Unhas Encravadas

Escrito por Maria Morato | Atualizado em 12 de março de 2022.

é estudante de jornalismo e criadora de conteúdo da Pés Sem Dor. Escreve sobre patologias, saúde e bem estar no site e blog da Pés Sem Dor. Gosta de ler e conhecer lugares novos!

Você pode encontrar Maria Morato no Linkedin

Unhas encravadas, também chamadas de onicocriptose, ocorrem quando uma das bordas da unha entra na pele ao seu redor. Um dos lados da unha acaba crescendo em excesso, e se une à pele, causando inchaço, dor, e vermelhidão local – um quadro de inflamação. 

 A pesquisa “Os Pés Brasileiros”, realizada em 2012 pela Pés Sem Dor, constatou que 39,4% da população tiveram ou têm unha encravada. 34,8% dos homens e 43,8% das mulheres sofreram com a deformidade.

Muito da maior incidência nas mulheres se deve ao fato delas utilizarem calçados inadequados, como os sapatos de salto alto. “O salto alto e a mulher brasileira”, pesquisa mais recente da Pés Sem Dor, relatou que 20,7% das respondentes indicaram que têm problemas de unhas encravadas devido ao uso do salto alto.

Confira dicas para evitar unhas encravadas
Unha encravada

CAUSAS

A principal causa das unhas encravadas está relacionada ao corte das unhas e também ao tipo de calçado utilizado pelas pessoas. Calçados apertados, calçados de bico fino e salto alto comprimem os dedos e exercem grande pressão nessa região, resultando em unhas encravadas. Além dessa, existem outras causas para esse problema: 

O corte das unhas: o corte errado da unha pode levar ao seu encravamento. Por isso, devem sempre ser cortadas em linha reta, evitando cortar os cantos, pois ajudam a guiar o crescimento da unha.

Pancadas nos pés:  sofrer pequenos acidentes como bater com o dedão no pé da mesa, pode provocar deformação da unha e levar a um quadro de unha encravada. 

Genética: algumas pessoas podem ter predisposição a unhas encravadas, devido ao formato de seus dedos, deformações e até mesmo o tamanho dos dedos. 

TRATAMENTO

Para resolver as unhas encravadas, você precisa buscar a ajuda de um especialista para desencravar as unhas e tomar as medidas necessárias para curar a inflamação. 

Pessoas com má circulação sanguínea e/ou diabetes, devem buscar a ajuda de um profissional, sem exceções. 

A cirurgia somente é necessária quando as unhas são cortadas frequentemente e mesmo assim não param de encravar, ou quando há um pedaço de pele esponjosa no local. 

Algumas medidas podem ajudar a prevenir que as unhas se encravem, como:

Ir ao podólogo: é importante manter um cuidado especial com as unhas dos pés, cortando-as corretamente, cuidando da sua higienização e saúde. 

Usar calçados sob medida: esse tipo de calçado é feito especialmente para o pé de cada pessoa e possui um espaço interno maior, ideal para que os dedos não fiquem apertados e ocorra o encravamento da unha. 

Evitar o uso de calçados apertados: calçados apertados, de salto alto e bico fino devem ser evitados a todo custo. Além de unhas encravadas, podem causar dores nos pés, patologias como fascite plantar, joanete, calos, bolhas e mais. 

SAPATOS SOB MEDIDA PÉS SEM DOR®PARA UNHA ENCRAVADA

Os sapatos sob medida da Pés Sem Dor são feitos especificamente para cada pé, respeitando todas as suas dimensões. Com isso é possível usar um calçado que seja elegante e ao mesmo tempo não pressione o dedão e a unha. Dessa forma quem possui unha encravada terá muito menos incômodo no dia a dia e quem não tem se previne do surgimento desse problema.

Tênis Unissex Sob Medida Pés Sem Dor
Tênis Unissex Sob Medida Pés Sem Dor | São mais de 20 modelos femininos e masculinos para você escolher

Os sapatos são feitos com tecnologia 3D e precisão digital milimétrica, após uma avaliação gratuita dos pés, tornozelos e joelhos, com os especialistas da Pés Sem Dor. Veja agora todos os seus benefícios:

  • Eliminação ou redução da dor;
  • Prevenção de lesões;
  • Aumento do conforto;
  • Encaixe perfeito;
  • Mais tempo em pé sem dores;
  • Prevenção de progressão de patologias;.
  • Melhora do amortecimento de impacto;
  • Melhora do desempenho esportivo.
Tênis Casual Fly Sob Medida
Tênis Casual Fly Sob Medida

PERGUNTAS FREQUENTES

Imagem ilustrativa com pessoas se fazendo perguntas,

Quanto custa uma palmilha ou sapato sob medida?

As palmilhas e sapatos sob medida da Pés Sem Dor possuem valores de acordo com as medidas captadas durante a avaliação. E tem mais! Se você não se adaptar ao seu calçado em até 90 dias, a Pés Sem Dor devolve o seu dinheiro investido! É simples e fácil! 

Como adquirir um sapato ou palmilha sob medida?

É rápido e fácil! Para adquirir seu sapato ou palmilha sob medida, agende uma avaliação gratuita dos seus pés com nossos especialistas, em uma das nossas unidades espalhadas pelo Brasil. Ligue ou mande um WhatsApp para 4003-8883 ou acesse: www.pessemdor.com.br/agendamento.

A avaliação é gratuita?

Nossa avaliação é totalmente gratuita! Realizamos a análise completa de seus pés e pernas. Você não paga nada por isso!

Aceitamos convênio médico?

Não trabalhamos com convênios pois a nossa avaliação é totalmente gratuita! Mas você pode verificar com seu plano se eles fazem algum tipo de reembolso em relação aos sapatos!

LINKS EXTERNOS

1) Unha Encravada | Ministério da Saúde

2) Unhas Encravadas | Hospital Israelita Albert Einstein