da criança, pois existem algumas situações que podem motivar a formação do pé cavo. São elas:

  • Uso precoce de calçados rígidos como o salto alto. 
  • Traumas e lesões que ocorreram durante os primeiros anos de vida da criança.
  • Doenças neurológicas como paralisia cerebral e distrofias musculares.

 

Como tratar o pé cavo

O tratamento para o pé cavo pode ser feito de diversas formas, que vão depender do grau de elevação do peito do pé da pessoa. O médico que irá determinar o tipo de tratamento a se seguir.

Ainda assim, algumas formas de tratamento incluem o uso de palmilhas ou calçados, que podem acomodar-se aos pés, dando apoio e mobilidade para as pessoas que tenham essa condição. Outra forma de tratamento é com o uso de imobilizadores, que são usados quando a pessoa que tem pé cavo sente dores e problemas de estabilidade na região do tornozelo. O uso de medicamentos e o incentivo a atividades físicas também são formas de tratamento.

Além desses tratamentos, o mais importante é que a pessoa tenha um acompanhamento com um especialista, que irá orientar o paciente e ajudá-lo a desenvolver uma maior mobilidade nos pés.

 

Palmilhas e calçados para pé cavo Pés Sem Dor

A Pés Sem Dor produz palmilhas e sapatos sob medida que são específicos para o tratamento e prevenção do pé cavo. Nossos calçados podem ser sociais ou casuais, atendendo de acordo com a necessidade do cliente. 

Caso o cliente opte por um tênis para pé cavo, ele será feito sob medida após uma avaliação. Ele terá a palmilha mais elevada e, assim, poderá acomodar os pés e equilibrar a distribuição do peso do corpo para os pés.
Agende e realize uma avaliação gratuita na Pés Sem Dor e peça o seu tênis para pé cavo sob medida.

 

Perguntas frequentes

O que é o pé cavo?

O pé cavo é uma elevação no arco plantar do pé que pode causar dores intensas e dificuldades de locomoção.

Como tratar o pé cavo?

O pé cavo geralmente é tratado com palmilhas e calçados ortopédicos e fisioterapia, mas em casos mais graves pode ser necessário uma cirurgia. A prática de exercícios como correr e caminhar pode ajudar também.Nesse caso, o uso de um tênis para pé cavo é o ideal.

Links externos

https://www.scielo.br/j/rbort/a/DVJypKXwgjbSk8kg5Fd6hMn/?lang=pt

https://www.scielo.br/j/rbfis/a/mKrd6qDS6LdtzW5DvZx4PNC/?lang=pt

Mateus Martinez
Mateus Martinez
Atualmente é diretor de fisioterapia da Pés Sem Dor. É mestre em fisioterapia esportiva pela The University of Queensland, Austrália (2015). Especialista em Dry Needling (agulhamento a seco) pela Combined Physio Austrália. Graduado em fisioterapia na USP - Universidade de São Paulo (2011). É professor convidado da pós-graduação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). Foi fisioterapeuta da equipe Vôlei Brasil Kirin (2013) e Medley Campinas (2011-2013). Foi professor de anatomia e patologia básica para curso técnico de radiologia da Escola Profissionalizante CETEP (2012-2013). É co-autor de 6 estudos sobre saúde dos pés, possui mais de 170 artigos escritos sobre saúde dos pés no site da Pés Sem Dor e é criador de conteúdo no canal do Youtube da Pés Sem Dor, onde fala sobre saúde, bem estar e dores nos pés, tornozelos e joelhos para +160 mil inscritos. Profissional com registro no crefito: 162983-F
Postagens Recomendadas
Agende sua avaliação gratuita