Cãibras na perna: o que fazer para preveni-las?

 em Dores, Patologias, Tratar dores

As cãibras na perna podem surgir durante a prática esportiva e até durante o sono. Conheça possíveis origens do problema e o que fazer para preveni-lo.

As cãibras são contrações musculares involuntárias que provocam dor intensa por alguns momentos – geralmente os mais inoportunos, como quando estamos tentando dormir ou praticando algum tipo de esporte. Ainda não se sabe ao certo o que desencadeia a contração muscular, mas sabe-se que é um incômodo bastante comum – principalmente em atletas: estima-se que 95% deles são afetados por cãibras na perna, nos pés e em outras partes do corpo.

Se você deseja entender um pouco mais sobre o assunto e as possíveis alternativas para evitar as contrações musculares, não deixe de ler até o final deste artigo!

Cãibras na perna: possíveis origens

Sentir cãibras na perna é bastante comum, principalmente na coxa e panturrilha, regiões nas quais há um grande volume de tecido muscular. Cientificamente, o martelo ainda não foi batido quanto à origem das cãibras, mas há hipóteses que podem ajudar a compreender melhor esse fenômeno. Segundo uma revisão de literatura feita pela Universidade do Porto, em Portugal, alguns fatores podem estar relacionados às contrações, como:

  • Alterações metabólicas;
  • Condições extremas de calor ou frio;
  • Desidratação;
  • Fadiga muscular;
  • Patologias (neuropatias e doenças neuromotoras, por exemplo).
  • Perda vigorosa de eletrólitos.

Apesar de interessantes, essas teorias ainda não são capazes de explicar totalmente a origem das cãibras na perna – talvez uma interpretação conjunta possa ajudar. O que, de fato, sabemos até agora é que as contrações musculares podem acontecer em qualquer momento e com qualquer pessoa, seja atleta ou não.

Em quais situações as cãibras aparecem?

Ainda de acordo com a Universidade do Porto, as fortes contrações musculares costumam surgir nas seguintes situações:

  • Após ou durante o exercício físico;
  • Durante o sono;
  • Ao longo da gravidez;

Existem fatores de risco?

Durante as cãibras, os músculos parecem criar vida própria, atuando autonomamente até o fim das contrações. Apesar de não ser possível prever seu surgimento, um estudo feito com mais de 1.300 maratonistas identificou alguns fatores que influenciam o aparecimento das cãibras. Veja abaixo:

Além desses fatores, o estudo também indicou que o estresse ainda pode influenciar o surgimento das contrações, pois as cãibras se mostraram majoritariamente durante os campeonatos e pouquíssimas vezes nos treinos.

Cãibras na perna: tratamento e prevenção

Tratamento

A maioria das cãibras na perna ocorre aleatoriamente e entre longas pausas, além de ter curta duração. Entretanto, se a dor for recorrente e se prolongar, é preciso procurar a ajuda de um profissional especializado, que investigará as origens do problema.

Como as contrações são um mal passageiro, na hora que sentir o músculo repuxando, evite esticar a perna como os jogadores de futebol fazem – pois, nesse momento, o tecido está mais rígido e pode sofrer com lesões graves devido ao estiramento forçado. Para tentar aliviar a dor mais rapidamente, procure:

  • Interromper a atividade imediatamente;
  • Não se estressar, pois o estresse pode estar relacionado com o problema;
  • Se hidratar com água e isotônicos, se necessário;
  • Massagear o local com cuidado.

Prevenção

Segundo um estudo realizado pela Universidade Federal de Viçosa, o tratamento das cãibras na perna pode ser feito de acordo com a abordagem dos sintomas. Isso quer dizer que, para saber a melhor forma de agir, é preciso analisar as condições que propiciam o aparecimento das contrações – para isso, conte com a ajuda de um especialista! Algumas indicações dadas no estudo são:

  • Realizar alongamentos na região afetada 3 vezes ao dia;
  • Utilizar calçados e palmilhas ortopédicas, que promovem um alongamento passivo tanto da musculatura do pé quanto da panturrilha, e, assim, contribuir para a melhora das cãibras noturnas;
  • Treinos de fortalecimento da musculatura da perna, especialmente para idosos e para prevenir cãibras durante a gravidez.

Como as palmilhas e calçados Pés Sem Dor contribuem para a prevenção da cãibra?

As palmilhas e calçados sob medida produzidos pela Pés Sem Dor são pensados para promover conforto e estabilidade no dia a dia e durante a prática de exercícios físicos

Por serem confeccionados após uma análise detalhada dos pés, da pisada e do alinhamento das articulações, nossos produtos são capazes de proporcionar a redução da sobrecarga sobre os músculos da perna e redistribuir as pressões uniformemente por todas as articulações, contribuindo para uma prática esportiva saudável e livre de fadiga muscular – um dos fatores apontados como causa das cãibras na perna.

Se você deseja adquirir a sua palmilha ou calçado sob medida, para viver com mais conforto e diminuir as cãibras na perna, ligue para o telefone 4003-8883 ou clique aqui e faça o agendamento da sua avaliação gratuita com nossos especialistas!

Perguntas frequentes

É verdade que banana interrompe a cãibra?

A banana é uma fruta cheia de benefícios para o corpo por seu elevado valor nutritivo. Entretanto, não há evidências científicas suficientes para embasar que apenas o consumo da fruta seja suficiente para interromper e prevenir as cãibras na perna.

O que causa cãibras na perna à noite?

Ainda não há consenso na ciência sobre as origens das cãibras – tanto as noturnas quanto as sentidas por atletas durante a prática esportiva. Entretanto, alguns estudos indicam que o problema pode ter relação com alterações metabólicas, condições climáticas intensas, fadiga muscular, desidratação e patologias neurológicas.

É perigoso ter cãibra na perna?

Apesar de ser bastante doloroso e assustador, em geral, as cãibras não representam risco à saúde. Entretanto, se a contração involuntária for prolongada – cãibras normais costumam durar alguns segundos – e recorrente, vale a pena procurar um especialista para investigar as causas.


Fontes

https://www.mastereditora.com.br/periodico/20180704_092137.pdf

https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/54470/3/138140_1016TCD16.pdf

https://www.portalatlanticaeditora.com.br/index.php/revistafisiologia/article/download/141/262/702

https://wp.ufpel.edu.br/historep/files/2018/08/RESUMO-TECIDO-MUSCULAR.pdf

Mateus Martinez
Mateus Martinez
Atualmente é diretor de fisioterapia da Pés Sem Dor. É mestre em fisioterapia esportiva pela The University of Queensland, Austrália (2015). Especialista em Dry Needling (agulhamento a seco) pela Combined Physio Austrália. Graduado em fisioterapia na USP - Universidade de São Paulo (2011). É professor convidado da pós-graduação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). Foi fisioterapeuta da equipe Vôlei Brasil Kirin (2013) e Medley Campinas (2011-2013). Foi professor de anatomia e patologia básica para curso técnico de radiologia da Escola Profissionalizante CETEP (2012-2013). É co-autor de 6 estudos sobre saúde dos pés, possui mais de 170 artigos escritos sobre saúde dos pés no site da Pés Sem Dor e é criador de conteúdo no canal do Youtube da Pés Sem Dor, onde fala sobre saúde, bem estar e dores nos pés, tornozelos e joelhos para +160 mil inscritos. Profissional com registro no crefito: 162983-F
Postagens Recomendadas
Agende sua avaliação gratuita